o Sinal da Bancroft = Dor a palpação da panturrilha contra estrutura óssea. o Sinal da Bandeira = Empastamento da panturrilha devido ao edema da massa. o Manobra de Homans = Dor na panturrilha à dorsiflexão do pé. Baixa sensibilidade e especificidade.
Sinal de Pratt: veias superficiais visíveis na face anterior da perna e do pé (sist. profundo comprometido faz regurgitamento para o sist. superficial). Sinal de godet ou cacifo: edema ao pressionar com o polegar a região pré-tibial e maleolar os membros inferiores por, pelo menos, cinco segundos.
O sinal de Homans é um sinal médico de desconforto ou dor na panturrilha após dorsiflexão passiva do pé. É causado por uma trombose das veias profundas da perna (trombose venosa profunda).
Tromboembolia pulmonar (TEP) é a obstrução aguda da circulação arterial pulmonar como complicação de trombose venosa, usualmente trombose venosa profunda (TVP). A TEP e a TVP constituem manifestação de tromboembolismo venoso (TEV), devendo ser entendidas como entidade única.
Os sintomas incluem baixa estatura, puberdade tardia, infertilidade, malformações cardíacas, braços que dobram para fora na altura dos cotovelos, quarto metacarpo curto (osso na mão por baixo da junta) e apesar dos pacientes terem inteligência normal, é comum terem dificuldades em matemática.
O sinal de Hawkins é caracterizado pela presença de uma linha radioluscente na região subcor- tical da tróclea do tálus na radiografia em antero-posterior do tornozelo, indicando bom prognóstico, e tipicamente aparece en- tre seis e oito semanas após a ocorrência da fratura2,37(C).
O teste de Finkelstein é o teste provocativo para o diagnóstico da doença de Quervain. A síndrome de Quervain normalmente ocorre após o uso repetitivo do punho. O principal sintoma da síndrome de De Quervain é a dor forte no punho e no polegar, agravada pelo movimento.
Também conhecido por sinal de Jacquemier, é um dos primeiros sinais de gravidez. Este sinal consiste na alteração da coloração dos genitais (vulva, vagina e colo do útero) para uma cor mais azulada. Esta alteração é causada pelo aumento do fluxo sanguíno naquela área e a decorrente congestão venosa.
Sinal de Hartman: sangramento vaginal em pequena quantidade que pode acontecer no momento da implantação da gestação no útero; Sinal de Hegar: amolecimento do istmo uterino (local estreito entre a porção do colo e o corpo uterino).
O sinal de Kehr é um sinal médico de ocorrência de dor aguda no ombro devido a presença de sangue ou outros irritantes na cavidade peritoneal homolateral quando uma pessoa está deitada e com as pernas elevadas. O sinal de Kehr no ombro esquerdo é considerado um sinal clássico de ruptura de baço.
O sinal de Pemberton, definido como pletora ou edema facial é causado pela compressão da vasculatura ao nível toráxico no opérculo. Isso acontece quando ambos os membros superiores são elevados. Este achado tem um alto valor semiológico, devido à sua condição patológica subjacente.
A manobra de Osler é utilizada no diagnóstico de pseudo- hipertensão. Deve-se inflar o manguito acima da PAS e, diz-se que a manobra é positiva, quando a artéria permanece palpável mas sem pulsações. É frequente em idosos.
O Sinal de Cullen é um sinal médico que é caracterizado equimoses azuis-pretas na região periumbilical devido à hemorragia retroperitoneal, associada principalmente à ruptura de gravidez ectópica, mas também eventualmente presente na pancreatite aguda.
O paciente apresenta um sinal conhecido como, o sinal de “Popeye” ou deformidade de Popeye, este achado ao exame físico é causado pelo abaulamento do músculo bíceps após a ruptura do tendão do bíceps. É importante ressaltar que pacientes com uma ruptura deste tendão nem sempre apresentam o sinal do Popeye.
Sinal de Lapinski: Dor à compressão do ceco contra a parede posterior do abdome, enquanto o doente eleva o membro inferior direito. Pode ser indicativo de apendicite. Sinal do Psoas: Dor à extensão da coxa direita sobre o quadril contra a resistência em decúbito lateral esquerdo. Pode ser indicativo de apendicite.
Entre as principais características estão: Defeitos congênitos graves, como no coração, anormalidades no sistema nervoso central, deformidades no crânio, face, mãos e pés, além de polidactilia (dedos extras). Baixo peso ao nascer. Baixo tônus muscular e problemas motores.
A síndrome de Patau é uma doença que foi descrita na década de 1960 pelo geneticista Klaus Patau. Ela é caracterizada pela trissomia do cromossomo 13, ou seja, no lugar de ter apenas um par de cromossomos, encontram-se três deles.
Em Medicina, o sinal de Grey-Turner refere a equimoses nos flancos. Este sinal leva 24-48 horas para aparecer e prediz um ataque severo de pancreatite aguda, com taxa de mortalidade crescendo de 8-10% para 40%. Pode ser acompanhado pelo sinal de Cullen.
A tríade é composta por três categorias de fatores que contribuem para a trombose venosa e trombose arterial: Lesão ao endotélio vascular. Estase venosa (Diminuição no fluxo sanguíneo) Alterações na constituição do sangue (hipercoagulabilidade)
FUNDAMENTO: Trombo de ventrículo esquerdo (TVE) é uma complicação frequente de infarto do miocárdio e está associado a risco de eventos tromboembólicos sistêmicos. Também é uma entidade muito associada com miocardiopatia dilatada, principalmente de etiologia Chagásica, ainda comum em nosso meio.