Quando um preço, salário ou taxa de juros é ajustado automaticamente com a inflação, é considerado indexado. Um pagamento indexado aumenta de acordo com o valor do indicador que mede a inflação. Uma grande variedade de dispositivos de indexação é observada em mercados privados e programas governamentais.
Na prática, indexadores são aquelas siglas que vêm depois da taxa de juros, geralmente IPCA ou TR, que impactam diretamente o custo da sua contratação. Isso porque quando um contrato tem uma taxa atrelada a um indexador, o saldo devedor é atualizado mensalmente de acordo com o valor do indexador do mês anterior.
introdução da moeda indexada, baseia-se na observação de que o aumento dos preços na nova moeda é aceleração dos preços na velha moeda. Ou seja, a inflação na nova moeda corresponde ao aumento da inflação na velha moeda.
A indexação consiste na atrelação do valor de um capital, rendimento ou bem a uma variável de referência. Em outras palavras, a indexação econômica busca fazer com que o valor real do bem em questão flutue de acordo com um determinado índice — como a inflação, a título de exemplo.
Quando um preço, salário ou taxa de juros é ajustado automaticamente com a inflação, é considerado indexado. Um pagamento indexado aumenta de acordo com o valor do indicador que mede a inflação.
Basicamente, a vantagem é uma maior velocidade para acessar os dados, e a desvantagem é um desempenho menor para realizar inserções e alterações no banco.
A indexação garante a capacidade de pesquisa e a recuperação instantânea de documentos digitalizados. Consequentemente, aumenta a eficiência dos funcionários que não necessitam vascular os arquivos físicos. A ação é importante para melhorar o gerenciamento dos metadados.
Indexação é o nome que se dá para o ato de indexar contratos ou preços de produtos e serviços a determinados índices. Tipicamente os índices utilizados são os de inflação. Dessa forma ela busca garantir que um produtor, vendedor ou assalariado não tenha prejuízos com a inflação.
Um indexador é um índice ou uma taxa de referência usada como fator de reajuste de contratos na economia ou para determinar a rentabilidade de um investimento de Renda Fixa pós-fixado.
A Selic é um dos principais indexadores de investimentos da renda fixa, incluindo o Tesouro Direto, e serve como referência para o valor da taxa DI. E como visto acima, é a principal ferramenta usada pelo Banco Central para controlar a inflação.
A indexação é um processo de representação da informação de conteúdo de documentos. Para o ambiente dos periódicos científicos, refere-se ao processo de indexação dos títulos dos periódicos em bases de dados ou diretórios, nacionais ou estrangeiros, o que é denominado por indexadores.
Em palavras mais simples, a indexação é uma maneira de colocar uma tabela não ordenada em uma ordem que maximize a eficiência ao procurar um registro. Os índices podem estar relacionados a tabelas específicas e consistem em uma ou mais chaves. Além disso, uma tabela pode ter vários índices criados a partir dela.
A indexação, em economia, é um sistema de reajuste de preços, inclusive salários e aluguéis, de acordo com índices oficiais de variação dos preços. Em conjunturas inflacionárias, a indexação permite corrigir o valor real dos salários e aluguéis e demais preços da economia, reajustando-os com base na inflação passada.
O significado do acrônimo é Índice de Preços ao Consumidor Amplo. O indicador tem como objetivo abranger 90% das pessoas que vivem nas áreas urbanas no país – e é justamente por isso que é chamado de “amplo”.
A Indexação é um processo intelectual de análise de um documento e de representação dos aspectos por meio dos quais ele pode ser procurado e recuperado em uma base de dados. A indexação gera como produto índices que permitem a recuperação da informação por meio de elementos como autor, assunto, título e outros.
Se indexação diz respeito ao ato de atrelar preços e pagamentos a índices, o indexador econômico é o fator que fará a multiplicação. Os mais comuns na economia brasileira são a taxa Selic, o IPCA e o CDI. Mas existem diversos outros, como INPC, IGP, IGP-M e IPA-M.
Segundo a documentação oficial do Google, a indexação é feita pelo Googlebot – o robô indexador da empresa. Ele analisa a estrutura de uma página e elementos como texto, imagens e tags para compreender o conteúdo e, assim, poder adicioná-la ao banco de dados.
Qual é o objetivo principal de um serviço de indexação?
A indexação é o processo de análise documentária que tem por finalidade identificar o assunto de que trata o documento e representá-lo através de descritores de uma linguagem documentária, de maneira a permitir a sua recuperação pelos usuários de um sistema de informação.
Como a indexação salarial pode influenciar a inflação?
Numa conjuntura de inflação alta, a necessidade de uma reavaliação freqüente dos valores nominais, devido à corrosão inflacionária, faz da indexação salarial um útil instrumento, pela automaticidade dos reajustes agir no sentido de diminuir custos de renegociação e ao mesmo tempo garantir que não se imponha às partes ( ...
Índices de banco de dados são estruturas de dados usadas para acelerar as consultas em um banco de dados. Eles funcionam como um índice de um livro, ajudando a localizar rapidamente informações específicas em um grande conjunto de dados.