Esta consiste na inclusão de criança/adolescente em instituições (abrigos ou casas-lares) que devem oferecer um ambiente acolhedor e condições institucionais para que o atendimento garanta a proteção integral da criança e do adolescente.
Funciona como moradia transitória até que seja viabilizado o retorno à família de origem/extensa ou o encaminhamento para família substituta (procedimento realizado através da Vara da Infância e da Juventude). Funciona 24 horas por dia.
Quanto tempo uma criança ou adolescente fica acolhido? Como medida excepcional e provisória, o acolhimento – seja ele familiar ou institucional – tem o prazo máximo de 18 meses, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.
Video 3 - ECA - tipos de acolhimento - institucional e familiar
O que é acolhimento judicial?
Para afastar criança ou adolescente da família, é necessária uma ordem judicial para um acolhimento institucional ou familiar. O processo garante a ampla defesa e o contraditório da família – do início ao fim da ação.
O acolhimento como ato ou efeito de acolher expressa, em suas várias definições, uma ação de aproximação, um “estar com” e um “estar perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão. Essa atitude implica, por sua vez, estar em relação com algo ou alguém.
A audiência de acolhimento consiste em um momento de escuta, reflexão e empoderamento das vítimas, revelando necessidades diversas e ampliando os horizontes de proteção à mulher em situação de violência, com apoio psicológico e social individualizados.
O acolhimento deve começar com a conscientização das equipes de saúde, incluindo um treinamento voltado à escuta qualificada. Dessa forma, os colaboradores estarão aptos a ouvir e compreender as necessidades do paciente em cada fase da assistência.
O acolhimento em saúde é uma postura que deve ser adotada por todos os funcionários da clínica. É preciso que a prática esteja alinhada em todos os níveis do atendimento. Portanto, é importante investir na capacitação da equipe em atributos e habilidades relacionadas ao acolhimento, à escuta qualificada.
O acolhimento é uma ação pedagógica, com o objetivo de dar as boas-vindas aos educandos e às equipes docente e gestora, integrando os estudantes entre si, com a escola, funcionários, e fortalecendo a conexão entre eles.
Nesse sentido, os profissionais de Enfermagem podem realizar o acolhimento e escuta qualificada, porém as atividades de classificação de risco e estratificação de risco, etapas do processo de acolher, devem ser realizadas por profissional de saúde de nível superior capacitado.
Quais são os principais benefícios do acolhimento?
1.3 Benefícios do acolhimento familiar para crianças e...
atendimento. individualizado. ...
vinculos afetivos. Estabelecimento de vínculos afetivos mais estáveis e próximos com adultos de referência, favorecendo seu desenvolvimento de forma saudável;
Ou seja, o acolhimento familiar é compreendido como uma medida protetiva, a qual possibilita à criança e ao adolescente em vulnerabilidade e afastado de sua família de origem ser colocado sob a guarda de uma outra família. Essa família é previamente selecionada, cadastrada e vinculada a um programa.
O acolhimento favorece a concepção de uma ligação de confiança e compromisso dos usuários com a equipe e os serviços, sendo uma ação fundamental para a humanização do SUS e depende unicamente dos profissionais inseridos na rede de Atenção Básica.
O espaço de acolhimento recebe gratuitamente mães ou responsáveis mulheres pelos pacientes e as crianças ou adolescentes em tratamento, vindos de todas as regiões do Brasil.
O acolhimento é um ato de aproximação, inclusão e humanização. Nesta abordagem, o profissional acolhe, escuta e dá respostas/orientações adequadas aos usuários, com resolutividade e responsabilização.
Demonstre empatia reconhecendo o ponto de vista do outro e valide seus sentimentos. Você pode dizer frases como: “faz sentido que você se sinta dessa forma nessa situação”, “você não está ficando louco(a)”, “é normal sentir-se assim”.
O serviço proporciona o atendimento em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência comunitária. Em cada Família Acolhedora são recebidas uma criança ou adolescente por vez, exceto quando se tratar de grupo de irmãos.
Aberta a audiência, será dada a palavra ao defensor para responder à acusação, após o que o Juiz receberá, ou não, a denúncia ou queixa; havendo recebimento, serão ouvidas a vítima e as testemunhas de acusação e defesa, interrogando-se a seguir o acusado, se presente, passando-se imediatamente aos debates orais e à ...
O não comparecimento à audiência judicial de conciliação ou mediação não gera nulidade, extinguindo o processo, contudo, quando não justificado por alguma das partes, é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e deve ser sancionado com multa de até dois por cento do valor da causa.
Algumas ações que podem ser realizadas com esse objetivo é a realização de homenagens a pessoas que adoeceram e/ou que faleceram vítimas da Covid-19 ou outras doenças no mesmo período; confecção de mural com fotos das pessoas se reinventando e se superando durante a quarentena; organização de rodas da gratidão; ...
O acolhimento é um modo de operar os processos de trabalho em saúde, de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo seus pedidos e assumindo no serviço uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários.