A romaria é uma atividade religiosa de peregrinação, uma manifestação popular ligada, em geral, à relação entre os devotos e o santo de sua devoção. Caracteriza-se por viagens individuais ou em grupos, a lugares sagrados, especialmente quando em visita a uma relíquia.
A Romaria é uma peregrinação religiosa empreendida por motivos religiosos a um santuário, a um lugar sagrado, onde as pessoas vão pedir graças especiais, cumprir promessas e agradecer a Deus.
Romaria é uma peregrinação religiosa feita por um grupo de pessoas a uma igreja ou local considerado santo, seja para pagar promessas, agradecer ou pedir graças, ou simplesmente por devoção, podendo ser feita a pé ou nas mais variadas formas de transportes.
O termo vem de romero ou romeiro, significando uma pessoa que viaja para Roma. A viagem pode ser feita em carros, pau de arara (comuns na Região Nordeste do Brasil), carros alegóricos, a cavalo ou a pé, e seu destino é um santuário ou eremitério consagrado a uma figura religiosa homenageada na festa daquele dia.
Ao tentar encontrar um sinônimo para Círio de Nazaré — a maior procissão católica do Brasil, que ocorre em Belém —, 'Festa de Nazaré' logo vem à mente. Mas, apesar de ambas serem a celebração da fé do povo por Nossa Senhora de Nazaré com Seu Menino Jesus, Círio e Festa de Nazaré são acontecimentos distintos.
Peregrino Iniciante | As diferenças entre peregrinação e romaria
Quais são as 3 maiores romarias do Brasil?
São muitos os centros de peregrinação que atraem grande numero de romeiros no Brasil: Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará; São Francisco de Canindé, na cidade do mesmo nome, no Ceará, Senhor do Bonfim, em Salvador, Bahia, Nossa Senhora de Aparecida e Bom Jesus de Pirapora, ambos em São Paulo.
Recírio. Duas semanas após o Círio, acontece o Recírio, a procissão que encerra a Festividade Nazarena, quando os paraenses se despedem da Rainha da Amazônia.
No Livro dos Salmos, do Antigo Testamento há várias citações referentes a procissões: “Dentro de mim derramo a minha alma ao lembrar-me de como ia com a multidão, guiando-a em procissão à casa do Senhor” (Salmo 42,4).
A romaria é uma viagem a lugares santos e de devoção, empreendida por aqueles que desejam pagar promessas, rogar por graças ou revelar sua gratidão pelos desejos realizados. As pessoas normalmente se agrupam para realizar esta jornada e seguem a pé ou em veículos diferentes.
No dia 15 de agosto é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Abadia, padroeira do Triângulo Mineiro. Todos os anos, a celebração atrai uma multidão da região em peregrinação à Basílica da santa, em Romaria.
Uma mochila com mudas de roupas e sapatos é colocada dentro do veículo responsável por cada romaria, mas cada pessoa deve, além disso, levar uma bolsa durante o percurso, onde deve conter: Protetor solar, capa de chuva, óculos de sol, protetor labial, relaxante muscular e gases e faixas, se necessário.
Conforme o calendário do evento, a tradicional Romaria dos Homens acontece no dia 6 de abril e a Romaria das Mulheres, no dia seguinte, 7 de abril. No dia de Nossa Senhora da Penha, no feriado, segunda-feira (8), será a Missa de Encerramento.
No dicionário Aulete Digital (2015) encontra-se a seguinte definição de romeiro: “Indivíduo que toma parte em romaria; PEREGRINO” (AULETE DIGITAL, 2015), sendo que romaria é uma “Peregrinação de caráter religioso a um santuário” (AULETE DIGITAL, 2015).
Em sua homilia, Dom Gilson ressaltou o significado da romaria como um sinal de comunhão e fé para os diocesanos. “Podemos achar que isso acontece por causa de um belo costume, mas acredito que há algo além: existe aquele amor que partilhamos junto da Mãe de Jesus e entre nós.
Romaria é um destino sagrado para milhares de fiéis. O Santuário de Nossa Senhora da Abadia é uma das atrações mais importantes da cidade, atraindo peregrinos e romeiros de várias partes do país em busca de bênçãos e graças.
As romarias e peregrinações são práticas antigas no catolicismo e, ainda nos dias atuais, vem ganhando diversos sentidos em suas formulações. Normalmente elas podem ser organizadas a partir de um lugar sagrado ou também motivadas por algum santo cuja trajetória de vida se difere dos demais.
A Romaria a Bom Jesus da Lapa é uma manifestação cultural e religiosa católica, tradicional na cidade de Bom Jesus da Lapa, no estado brasileiro da Bahia. Considerada, recentemente, como Patrimônio Imaterial do Estado. Ocorre anualmente do dia 28 de julho a 6 de agosto.
As romarias e peregrinações são jornadas realizadas por motivos religiosos a um santuário ou lugar sagrado e milagroso, onde as pessoas vão pedir graças especiais, cumprir promessas e agradecer favores recebidos.
As romarias tornaram-se manifestações freqüentes do catolicismo pautadas pelas aparições, mensagens e milagres de caráter milenarista e messiânico que estimularam as peregrinações a partir do século XIX (TURNER; TURNER, 1978).
Desde os primeiros tempos da igreja, a peregrinação é uma atividade de indivíduos ou grupos que se dirigem a um lugar santo ou a um determinado santuário, para cumprir uma experiência de fé.
É a maior procissão religiosa do mundo e acontece na manhã do segundo domingo de outubro. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré deixa a Catedral de Belém, mas teve como pontos de saída o Palácio do Governo e a Igreja de Santo Alexandre, e segue em procissão até a Praça Santuário.
Qual a festa religiosa mais importante? A religião católica é a que conta com o maior número de fiéis no Brasil e, portanto, tem as maiores comemorações e com a presença de mais pessoas. Uma das festas religiosas mais importantes é o Círio de Nazaré, realizada em Belém, no Pará, em devoção à Nossa Senhora de Nazaré.
O Recírio, comemorado dessa vez no dia 28 de outubro, marcará a subida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré ao seu lugar original na Basílica e o fim das festas do Círio 2024.