🔸O teste de Minor ( teste de amido-iodo) descrito por Minor em 1928 ,é um teste qualitativo utilizado para avaliar a função sudomotora (sudorese). Uma solução de iodo é aplicada à pele e deixa secar ao ar. Uma vez seca, a área é polvilhada com amido de milho . 🔸Assista meu reels e saiba mais.
A indicação da presença de amido foi a coloração escura (preto) nos alimentos após aplicação do iodo, quando comparados ao alimento-controle (pão). As amostras de óleo, sal, açúcar e tangerina, apresentaram coloração mais clara em relação ao alimento-controle, indicando não contém amido em sua composição.
Este teste permite observar as áreas da pele com presença de sudorese, confirmando-se, no presente caso, a anidrose da hemiface esquerda por ausência de coloração da mistura aplicada. Foi utilizada uma preparação comercial de iodopovidona na concentração de 100 mg/ml e amido de milho.
Quando o colo apresenta áreas não coradas pelo iodo, ou seja, áreas com suspeita de doença, afirmamos que o Teste de Schiller é POSITIVO. Resumindo: Um Teste de Schiller NEGATIVO, é um colo iodo positivo, SEM DOENÇA.
6- O que é iodo positivo na colposcopia? Teste de Schiller positivo/Iodo negativo significa que existe alguma alteração ou lesão no colo do útero ou na vagina. Já o teste de Schiller negativo/Iodo positivo significa que não há alteração no colo do útero ou na vagina.
O que fazer quando o teste de Schiller iodo positivo?
Quando isso acontece, o teste de Schiller é considerado positivo, o que sugere a presença de células anormais que podem necessitar de mais investigação ou tratamento e nesse local é realizada a biópsia.
🔸O teste de Minor ( teste de amido-iodo) descrito por Minor em 1928 ,é um teste qualitativo utilizado para avaliar a função sudomotora (sudorese). Uma solução de iodo é aplicada à pele e deixa secar ao ar. Uma vez seca, a área é polvilhada com amido de milho . 🔸Assista meu reels e saiba mais.
- A dosagem do iodo na urina é útil para avaliar a quantidade total de iodo no organismo. O iodo concentra-se basicamente na glândula tiroide, e é o principal componente da síntese dos hormônios tiroidianos.
A coloração azul intensa ocorre devido à formação de um complexo formado pela oclusão (aprisionamento) do iodo nas cadeias lineares da amilose. Como a amilopectina não apresenta estrutura helicoidal, devido à presença das ramificações, a interação com o iodo será menor, e a coloração menos intensa.
O amido e a glicose são compostos importantes para o metabolismo dos seres vivos. Eles são conhecidos também como compostos energéticos. Uma alimentação rica em amido e glicose garante muita energia para as atividades do nosso dia a dia. O amido é um polissacarídeo utilizado pelos vegetais como reserva energética.
O teste de amido-iodo, que consiste em uma aplicação de uma solução de iodo para a área suada e, após secagem, o amido é aspergido sobre a zona. A combinação amido e iodo com o suor deixa a região cor azul escuro. O outro método é o do papel de teste.
O que significa presença de amido no exame de fezes?
É usado para avaliarmos insuficiência gástrica, pancreática e biliar, além de síndromes intestinais e intolerâncias alimentares. Por exemplo, amido cru nas fezes pode ser falta de salivação, mastigação inadequada ou insuficiência pancreática.
O iodo é roxo, mas, ao reagir com o amido do alimento, mudou de cor, tornando-se azul-escuro, quase preto. Conclusão: a coloração escura observada é decorrente da reação entre o corante (iodo) e o amido presente nos alimentos.
A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível – bócio (crescimento da glândula tireóide).
Qual é o órgão diretamente afetado pela falta de iodo?
Quando existe deficiência de iodo, ocorre um aumento da tireoide, formando um bócio, na tentativa de captar uma quantidade maior de iodo para a produção de hormônios tireoidianos. A tireoide se torna hipoativa e produz uma quantidade muito pequena de hormônios tireoidianos (hipotireoidismo).
Uma área que não cora com o iodo indica uma potencial área de preocupação e requer investigação adicional. Este é conhecido como um teste positivo, indicando a presença de células anormais. Por outro lado, um teste negativo ocorre quando todo o colo uterino se colore uniformemente, indicando tecido saudável.
O teste de Schiller pode estar alterado em muitas situações de caráter e evolução benignos, como os cistos de Naboth e as ectopias. As ectopias se apresentarão como áreas não coradas em contiguidade com o orifício cervico-uterino.
A colposcopia é indicada quando temos uma citologia oncótica (Papanicolau) alterada, sangramento a esclarecer, parceiro ou parceira com câncer genital ou ISTs, mulheres com ISTs, lesões vulvares ou vaginais associada ao HPV.
Se houver alterações citológicas no exame de Papanicolau, o ginecologista pode recomendar a realização do exame de colposcopia. Com o exame, é possível diagnosticar doenças como inflamação do colo do útero, pólipos benignos, sangramentos e lesões no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV).
O resultado pode ser anormal quando são encontradas células estranhas no colo do útero. O principal foco é observar as lesões causadas pelo HPV, essas células podem se tornar câncer, caso não sejam tratadas. Não são em todos os casos anormais que há necessidade de realizar algum tipo de tratamento.