A satisfação possibilita a fi- delização dos clientes e a conquista de novos. Muitos fatores podem influenciar a satisfação dos clientes como o oferecimen- to de produtos, serviços de qualidade e prazo corretos para a entrega dos produtos ou serviços.
Segundo Philip Kotler e Kevin Lane Keller, autores do livro “Administração de Marketing”, satisfação significa: Sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em relação às expectativas da pessoa.
Qual a relação do marketing com a satisfação do cliente?
Para ela, é fundamental entender que o melhor marketing é um cliente satisfeito. O mercado atual é altamente competitivo e exigente. O acesso à informação, permite clientes cada vez mais exigentes e em busca de experiências que vão além do simples produto ou serviço.
A satisfação de clientes é uma métrica que avalia o nível de contentamento do consumidor em relação aos produtos, serviços e a experiência proporcionada por uma marca.
Os índices de satisfação do cliente são indicadores capazes de mensurar o quão satisfeito os consumidores estão sobre um produto ou serviço de uma empresa.
Satisfação do Cliente? Por quê? | Série #Marketing Video 02
Qual a importância da satisfação do cliente?
A satisfação do cliente diz respeito ao sentimento da experiência do cliente com relação a algum produto ou serviço utilizado. Mensurar esse sentimento pode ajudar que uma empresa chegue ao sucesso, ou entenda o que motiva os seus fracassos.
O grande objetivo de criar valor para cliente consiste em: aumentar o valor entregue ao cliente, que é a diferença entre o valor total para o cliente e seu custo. Nesse caso, é preciso realizar uma conta para descobrir como o resultado destas somas e subtrações criará o maior valor possível para o consumidor.
Satisfação diz respeito às percepções do usuário sobre o serviço que é oferecido pela empresa. Já qualidade se refere a todos os processos que são intimamente ligados ao produto ou serviço que se está ofertando.
Quais são os principais fatores que influenciam na satisfação dos clientes?
A qualidade, o valor e o serviço que um consumidor percebe ter recebido de uma empresa são os três aspectos mais importantes na determinação de seu nível de satisfação nos dias de hoje.
São as 3 três principais formas de marketing de relacionamento?
Quais são as 3 três principais formas de marketing de relacionamento? Existem diversas formas de fazer marketing de relacionamento, mas as três principais são: programas de fidelidade, e-mail marketing e pós-venda.
“Estamos muito felizes com o seu feedback! Nossa recompensa é ver clientes satisfeitos como você. Obrigado!” “Obrigado pelo contato e pelo interesse em nosso produto/serviço.
Mas quem quer garantir a satisfação do cliente, tem que abrir a mente e pensar em formas de superar as expectativas. Como você pode surpreendê-lo? Isso não significa que o seu negócio será perfeito. Mas inclui saber reconhecer erros e corrigi-los o quanto antes, evitando o prejuízo de quem confiou em você.
Net Promoter Score℠, ou simplesmente NPS, é uma métrica utilizada para mensurar o nível de satisfação dos clientes de uma marca. Além disso, esse indicador também ajuda a identificar quais são as chances de o seu cliente indicar os seus produtos e/ou serviços para outras pessoas.
Uma das maneiras mais diretas de saber se o cliente está satisfeito é através de pesquisas. Questionários simples e diretos, solicitando feedback sobre a experiência de compra, a qualidade do produto e o atendimento ao cliente, são o melhor caminho.
Satisfação no trabalho é a atitude do colaborador com relação às suas tarefas profissionais. No geral, estar satisfeito com o trabalho é enxergar-se como capaz de cumprir sua função e, principalmente, ver que ela tem um propósito, reconhecendo o trabalho como essencial para a empresa.
O que é o valor para o cliente? O valor é a percepção que o cliente tem sobre um produto ou serviço. É a soma de certos elementos percebidos pelo consumidor no momento de compra, como qualidade, atendimento, condições, tempo investido e o próprio preço.
Gerar valor para o cliente envolve, principalmente, a maneira como a marca interage com o público: do atendimento de qualidade até o ambiente agradável e organizado. E é possível falar de interação, atendimento de qualidade e ambientes agradáveis e organizados mesmo no virtual.
Clientes promotores são aqueles com notas 9 e 10, que promovem e estão bastante satisfeitos com o serviço prestado. Clientes neutros são aqueles com notas 7 e 8. Já os clientes detratores dão notas de 0 a 6, o que demonstra que estão infelizes com a experiência e, por isso, podem piorar a reputação da empresa.
Pesquisa de satisfação é um questionário que pode ter perguntas qualitativas ou quantitativas, buscando entender a percepção dos consumidores sobre a qualidade dos produtos, serviços, atendimento ou outros aspectos da empresa.
O que é uma demanda de mercado? A demanda é a relação entre a oferta, o que se tem a oferecer aos clientes, e a procura, a ação dos clientes em busca de algo. Define a relação entre essas variáveis para exemplificar como o mercado solicita algo, uma solução para a necessidade.
Como abordar o cliente para saber se gostou do produto?
Como perguntar ao cliente se ele gostou do produto? Em uma escala de 1 a 5, o quanto você gostou da sua experiência de compra com a [nome da empresa]? [Nome do cliente], o que você achou do seu produto [nome do produto]? Responda em uma escala de 1 a 5, sendo 1 muito ruim e 5 muito boa. Bom dia, [nome do cliente].
Os clientes são o principal pilar de uma empresa. São eles que viabilizam todas as ações dentro e fora de uma organização. Em síntese, tudo é feito para e com os clientes.