O SATA Drive, também conhecido como Serial ATA Drive, é um tipo de interface de conexão utilizada para conectar dispositivos de armazenamento, como discos rígidos e unidades de estado sólido (SSDs), a um computador.
O Serial Advanced Technology Attachment, também conhecido como Serial ATA ou SATA, permite que dispositivos de armazenamento em massa, como unidades de disco rígido e unidades ópticas, se comuniquem com a placa-mãe usando um cabo serial de alta velocidade sobre dois pares de condutores.
O que é o cabo SATA? Então, o cabo SATA é um acessório que se usa pra transferir dados do computador. Dá pra conectar o PC com vários outros dispositivos eletrônicos! Mas o uso principal do cabo SATA tá relacionado com a placa mãe do computador.
AHCI (Advanced Host Controller Interface) é um padrão técnico desenvolvido pela Intel para que sistemas operacionais se comuniquem com dispositivos de armazenamento SATA. Em tradução livre, o termo significa "Interface avançada para controlar a comunicação com dispositivos de armazenamento".
SATA é uma interface Serial ATA que se destina a substituir a tecnologia PATA antiga. Ela oferece muitas vantagens em comparação com o PATA, inclusive velocidades de dados mais rápidas.
Em qual porta sata ligar seu HD ou SSD? Sata 1, Sata 2?
Como ativar o SATA na BIOS?
Inicie o sistema e pressione rapidamente a tecla F2 ao ver a tela inicial da Dell para entrar nas telas de configuração do BIOS. Navegue até System Configuration na árvore, no lado esquerdo da tela. Abra System Configuration e selecione SATA Operation para ativar as opções de SATA, no lado direito da tela.
Ao clicar em Unidades de disco > SATA/ATAPI e clicar no disco rígido ou SSD, você saberá se ele suporta SATA 2 ou SATA3: O seu disco rígido ou SSD estarão funcionando em SATA 3 somente se o Barramento for SATA 3 e a versão de transporte ATA dele também for SATA 3.
Na teoria o HD SATA é um componente hot plug, ou seja, assim como o pendrive ele pode ser colocado ou retirado do sistema com o PC ligado, porém para HDs essa não é uma prática muito recomendada.
O objetivo da eSATA é tornar seus dispositivos de armazenamento externos tão rápidos quanto o armazenamento interno, usando a mesma tecnologia. Isso deve permitir que você crie arrays externos usando o mesmo equipamento que você usaria dentro do computador.
A sigla SATA significa, em inglês, Serial Advanced Technology Attachment e é a interface de transferência de dados utilizada nos dias de hoje. Essa transferência de dados é feita utilizando uma conexão ponto a ponto entre o dispositivo de armazenamento e a placa mãe de desktops, notebooks ou servidores.
SATA é a sigla de Serial Advanced Technology Attachment, uma interface para conectar hard disks, SSDs e outros dispositivos de armazenamento à placa-mãe de um computador. Antes desse padrão, a interface predominante para essa conexão era o PATA (Parallel ATA), também conhecida como IDE.
Ele consegue fazer um sistema iniciar quase que imediatamente, em cerda de 0.1 e 0.3 ms. Isso se dá por conta da memória sólida. Seu tempo para acessar um arquivo é muito baixa, visto que consegue acessar diretamente qualquer informação da memória, chega a ser 5x mais rápido que um HDD convencional.
Driver de dispositivo (por vezes simplesmente chamado de driver ) é um programa de software que diz ao sistema operacional do seu computador como se comunicar com um dispositivo específico de hardware. Exemplos de hardware que exigem drivers incluem placas gráficas, Wi-Fi e adaptadores de rede.
Para instalar o SSD como uma unidade secundária (não a primária ou o disco de inicialização), use um cabo SATA e conecte uma ponta do cabo ao conector SATA na placa-mãe.
Os HD SATA são os discos mais comuns, encontrados na maioria dos computadores, notebooks e equipamentos domésticos. Projetados para trabalhar onde o número de acessos geralmente é baixo, possuem tamanho do prato de 2.5" ou 3.5" e velocidade de rotação variando entre 4.200 e 7.200 RPM.
O cabo SATA conecta somente um dispositivo SATA, seja ele HD ou um drive de CD ou DVD. No caso de se conectar mais de um dispositivo, deve-se utilizar um cabo e um slot da placa-mãe para cada dispositivo.
Na tela de configuração de disco (geralmente dentro do item “Integrated Peripherals”), veja se a interface SATA está configurada para IDE. Nessa mesma tela, você consegue descobrir se a placa suporta o modo AHCI.
O Advanced Host Controller Interface, também conhecido como AHCI, é um padrão de programação recente que define um novo modo de operação para SATA, adicionando dois recursos complementares: NCQ e conexão hot plug. NCQ significa Native Command Queuing, um recurso que modifica a sequência em que os dados são recuperados.
RAID é uma tecnologia que combina vários discos para melhorar desempenho ou redundância, enquanto o AHCI é um modo de operação que melhora a comunicação entre a placa-mãe e os dispositivos de armazenamento, oferecendo recursos avançados. Ambos desempenham papéis diferentes na otimização do armazenamento do computador.
Veja o modelo de sua placa mãe, entre no site do fabricante e olhe as especificações da placa. Para Notebooks, se ele tiver um processador Intel de segunda geração ou superior, a porta SATA do HD dele já vão ser SATA III. Para desktops depende do modelo da placa mãe.
Existem também SSDs para PC que utilizam conexões do tipo SATA. Apesar de não serem tão rápidos quanto os SSDs que se conectam por PCIe, eles são mais baratos e podem ser ideais para usar em desktops ou como armazenamento externo em notebooks e consoles de videogame.