A tricotomia é um conceito que se refere à divisão tripla de algo, seja físico, espiritual ou filosófico. Essa palavra tem origem grega, sendo formada pela junção dos termos “tri” (três) e “tomia” (corte).
Conforme as Escrituras, o Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, nos revela que o Ser Humano é um ser tricotômico, isto é, formado de: espírito, alma e corpo.
Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.
3 Heresias de Origem Pentecostal (Trecho) - Sérgio Lima
Onde se localiza o espírito do homem?
Os filósofos e fisiologistas imaginavam que ela estava situada no coração, nos rins, na medula ou nas vértebras, e hoje acredita-se que a alma aloja-se no cérebro. Ou no intestino, nosso segundo cérebro. Sabemos que há um sistema das emoções - o sistema límbico. Locus de toda substância do sentir e agir.
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
Ambas dão origem ao radical trico, em português. Tomo, por sua vez, deriva de tomé, do verbo témno, cortar. Deduz-se, portanto, que tricotomia pode significar tanto “separar, dividir em três partes” como “cortar o cabelo ou os pêlos”.
O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Tricotilomania é um transtorno psicológico que tem como principal característica o impulso incontrolável de arrancar pelos ou fios e tufos de cabelo, principalmente os da cabeça, cílios e sobrancelhas, hábito que eventualmente provoca a queda capilar na região afetada e o aparecimento de falhas.
O ser humano, na dinâmica bíblica, é um ser essencialmente sagrado, pois vive num processo contínuo de desenvolvimento, de aprendizagem, de conversão, de transcendência de si, na relação com o próximo e na relação com Deus. O ser humano, ao reconhecer-se como ser sagrado, ser trans- cendente, assim se realiza.
Qual a diferença entre alma e espírito Segundo o catolicismo?
A Igreja ensina que esta distinção não introduz uma dualidade na alma ( 235 ), «Espírito» significa que o homem é ordenado, desde a sua criação, para o seu fim sobrenatural ( 236 ), e que a alma é capaz de ser gratuitamente sobreelevada até à comunhão com Deus ( 237 ).
388. Algumas pessoas creem que, além do “corpo” e da “alma”, temos uma terceira parte, um “espírito” que se relaciona mais diretamente com Deus. A concepção de que o homem é constituído de três partes (corpo, alma e espírito) chama-se tricotomia.
É para alcançarmos o compromisso de unidade e responsabilidade pela nossa vida em Cristo. Essa palavra de 1 Tessalonicenses 5:23 mostra que não devemos caminhar com motivações equivocadas, pelo contrário, devemos nos submeter ao processo e suportar o treinamento.
A Bíblia ao mencionar a santificação do ser inteiro, se refere a alma, o espírito e o corpo sendo conservados irrepreensíveis até a vinda do Senhor Jesus.
A tricotomia, por outro lado, é a visão teológica que entende o ser humano como composto por três partes distintas: corpo, alma e espírito. Esta visão é baseada em passagens bíblicas como 1 Tessalonicenses 5:23 e Hebreus 4:12: “Porque a palavra de Deus é viva e ativa.
– Segundo Orígenes, não só a alma do primeiro homem, mas as almas de todos os homens foram criadas antes dos corpos, simultaneamente com os anjos. Pois, pensava que todas as substâncias espirituais, tanto as almas como os anjos, iguais, pela condição da natureza, só diferem pelo mérito.
A tricotomia consiste na técnica de poda pré-operatória dos pêlos de determinada região do corpo, com o objetivo de facilitar a visualização e a técnica operatória, assim como diminuir a contaminação da incisão com microorganismos presentes nos pêlos (DICCINI; YOSHINAGA; MARCOLAN, 2009).
Em português, a palavra tricotomia é formada dos radicais oriundos da língua grega trico + tome + sufixo -ia. Em grego há duas palavras muito semelhantes: o advérbio trikha, “em três partes”, e o substantivo thriks, trikhós, “cabelo, pêlos” (1, 2). Ambas dão origem ao radical trico, em português.
A tricotomia é um procedimento pré-cirúrgico que tem como objetivo remover os pelos da área em que será realizada a cirurgia. Tem como objetivo, tornar a região mais visível para o médico e diminuir o risco de infecção pós-operatória, já que alguns microrganismos podem estar aderidos ao pelo do paciente.
Onde ficam as almas depois da morte segundo a Bíblia?
Nosso espírito vai para o mundo espiritual. O mundo espiritual é um período de espera, até recebermos o dom da ressurreição, quando nosso espírito será reunido com nosso corpo. Nosso futuro corpo ressuscitado não mais poderá morrer e será perfeito — livre de dores, doenças e imperfeições.
O que acontece com a nossa alma quando a gente morre?
Como a alma é imortal, não há preocupação com o corpo. Ele se desfaz, mas o espírito persiste. Outro fato importante é que a alma pode retornar em outro corpo, mas apenas quando sua missão em vida ainda não estiver concluída.
Quando o corpo físico morre, o espírito continua vivo. No mundo espiritual, o espírito daquele que é justo “será recebido num estado de felicidade, [num lugar] que é chamado paraíso, um estado de descanso, um estado de paz, onde descansará de todas as suas aflições e de todos os seus cuidados e tristezas” (Alma 40:12).