Sacerdote (do latim Sacerdos – sagrado; e otis – representante, portando "representante do sagrado") é uma autoridade ou ministro religioso, habilitado para dirigir ou participar em rituais sagrados de uma religião em particular.
Portanto, sacerdote é um representante do sagrado no meio do povo. O sacerdote, o presbítero, ou ainda, o padre, como geralmente é chamado, recebe o sacramento da Ordem que lhe confere o múnus de ensinar, de santificar (por meio da liturgia) e de reger os fiéis leigos.
Os sacerdotes desempenhavam diversas atividades como: sacrifícios pelos pecados diversos, os sacrifícios pacíficos, as ofertas de manjares, sacrifício pelo sacrilégio, consagrações, culto divino.
Nos povos antigos, o sacerdote era aquele que oferecia vítimas à divindade que cultuavam. Sua posição era sempre elevada, pois cabia a ele cuidar das cerimônias sagradas. Em geral, a expiação dos pecados através do oferecimento de vítimas, oblações.
O sacerdote é um servo de Cristo, pertencendo totalmente a Ele. E acrescenta o Papa: “Precisamente porque pertence a Cristo, o presbítero encontra-se radicalmente ao serviço dos homens: é ministro da Sua salvação, nesta progressiva assunção da vontade de Cristo, na oração, no 'estar coração a coração' com Ele”.
A missão de um sacerdote é o serviço, a doação e ele deve ser um sinal da presença de Jesus Cristo no meio de todo povo, anunciando o evangelho, zelando pelos irmãos, ajudando-os a crescer na Fé. Uma demonstração de todo esse amor de dedicação ao próximo e a Igreja é o padre que se dedica ao trabalho missionário.
O sacerdócio é o poder eterno e a autoridade de Deus. Por meio do sacerdócio, Ele criou e governa os céus e a Terra. Por esse poder, o universo é mantido em perfeita ordem. Por esse poder, Ele realiza Sua obra e glória que é “levar a efeito a imortalidade e vida eterna do homem” (Moisés 1:39).
“O dever do sacerdote é pregar, ensinar, explicar [e] exortar” (D&C 20:46). Isto quer dizer que um sacerdote é chamado para ensinar aos outros os princípios do evangelho. E, a fim de ensinar os princípios do evangelho, é claro que primeiro ele precisa aprendê-los.
Eles também têm a autoridade ou o poder de administrar os ritos religiosos, em especial, os ritos de sacrifício e expiação de uma divindade ou divindades. Seu cargo ou posição é chamado de Sacerdócio, um termo que pode também se aplicar a essas pessoas coletivamente.
Para que uma família esteja diante de Deus, o servo sacerdote do lar precisa se posicionar, observar os conselhos de Paulo em I Coríntios 11.3 e Efésios 5.25-26, reconhecendo seu papel como líder e guia espiritual, amando e protegendo sua casa com humildade à exemplo de Cristo.
São necessários anos de estudo para ser ordenado padre. Os requisitos podem variar de acordo com os preceitos de cada comunidade cristã. Geralmente, quem quer virar padre precisa frequentar um seminário e estudar Filosofia e Teologia.
É aquele que entre os hebreus faz ou ministra os sacrifícios a Deus. Entre os gentios também se chamava sacerdote ao sacrificador. Antes de considerar os vários aspectos bíblicos do sacerdote, é necessário mostrar quais são as características essenciais do sacerdócio.
Como sacerdotes, devemos estar familiarizados com as orações sacramentais, vestir-nos adequadamente e lavar nossas mãos antes de realizar essa ordenança. Acima de tudo, devemos estar dignos de realizar essa ordenança sagrada como representantes do Salvador.
Após um ano de pastoral numa das casas de missão, cursa quatro anos de Teologia. Por fim, se a Igreja e a comunidade admitirem, ele receberá as ordens sacras. No decorrer de todo esse caminho é preciso ser orante, fraterno e trabalhador.
Para ser sacerdote, a pessoa precisa ser compassiva com a humanidade e agradável a Deus. Cristo é sumo sacerdote, ao mesmo tempo, misericordioso em relação aos homens e acreditado junto a Deus. O que assegura isso é o modo como ele chegou ao sumo sacerdócio. Chegou a sua glória atual pelo caminho da paixão.
O padre é um dos membros do clero da Igreja Católica, um sacerdote consagrado por um bispo cuja missão é evangelizar, celebrar a Eucaristia (missa), ouvir confissões, ministrar o batismo, o sacramento da cura, abençoar os fiéis, entre outras funções.
Pelo sacramento da Ordem, o sacerdote torna-se o representante legítimo de Cristo, o ungido do Senhor. Quando preside a celebração dos sacramentos, principalmente a Eucaristia e a reconciliação, ele age in persona Christi, ou seja, na Pessoa de Cristo, fonte de onde provém a vida para todos os membros da Igreja.
«Reverendo Senhor Padre... » Pessoalmente, poderemos dizer «Reverendo Senhor Padre...» ; ou, se houver maior intimidade, «Reverendo Padre...» Quanto a uma lista completa de abreviaturas completa, é impossível satisfazer o seu pedido.
Jesus, nosso sumo sacerdote, tocou em mortos. Mas Ele, unicamente, era puro e capaz de devolver vida. Os sacerdotes não podiam raspar a cabeça, nem aparar a barba, nem fazer cortes no corpo. Esses eram costumes pagãos.
O Grande Sacerdote fez algumas perguntas a Jesus a respeito dos seus seguidores e dos seus ensinamentos. E Jesus respondeu: — Eu sempre falei a todos publicamente. Ensinava nas sinagogas e no pátio do Templo, onde o povo se reúne, e nunca disse nada em segredo.
O cabeça do lar deve defender, proteger e orientá-los. O homem é autoridade para abençoar sua família. Além de ensinar a orar, o homem deve orar e interceder a Deus por cada um de sua casa.
Ele é o único mediador entre Deus e os seres humanos (1 Tm 2.5). Ele é o representante de Deus junto aos homens e o representante dos homens junto a Deus. Ele é, ao mesmo tempo, o sacerdote e o sacrifício.