Ele ressalta que um Ogan na casa de Candomblé é o responsável por quase tudo, desde manutenções diversas das instalações até a sua principal função que é tocar e comandar os rituais.
No caso das mulheres, o cargo é equivale ao de equedis, mas não possuem as mesmas funções. ✊🏾 Ogãs tocam os atabaques e ecoam os cânticos nas cerimônias. Eles também são os responsáveis pelas oferendas feitas aos orixás.
Cambondo Quiçabá - Ogã responsável pelas folhas. Tatá Quivonda - Ogã responsável pelos sacrifícios animais (mesmo que axogum). Tatá Pocó - Ogã responsável pelos sacrifícios animais mas que foi iniciado para incoce (Ogum para o povo nagô). Tatá Muloji - Ogã preparador dos encantamentos com as folhas sagradas e cabaças.
14- Ser Ogan e Ekede de um Orixá, não é para qualquer um, é cansativo, necessita de vocação, conhecimento profundo, tempo, discernimento, sabedoria, calma, honestidade, capacidade, pluralidade, amor e principalmente espiritualidade (Fé).
Na língua yorùbá, a palavra Ọ̀gá significa: senhor, mestre, que se destaca no ẹgbẹ́ (sociedade). Aqui no Brasil, a palavra foi modificada para Ogan, mas com o mesmo significado de uma pessoa que se destaca como senhor, ou mestre.
Qual a origem, importância e o significado de Ogan|Ogã no Candomblé? - EP#123
Como é a confirmação de um Ogan?
A confirmação do ogã é um ritual secreto. E só o pai de santo e alguns convidados podem saber. Como é que foi feito, o dia que foi feito, porque que foi feito, entendeu?
Mas nem todo babalorixá gosta de usar ojá por achar um tanto feminino, como o objetivo é manter a cabeça coberta, esses optam por um gorro, boné, uma boina parecida com um solidéu, o gorro africano que cobre até acima da orelha, denominado de filá e outros usam um quipá judaico.
Ser Iyawo, além de outros preceitos, é permanecer recolhido por um período de 21 dias, passando por doutrinas e fundamentos, para conceber a força do Orixá. Saem da vida material e nascem na vida espiritual com um novo nome Oruncó. O Mocã e os deleguns são os comprovantes e o diploma do iniciado.
Trata-se de um texto orgânico, no qual os sujeitos falam, narram seus papéis, como maestros das giras e dos transes de incorporação, ao ritmo dos tambores, em um viés calcado em uma abordagem teórica-mágica-religiosa, dentro de uma perspectiva analítica.
Pejigã (em fom: Kpεjígán) ou ogã-de-quarto é o primeiro ogã da casa Jeje. A palavra quer dizer “Senhor que zela pelo altar sagrado”, porque Peji = "altar sagrado" e Gan = "senhor". O responsável pelos axés da casa, do terreiro. Primeiro ogã na hierarquia.
Eles são conquistadores e agem de forma bastante artística. É a curiosidade que os levam a desvendar as coisas e descobrir os caminhos por conta própria. Ogum é o orixá do ferro e da guerra. O grande guerreiro que dá a seus filhos muita vontade de lutar pelo que deseja e um grande poder de conquista.
Ou Ogã é o nome genérico para diversas funções masculinas dentro de uma casa de candomblé. Um Ogan é o sacerdote escolhido pelo orixá para estar lúcido durante todos os trabalhos.
Ogã de canto – aquele que só emite as curimbas; Ogã de atabaque – aquele que “bate” em busca das vibrações; Ogã de caboclo – embora já não seja mais realizada, a preparação do Ogã de caboclo refere-se a uma segurança muito importante para aqueles que, pelo toque dos atabaques, atraem as diversas falanges.
Ogã ( também ogan) na Umbanda esta relacionado a curimba, na dedicação ao toque e canto nos dias de gira. Na Umbanda, esses médiuns são considerados de sustentação e firmeza durante os rituais do terreno, precisando manter a vibração adequada atraves dos diferentes tipos de toques no atabaque e pontos cantados.
Ele ressalta que um Ogan na casa de Candomblé é o responsável por quase tudo, desde manutenções diversas das instalações até a sua principal função que é tocar e comandar os rituais.
Jogo de búzios: O jogo de búzios é amplamente utilizado como uma prática comum para identificar o orixá pessoal. Por meio da leitura dos búzios, o babalorixá ou iyalorixá recebe mensagens e orientações dos orixás, revelando qual é a divindade que está vinculada ao indivíduo.
Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...
Na língua yorùbá, a palavra Ọ̀gá significa: senhor, mestre, que se destaca no ẹgbẹ́ (sociedade). Aqui no Brasil, a palavra foi modificada para Ogan, mas com o mesmo significado de uma pessoa que se destaca como senhor, ou mestre.
(conforme orientação do babalorixá) Outra obrigação é feita aos três anos de feitura (odú kétà), algumas casas ou nações fazem também uma de cinco anos, mas no candomblé ketu considera-se um ano, três e sete anos.
São amigos camaradas, porém estão sempre envolvidos com demandas. Divertidos, despertam sempre interesse nas mulheres, tem seguidos relacionamentos sexuais, e não se fixam muito a uma só pessoa até realmente encontrarem seu grande amor.
O cargo de Ogã, aquele que toca o atabaque — instrumento tradicional afro-brasileiro das giras de umbanda — , é notadamente masculino devido à energia envolvida para o toque e ao formato fálico do instrumento, segundo a musicista Christiane Nascimento, de 35 anos.