O sinal de Barlow é exatamente o oposto, ou seja, é uma manobra provocativa da luxação de um quadril instável. O teste de Barlow determinará o potencial para a luxação do quadril examinado.
A manobra é realizada ao se aduzir o quadril (trazendo em direção à linha média) enquanto se aplica uma pequena pressão sobre o joelho, direcionando a força posteriormente. Se o quadril é deslocável - ou seja, se o quadril pode ser deslizado para fora do acetábulo com esta manobra - o teste é considerado positivo.
O sinal de Ortolani passa a ser, por norma, sempre negativo a partir do quinto ou sexto meses de vida1 seja porque hou- ve normalização da anca ou porque, embora subluxada ou luxada, estabili- zou numa posição anómala e já se não consegue a sua redução através desta manobra.
Um outro sinal tardio é o de Galeazzi ou de Allis: com a criança deitada e com os joelhos fletidos, eles não estarão na mesma altura, denotando já a diferença de comprimento entre os membros inferiores. Evidentemente este sinal será mais claro nos casos unilaterais (Figura 3).
Aula 10 - Manobras de Ortolani e Barlow (displasia de quadril)
O que é Barlow positivo?
O sinal é dito, então, Ortolani positivo (Figura 1). O sinal de Barlow é exatamente o oposto, ou seja, é uma manobra provocativa da luxação de um quadril instável. O teste de Barlow determinará o potencial para a luxação do quadril examinado.
Teste de Galeazzi: Serve para verificar se há dife- rença de comprimento nos membros inferiores. O indiví- duo é colocado em decúbito dorsal, em posição simé- trica, com os membros inferiores fletidos de modo a manter os pés juntos.
O sinal de Trendelenburg é dito positivo se, quando o quadril de um paciente que está de pé sustentado por somente uma perna, cai para o lado da perna levantada. A fraqueza é presente no lado da perna em contato com o chão. O corpo não é capaz de manter o centro de gravidade no lado da perna que está no chão.
Teste de Fabere, em inglês “FABER” (flexion, abduction, external rotation) ou teste de Patrick é um teste especial realizado em um exame físico para avaliar as articulação sacroilíaca e do quadril de pacientes que possuem dor lombar.
A manobra de Kristeller é feita através da aplicação de pressão no fundo do útero, ou seja, no topo da barriga, de forma a acelerar a expulsão do bebê durante o parto.
Execução. A Manobra de Ortolani consiste na flexão dos membros inferiores seguida da abdução da coxa para pesquisa de luxação congénita da anca/displasia de quadril. Na existência de uma displasia de quadril, ocorre um estalo (o sinal de Ortolani).
281.141- Teste de Allis. Objetiva determinar limitação da rotação medial do quadril. A manobra consiste na flexão passiva e simultânea do quadril e do joelho com o paciente em decúbito dorsal (Figura).
Uma lente Barlow é um componente óptico que é inserido entre a ocular e o bocal de ocular. Dentro dela, há uma lente negativa que estende artificialmente a distância focal do telescópio. Muitas vezes a lente Barlow não é uma lente única, mas um sistema de lentes.
A manobra de Virchow é utilizada para verificar o funcionamento do fluxo biliar antes da separação do fígado do intestino delgado. Para se chegar à vesícula biliar, deve-se fazer a separação do monobloco.
A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos.
Realizar o teste de Neer para verificar a compressão dos tendões do manguito rotador sob o arco coracoacromial. O teste é feito pela flexão anterior forçada do membro superior, levantado acima da cabeça e totalmente em pronação. Também realizar o teste de Hawkins para verificar se há compressão.
Consiste em pedir ao indivíduo para levantar os dois braços para cima da cabeça, de modo a tocarem um no outro. O sinal é positivo quando se verifica congestão da face o que pressupõe dificuldade de circulação de retorno do sangue das veias da cabeça e do pescoço.
O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.
O teste de Thomas permite avaliar a presença, ou não, de encurtamento dos flexores da anca (Vigostky, 2016) que são, entre outros, o iliopsoas e o reto femoral (Dufour, 2007).
Teste de Ober: este teste destina-se a detectar a presença de contratura em abdução do quadril. O paciente deverá estar em decúbito lateral, com o membro a ser testado no lado de cima. É realizada a flexão do joelho a 90 graus e abdução do quadril; o examinador então solta o membro.
O Patrick's Test, também conhecido como Faber's Test ou Figure Four Test, é um teste ortopédico para avaliar a limitação da amplitude de movimento do quadril na direção da adução horizontal, que é comumente limitada em pacientes com osteoartrite do quadril.
O sinal de Clarke, também conhecido como teste de moagem da patela, visa identificar alterações patológicas na cartilagem retropatelar exercendo uma força compressiva na patela.
Lift off test (Teste de Retirada, ou Teste de Gerber) – Avalia a integridade do músculo subescapular . O paciente não consegue afastar a mão, colocada sobre o dorso, em nível de L3, quando o tendão subescapular encontra-se rompido.
O Teste de Ely é um teste ortopédico de comprimento muscular para avaliar a flexibilidade do músculo reto femoral, que vai da espinha ilíaca ântero-inferior (EIAI) até a tuberosidade tibial, cruzando assim a articulação do quadril e do joelho.