A Teologia Feminista traz à discussão temas como a questão do cotidiano, do poder, da ética, da diversidade, das desigualdades entre os gêneros, da corporeidade, dos direitos reprodutivos, dos direitos humanos, da ecologia e do eco-feminismo (Ströher, 2009, p.
Permite perceber que igualdade entre mulheres e homens está longe de ser uma realidade tanto na sociedade como na Igreja Católica. Mas permite também propor o estabelecimento de novas formas dessas relações, como condição imprescindível para que a justiça se realize.
Teologia é o estudo da religião desde sua origem até a sua expressão na sociedade moderna. O que se estuda em Teologia nos ajuda a entender como algumas leis ou guerras surgiram, ou até mesmo nossas tradições e tendências morais.
Etimologicamente a palavra Teologia é a união de dois termos gregos: theós = Deus + logia = ciência. Portanto, podemos compreender Teologia como sendo um saber ou uma ciência de/sobre Deus. Trata-se de um estudo sistemático sobre Deus, ou seja, a sua essência, seus atributos e a sua existência.
O PASTORADO FEMININO É BÍBLICO? DEBATES DA MUSICAL COM PR. SEZAR CAVALCANTE
Qual é a função de um teólogo?
O principal objetivo de um teólogo é adquirir um conhecimento aprofundado sobre as tradições religiosas, os princípios doutrinários e as crenças fundamentais de uma determinada religião ou grupo religioso.
A Teologia bíblica estuda a Bíblia e organiza as conclusões obtidas pela Teologia exegética (que usa técnicas como a exegese para interpretar a Bíblia) em várias divisões e áreas de estudo, com a finalidade de estudar e conhecer a evolução ou a história progressiva da Revelação de Deus à humanidade, desde da sua queda ...
A Teologia é o estudo da existência de Deus, das questões relacionadas ao conhecimento de divindade e das tradições religiosas e seus contextos históricos. É um estudo científico da relação entre homem e religião, além do seu impacto na sociedade como um todo.
O conceito verdadeiro de Deus é, portanto, aquele que provém do próprio Deus e nos atinge na relação de Deus à nossa história humanamente concreta. Deus-em-si é, ao mesmo tempo, Deus-para-nós, permitindo a mediação conceptual — entre outras — e, portanto, a sua di- zibilidade na linguagem humana.
Teólogos podem seguir uma carreira no aconselhamento pastoral, oferecendo apoio emocional, espiritual e ético a indivíduos e comunidades. Eles podem trabalhar em hospitais, prisões, organizações sem fins lucrativos ou em práticas privadas.
Nesta disciplina, você vai entrar de cabeça nos estudos sobre o fenômeno religioso, os seus efeitos na sociedade e a sua ligação com outras áreas do conhecimento, como psicologia, antropologia e filosofia.
A Teologia Feminista traz à discussão temas como a questão do cotidiano, do poder, da ética, da diversidade, das desigualdades entre os gêneros, da corporeidade, dos direitos reprodutivos, dos direitos humanos, da ecologia e do eco-feminismo (Ströher, 2009, p. 507).
Feminismo é um movimento social por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Sua atuação não é sexista, isto é, não busca impor algum tipo de superioridade feminina, mas a igualdade entre os sexos.
Este projecto de reinterpretação da Bíblia, feito por um grupo de mulheres, foi a primeira acção significativa para a criação de uma nova consciência da mulher, sobretudo no interior das comunidades cristãs. Foi a partir deste projecto que, anos depois, surgiu a chamada teologia feminista.
Teologia (do grego antigo: θεολογία, theología) é o estudo crítico da natureza dos deuses, seres divinos, ou de Deus, seus atributos e sua relação com os homens. Em sentido estrito, limita-se ao Cristianismo, mas em sentido amplo, aplica-se a qualquer religião.
Há várias religiões às quais a teologia se refere, existindo, então, diferentes teologias (cristã, umbandista, judaica, budista, católica, protestante, islâmica etc.).
O curso de Teologia é uma formação acadêmica que explora o estudo sistemático da religião, especialmente no que diz respeito à compreensão teórica e prática da fé, da espiritualidade e das doutrinas religiosas.
Deus é conhecido através das suas obras e das suas atividades. Por isso a teologia dá conta destas atividades na medida que elas acompanham o nosso conhecimento. Deus pode ser conhecido e é possível ao homem conhecer a Deus. Isso torna a teologia plenamente possível.
Os quatro grande pilares da teologia sistemática são Criação, Queda, Redenção e Consumação […] Estes temas sumariam o grande esquema da teologia e têm o propósito de levar o estudioso a compreender o plano e as ações de Deus na história da humanidade, conforme revelado nas Escrituras Sagradas.
Um dos homens que mais contribuiram para a formulação e propagação da teologia Bíblica foi Geerhardus Vos, um teólogo holandês-americano que viveu no século 19 e parte do éculo 20. Sua contribuição foi tão importante que chegou a ser chamado de pai da teologia bíblica.
Pesquisa: O profissional de Teologia pode fazer pesquisas históricas, estudando as tradições religiosas ou interpretando doutrinas, textos sagrados e dogmas religiosos. Pode fazer também análise e interpretação da influência que a religião exerce sobre determinado grupo social.
Pela proposta, só poderá exercer a profissão quem tiver diploma do curso de Teologia ou equivalente, expedido no Brasil por escolas oficiais ou reconhecidas pelo governo federal, ou os diplomados em cursos de Teologia ou equivalente por escolas estrangeiras que revalidarem seus diplomas no Brasil, de acordo com a ...
A faculdade de teologia é do tipo bacharel — mas pode ser também de licenciatura —, podendo ser presencial, semipresencial ou EAD e tem duração de 3 anos; na Unifacear nosso curso é bacharel EAD. A diferença entre bacharelado e licenciatura em Teologia são as áreas onde podem atuar.