O que o Talmud fala?
O Talmud, depois da Torah, ou Pentateuco, é o livro que estruturou a religião judaica nos moldes atuais. Trata-se do imenso conjunto de textos que reúne os compêndios da Lei Oral, em complemento à Lei Escrita, a Torah, e ao mesmo tempo discute cada decisão legal-religiosa.Qual é o significado da palavra Talmud?
O Talmude (em hebraico: תַּלְמוּד, transl. ṯaləmūḏ cujo significado é estudo) é uma coletânea de livros sagrados dos judeus, um registro das discussões rabínicas que pertencem à lei judia e ética judaica, e costumes e história do judaísmo. É um texto central para o judaísmo rabínico.Quem escreveu o livro Talmud?
O texto principal do Talmud é a Mishná, uma coleção de ensinamentos concisos escritos em hebraico, editados pelo rabino Yehuda, a nassi, o príncipe, nos anos subsequentes à destruição do Segundo Templo em Jerusalém.Quem foi Talmud na Bíblia?
O Talmud é o livro mais sagrado do Judaísmo. Sua autoridade tem precedência sobre o Antigo Testamento no Judaísmo. Provas disso podem ser encontradas no próprio Talmud, Erubin 21b (edição Soncino): "Meu filho, seja mais cuidadoso na observância das palavras dos escribas do que nas palavras da Torá (Antigo Testamento)."O que é o Talmud?
O que o Talmude fala de Jesus?
O Talmude apresenta Jesus como adversário do judaísmo de dentro para fora. Ele teria sido um feiticeiro que seduziu Israel e o induziu ao erro, razão pela qual foi enforcado na véspera da Páscoa e condenado ao inferno por ter escarnecido das palavras dos sábios.Quem segue o Talmud?
O Talmud é um documento religioso, escrito por aqueles da Religião Judaica para outros da mesma Tradição e Religião. O Talmud lida e favorece o Judaísmo, toda vez que fala em relação a outras religiões (duh!Quantas leis têm o Talmud?
O Talmud relata que o valor numérico hebraico (guematria) da palavra "Torá" é 611, e combinando os 611 mandamentos de Moisés com os dois recebidos diretamente de Deus somam 613.O que o Talmud fala sobre Salomão?
O Rei Salomão transmitia a sua erudição no momento de reunir o povo no Templo (Hakhel). Segundo o Talmude (Shabat 30b), os sábios, a princípio, desejaram excluir Provérbios e Eclesiastes do cânon em função das aparentes contradições entre os mesmos.Para que serve o Talmud?
É uma autêntica biblioteca de tratados de leis e regulamentos rabínicos, tradições, costumes, ritos e cerimônias, assim como leis civis e criminais. Além disso, o Talmud contém opiniões, discussões e debates, aforismos moralísticos e exemplos biográficos de sábios rabínicos.Onde ler o Talmud?
Para quem tem interesse no Talmud, lembro que a tradução de Adin Steinsaltz está online em hebraico e inglês no site Sefaria.O que é a Cabala para os judeus?
O termo cabala vem do hebraico Qabbalah, que literalmente significa “receber” ou “algo recebido”, referindo-se ao processo inicial no qual a transmissão era oral. Para o judeu, esse termo também possui o significado de “tradição”, ou seja, significa a tradição mística em Israel (ASHERI, 1995, p. 255).Qual a diferença entre a Torá e Tanah?
Assim como a Torá, a Tanah também se inicia pelos pentateucos, a diferença entre os dois é que a Tanah também se constitui por outros livros além desses. Dito isso, podemos compreender quais são os livros que compõem a Tanah.O que significa a palavra Torá na Bíblia?
A Torá ou Bíblia Hebraica corresponde aos cinco primeiros livros do Pentateuco – Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio -, e constitui também a primeira grande parte da Bíblia Cristã, ou Antigo Testamento.Qual o significado da palavra Talmud na Bíblia?
Na verdade, o Talmud é uma das obras centrais da Tradição Oral do judaísmo. A importância dele é tão grande no judaísmo, que um judeu passa a maior parte da sua vida estudando esta obra.Qual é a diferença entre a lei de Moisés e a Lei de Jesus?
Enquanto a Lei de Deus foi escrita pelo próprio dedo de Deus, em duas tábuas de pedra, a Lei Cerimonial ou Lei de Moisés foi escrita por este, num livro. Esta lei destinava-se a regular as cerimónias e diversos aspectos do quotidiano do Povo de Israel, quando este entrou na Terra Prometida.Quem criou os 613 mandamentos?
A enumeração rabínica, 613 mandamentosSegundo os Judeus, a Lei de Deus dada e promulgada sobre o monte Sinai através de Moisés é Una, Eterna e Imutável. Constitui-se na expressão perfeita e invariável da vontade de Deus.