A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. O gelo seco, a naftalina e o iodo são exemplos clássicos que sofrem essa mudança porque sublimam naturalmente, em condições de temperatura e pressão ambientes. (imagem: bolinhas de naftalina).
Sublimação é o processo que define a passagem do estado sólido para o gasoso, sem que a substância em questão passe pelo estado líquido. Esse processo é utilizado, normalmente, para purificar sólidos sem o uso de solventes.
A sublimação é o processo de transformação de fase do estado sólido diretamente para o estado gasoso, sem passar pelo estado líquido. Entre as alternativas, o único exemplo de sublimação é a transformação de flocos de neve (sólido) em vapor d'agua (estado gasoso).
O que é sublimação? A sublimação é a transição direta da fase sólida para a fase gasosa, sem passar pela fase líquida. Ela ocorre em condições específicas de temperatura e pressão para alguns sólidos.
A sublimação é um dos estados físicos da água em que ocorre a passagem direta do estado gasoso para o sólido, sem passar pelo estado líquido. A naftalina é um exemplo de substância que passa facilmente por esse processo.
Diferente da serigrafia que forma a estampa através das diversas telas que vão sendo aplicadas cor a cor, o processo de sublimação consiste em “transferir” a estampa para o tecido. A estampa é impressa por uma impressora em um papel específico com o uso da tinta sublimática.
Freud pensa a sublimação (Sublimierung) como uma modificação de ações e objetos de satisfação (Befriedigung) dos impulsos sexuais, ocasionada pela diferença entre o grau de pressão do desejo e as possibilidades de satisfação direta.
E, ao contrário do gelo comum que derrete, ele passa diretamente para o estado gasoso, isto é, sublima. Essa é a propriedade mais importante do gelo-seco, pois quando ele passa para o estado gasoso, arrasta consigo moléculas de água, originando uma névoa mais densa que o ar.
Sublimação: é a transição do estado sólido ao gasoso sem passar pelo estado líquido. Esse processo acontece quando a substância possui alto ponto de fusão e alta pressão de vapor. Exemplo: gelo-seco e naftalina.
É uma técnica muito utilizada na personalização de camisetas, uniformes corporativos, brindes e produtos promocionais. O método de sublimação de imagem consiste em imprimir a imagem em um papel transfer especial, usando uma impressora com tinta sublimática.
Em pressão do nível do mar (1 atm), a água se funde a 0 °C e se vaporiza aos 100 °C. A água pode apresentar, pelo menos, 10 formas diferentes de gelo, sendo apenas uma estável em condições ambiente. A água só pode se sublimar em condições de baixíssima pressão (0,006 atm).
A passagem do estado sólido para o gasoso se dá quando a pressão do ambiente não é suficiente para frear as partículas atômicas do material e permite que elas atinjam o estado gasoso imediatamente, sem passar pelo líquido.
A sublimação do gelo seco ocorre quando o material passa diretamente da fase sólida para a fase gasosa, sem a necessidade de derreter antes. Esta particularidade torna-o um excelente elemento para a limpeza industrial , pois não deixa vestígios de humidade.
Diferente da serigrafia, no processo de sublimação não se usa telas. O desenho é impresso em papel cuja tinta é especial, chamada de tinta sublimática. Este papel é então prensado em alta temperatura e pressão para que a tinta possa aderir-se ao tecido ou superfície desejada.
Condensação (passagem do estado gasoso ou vapor para o estado líquido); Sublimação (passagem do estado sólido para o estado gasoso); Ressublimação (passagem do estado gasoso para o estado sólido).
A sublimação é um processo físico onde um sólido se transforma diretamente em gás, sem se tornar líquido. Esse mecanismo acontece em certas condições e não é acompanhado de reações químicas. Exemplo: Quando o gelo seco evapora. Entretanto, o fenômeno da sublimação pode ocorrer em temperatura ambiente.
Sublimação. A passagem direta do estado sólido para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido é definida como sublimação. Tal processo só ocorre em condições adequadas de pressão e temperatura. É um processo de difícil observação no dia a dia.
Quando a substância em questão é a água, o ponto crítico é de aproximadamente 374 ºC, isso indica que, para temperaturas menores que essas, a água líquida até pode evaporar, no entanto, não se comportará como um gás, mas como vapor.
Menos tempo e menos pessoas dedicadas a processos manuais também são benefícios da impressão digital sublimática. Os insumos passam por menos processos durante a aplicação, reduzindo também o desperdício de tintas e o tempo dedicado a organização e limpeza dos equipamentos.