O conservadorismo ou conservantismo é uma filosofia social que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais no contexto da cultura e da civilização.
Primeiro, um conservador crê que existe uma ordem moral duradoura. Segundo, o conservador adere ao costume, à convenção e à continuidade. Terceiro, os conservadores acreditam no que se poderia chamar de princípio do preestabelecimento. Quarto, os conservadores são guiados pelo princípio da prudência.
O conservadorismo brasileiro inclui nomes como Gilberto Freyre na sociologia; Afonso Arinos, Sobral Pinto e Miguel Reale no direito; Plinio Correia de Oliveira, Gustavo Barroso, Gustavo Corção; Mario Henrique Simonsen, Eugenio Gudin e Roberto Campos na economia; Alberto Torres, Arlindo Veiga dos Santos, André Rebouças, ...
Os conservadores sociais promovem uma vida afetiva e sexual desenvolvida exclusivamente no casamento, opondo-se a qualquer tipo de separação conjugal, especialmente o divórcio, com posições críticas da mesma forma em relação ao adultério e ao concubinato.
Progressismo refere-se a um conjunto de doutrinas filosóficas, sociais e econômicas baseado na ideia de que o progresso, entendido como avanço científico, tecnológico, econômico e comunitário, é vital para o aperfeiçoamento da condição humana.
Não acreditando na "bondade natural do Homem", os conservadores consideram que são os constrangimentos introduzidos pelos hábitos e tradições que permitem o funcionamento das sociedades, pelo que qualquer regime duradouro e estável só poderá funcionar se se assente nas tradições.
O Progressistas (PP) é um partido político brasileiro de centro-direita. Fundado e registrado definitivamente em 1995, surgiu a partir de fusões entre grupos que tiveram ligação com a Aliança Renovadora Nacional (ARENA), o partido governista da ditadura militar (1964-1985).
Edmund Burke (Dublin, 12 de janeiro de 1729 – Beaconsfield, 9 de julho de 1797) foi um filósofo, teórico político e orador irlandês, membro do parlamento londrino pelo Partido Whig.
É possível ser liberal e conservador ao mesmo tempo?
Conservadorismo liberal ou conservadorismo moderado é uma ideologia política que mescla políticas razoavelmente conservadoras em questões sociais com políticas razoavelmente liberalistas em questões econômicas. Também pode ser visto como uma variante do conservadorismo fortemente influenciado pelo liberalismo.
Tratamento conservador é aquele sem necessidade de cirurgia. Há diversas modalidades de tratamento conservador para problemas da coluna, como fisioterapia (terrestre e aquática), exercícios físicos em academia, acupuntura, RPG, Pilates e outros.
No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.
A política de direita envolve, em graus variados, a rejeição de objetivos igualitários da política de esquerda, alegando que a desigualdade econômica é natural e inevitável, ou que é até mesmo benéfica para a sociedade. As ideologias de direita, e seus movimentos, apoiam a ordem social.
Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo da sua compreensão desses princípios, mas, em geral, apoiam ideias como um governo limitado, quanto aos poderes, direitos individuais (incluindo direitos civis e direitos humanos), livre mercado, democracia, secularismo, igualdade de gênero, igualdade ...
Quais eram as principais diferenças entre conservadores e liberais?
Os conservadores apostavam num poder central forte, enquanto os liberais defendiam a autonomia das províncias e valorizavam a representação nacional (deputados eleitos).
Liberalismo conservador é uma variante do liberalismo que mescla políticas economicamente liberais com valores e princípios socialmente conservadores sobre questões culturais e éticas.
Os principais objetivos dos partidos liberais de esquerda – o Partido do Progresso Alemão e os seus sucessores – eram a liberdade de expressão, a liberdade de reunião, o governo representativo, o sufrágio secreto e igualitário, mas obrigatório, e a proteção da propriedade privada.
O Movimento Revolucionário Conservador ou Revolução Conservadora foi um movimento germânico com tendência nacionalista e conservadora que teve destaque após a Primeira Guerra Mundial. O movimento foi caracterizado sobretudo por sua oposição comum à República de Weimar, ao liberalismo e ao comunismo.
Para que o mal triunfe basta que os bons não façam nada?
"Para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada." Essa frase de Edmund Burke é um alerta para todos nós. Muitas vezes, a omissão pode ser tão prejudicial quanto a ação equivocada. Nós, como cidadãos conscientes, precisamos estar sempre vigilantes e agir quando necessário para evitar que o mal prevaleça.
Qual o significado da palavra progressista na Bíblia?
Os “cristãos progressistas” são uma reaparição do antigo gnosticismo, que busca reinterpretar a Escritura e redefinir os ensinos e a ética cristãos, de acordo com a cultura e subjetividade pessoal.
Qual a ideologia dos conservadores e progressistas?
Os conservadores progressistas também acreditam que a mudança instantânea nem sempre é a melhor e às vezes pode ser prejudicial à sociedade; portanto, é necessária uma mudança cautelosa que se encaixa nas tradições políticas e sociais das nações.
Liga Progressista ou Partido Liberal Progressista foi um partido político do Império do Brasil. Surgiu a partir de liberais descontentes com o domínio do Partido Conservador, e contou com o apoio alguns conservadores dissidentes, como Pedro de Araújo Lima e Nabuco de Araújo.
O perfil conservador é aquele que apresenta pouca tolerância a riscos. O que quer dizer que esse investidor escolhe os produtos que mais oferecem estabilidade, mesmo que isso signifique ter uma rentabilidade menor no longo prazo.