3. Síndrome de Londres. Indo na direção contrária das duas anteriores, a Síndrome de Londres é relacionada a ocasiões em que a vítima antagoniza seu captor. Não raramente, tal comportamento acaba resultando em ataques físicos e até mesmo na morte da pessoa sequestrada.
Ao contrário do que ocorre com a chamada síndrome de Estocolmo, na qual os reféns passam a ter uma relação de afinidade com seus algozes, na Síndrome de Londres o fenômeno é justamente o contrário, ou seja, OS REFÉNS PASSAM A DISCUTIR, DISCORDAR DO COMPORTAMENTO DOS SEQUESTRADORES, GERANDO UMA ANTIPATIA QUE, MUITAS ...
A ciência demonstra que indivíduos que estão acima do peso têm uma alteração na organização das bactérias intestinais e isso muda a forma com que são metabolizados alguns aminoácidos (nutrientes que ingerimos na alimentação).
Trata-se de uma doença genética rara e progressiva que afeta o sistema nervoso central. Seus sintomas são causados pela perda marcante de células em uma parte do cérebro denominada gânglios da base.
A síndrome de Richner-Hanhart ou Tirosinemia tipo II (Tirosinemia Oculocutânea) é uma rara desordem autossômica recessiva ligada ao metabolismo da Tirosina, caracterizada pela deficiência da fração citosólica da Tirosina Amino Transferase Hepática (TAT). O gene responsável se encontra no cromossomo 16q22.1-q 22.3.
No entanto, esse fenômeno recebeu esse nome devido a um assalto a banco que ocorreu em Estocolmo, Suécia, em 1973, onde os reféns desenvolveram sentimentos positivos em relação aos sequestradores.
As síndromes provocam um conjunto de sinais e sintomas que ocorrem ao mesmo tempo e que podem ter causas variadas, assemelhando-se a uma ou a várias doenças. Costuma-se denominar também de síndrome uma condição que ainda não tem uma causa bem definida.
No processo penal, verificamos a “síndrome de Dom Casmurro” quando um juiz, sob o pretexto de alcançar a “verdade real” ou de fazer “justiça a qualquer custo”, passa a conduzir a instrução criminal de modo a confirmar suas convicções anteriores ou seus “pré-conceitos”, sem se ater às evidências concretas sobre a ...
Existe uma teoria aplicada ao direito, desenvolvida pela criminologia, que se chama “teoria da síndrome da mulher de Potifar”, que consiste em analisar com ressalvas a palavra da vítima em casos de crimes sexuais.
A bulimia de Diana, algo que a própria admitiu em 1995, em entrevista à BBC, é um dos principais tormentos da princesa no drama “Spencer”. E pelo que o filme exibido no 78º Festival de Veneza sugere, os problemas no casamento e pressão que ela sofria para manter as aparências só agravavam o seu transtorno alimentar.
A síndrome de Peter Pan descreve a incapacidade de alguém de acreditar que é mais velho ou de se envolver em um comportamento geralmente associado à idade adulta. Esta síndrome afeta pessoas que não querem ou se sentem incapazes de crescer, pessoas com corpo de adulto, mas mente de criança.
O termo síndrome do imperador tornou-se popular pelos profissionais da área da saúde, principalmente por psicólogos, pedagogos e pediatras, para elucidar os comportamentos de mando, birras e agressividade de algumas crianças, que submetem os pais aos seus caprichos, tornando-se verdadeiros "imperadores mirins".
Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho.
Existem vários tipos de fobia, mas alguns causam impactos diretos na qualidade de vida das pessoas. É o caso da agorafobia, caracterizada por sintomas como medo e ansiedade incontrolável de viver situações que fogem do controle e causam constrangimento em meio a multidões, locais abertos ou muito fechados.
A síndrome de Lima é o conjunto de sintomas de simpatia ou afeto desenvolvidos pelo sequestrador (ou raptor) em relação à vítima. Essa síndrome recebeu essa terminologia em razão do ataque à embaixada japonesa, ocorrido em 1996 em Lima (Peru).
A síndrome de Estocolmo, por vezes conhecida como síndrome de Helsinki, costuma ocorrer após um tempo suficientemente prolongado de intimidação psicológica.
Qual o nome da Síndrome quando se apaixona pelo sequestrador?
A Síndrome de Estocolmo é caracterizada por um estado psicológico de intimidação, violência ou abuso em que a vítima é submetida por seu agressor, porém, ao invés de repulsa, ela cria simpatia ou até mesmo um laço emocional forte de amizade ou amor por ele.
Síndrome do Usher. A comunicação com o tato facilita a vida dos portadores da doença, que afeta a audição e a visão. De origem genética, a síndrome tem graus variáveis se associando a surdez, presente já no nascimento, com a perda gradual da visão, que se inicia na infância ou na adolescência.
A síndrome de Aase ou síndrome de Aase-Smith é uma doença genética rara caracterizada por provocar anemia e deformidades esqueléticas. Pensa-se que seja autossómica dominante. A base genética desta doença ainda é desconhecida. A anemia é causada por um subdesenvolvimento da medula óssea.
Os pesquisadores também estão fazendo um excelente progresso em terapia genética para tratar a síndrome de Usher. Com a terapia genética, um gene normal é associado à retina para substituir o mutante, causador de doença. A terapia genética pode também ser usada para tratar a perda de audição.
O complexo de Édipo é um conceito que foi defendido pelo psicanalista Sigmund Freud, que se refere a uma fase de desenvolvimento psicossexual da criança, chamada fase fálica, em que ela começa a sentir desejo por sua mãe e ódio e ciúme de seu pai.
O Complexo de Electra ocorre durante a fase fálica, momento em que a criança começa a explorar sua própria identidade de gênero e a perceber as diferenças entre os sexos. É uma fase crucial, pois molda a compreensão da menina sobre o papel do feminino em sua vida.