É o quociente entre o volume do cilindro e o volume da câmara de combustão, conforme figura abaixo: Para aumentar a eficiência do motor, seria ideal se pudéssemos adotar taxas de compressão muito elevadas.
O que acontece se aumentar a taxa de compressão do motor?
Essa medida é essencial para determinar a eficiência do motor, pois quanto maior a taxa de compressão, maior será a potência e eficiência do motor. Isso ocorre porque um maior volume de ar e combustível é comprimido na câmara de combustão, resultando em uma combustão mais completa.
Taxa de compressão (r v) é a razão entre o volume total do cilindro (V 1), que é a soma da cilindrada unitária (V u) com o volume da câmara de combustão (V2) sobre o volume da câmara de combustão (V 2). É o quanto a mistura ar-combustível será comprimida antes da ignição.
Os motores térmicos movidos a gasolina têm uma taxa de compressão que costuma variar entre 9:1 e 10,5:1, enquanto os movidos a etanol contam com uma taxa entre 12:1 e 13,5:1.
Problemas relacionados à compressão do motor acarretam os seguintes sintomas: baixo desempenho, consumo excessivo de combustível, elevam o nível de emissões de gases poluentes e também são causadores da queima de óleo de motor.
A taxa de motorização representa a relação entre a quantidade de veículos e a população, sendo habitualmente expressa em veículos por 1.000 habitantes.
É o quociente entre o volume do cilindro e o volume da câmara de combustão, conforme figura abaixo: Para aumentar a eficiência do motor, seria ideal se pudéssemos adotar taxas de compressão muito elevadas.
Assim, compreende-se que quanto maior a taxa de compressão mais eficiente é considerada o motor e menor o consumo de combustível em determinada potência, o que permite melhor aproveitamento energético, aumentando o rendimento e permitindo maior temperatura de combustão para uma quantidade de combustível.
O teste de compressão relativa feito com um osciloscópio pode ser usado para determinar se há uma perda de compressão rapidamente. Ao medir o consumo de corrente da bateria do motor de partida, a forma de onda mostra o motor de partida girando o virabrequim e o evento de compressão dentro do cilindro.
De forma resumida, quanto maior a compressão, mais forte será a expansão da combustão que irá empurrar o pistão para baixo, movendo o virabrequim e as rodas do carro. Ou seja, quanto mais alta a razão de compressão, mais torque e quanto mais torque, mais potência.
No caso dos motores flex-fuel, pode-se utilizar esta tecnologia para atuar no regime ideal de cada combustível dado que a gasolina (E22) pode trabalhar dentro de um intervalo de 8,5:1 até 13:1 de valores de taxa de compressão, ao passo que o etanol se concentra na faixa de 10:1 até 14:1.
Um fraco desempenho do motor pode ser causado por diversos fatores. Desde combustível de má qualidade, problemas na vela e até filtro de ar sujo, que resulta no entupimento dos pistões. E as consequências podem ir muito além da perda de potência.
Se a compressão baixa é causada pelo desgaste do cilindro ou dos anéis de pistão, isso certamente afetará o desempenho do motor, incluindo a potência. Válvulas com vazamento ou mal ajustadas. Vazamentos de válvulas podem resultar em uma perda de compressão nos cilindros, o que afeta diretamente o desempenho do motor.
A Gorjeta compulsória, também conhecida como taxa de serviços, é a cobrança realizada por estabelecimentos comerciais (bares, restaurantes, hotéis etc) como adicional na nota de despesas, geralmente estipulado em 10% do valor dessas despesas.
A taxa de compressão ou Razão de compressão é um conceito intrínseco aos motores a combustão interna. É um valor numérico adimensional representando a proporção entre o volume aspirado somado ao volume da câmara de combustão em relação ao volume da câmara de combustão.
A cilindrada é obtida multiplicando-se a área da circunferência do cilindro pelo valor do curso do pistão, depois multiplicada pelo número de cilindros. A fórmula que se usa para obter a área da circunferência do cilindro tem Pi (Π), uma constante matemática.
A motorização do veículo é, portanto, nada mais nada menos do que as especificações correspondentes ao motor do automóvel. Ou seja, o tipo de movimento que ela proporciona ao veículo, a potência, a cilindrada, a capacidade de carga que suporta, a rotação média em que opera, etc.
Como já dissemos, não há qualquer malefício em misturar etanol e gasolina no tanque do seu veículo. Portanto, abastecer com os dois combustíveis é tão bom quanto abastecer com apenas um deles. O problema não está na mistura, mas na qualidade dos líquidos que vão para o tanque.
Ouviu falar que etanol limpa o motor melhor que gasolina, mas ficou em dúvida? Acredite, é verdade, e neste artigo mostraremos como isso acontece e como este combustível pode contribuir para aumentar a vida útil de algumas peças do seu carro.
O etanol tem uma capacidade maior do que a gasolina comum para manter os bicos injetores limpos, considerando os veículos com motor flex. Por isso, o efeito do álcool realmente se aproxima ao da gasolina aditivada.