A escala 4×4 é destinada a empresas que funcionam em turno ininterrupto de revezamento. Isso significa que há gente trabalhando 24 horas por dia, sem intervalos entre a troca das equipes.
Assim, verificado o labor em jornadas de 10 e 11 horas, nas escalas 4x4 e 2x2, sem a respectiva norma coletiva autorizadora, é inválida a jornada praticada, fazendo jus o obreiro ao recebimento das horas extras acima da 8ª diária.
A partir dessa dúvida, inúmeras empresas começaram a aderir à diminuição jornada de trabalho, conhecida como 4x3. Ou seja, 4 dias úteis e 3 de folga, como falamos.
A escala de trabalho 4×2 atende principalmente a jornada diária de seis horas, totalizando 24 horas semanais. Neste caso, são realizados quatro turnos de seis horas seguidas, com direito a dois dias de folga.
TRAÇÃO 4X4 FAZ DIFERENÇA MESMO? Testamos numa ladeira que o seu Uno não faria - E se? #27
O que é jornada 4x4?
Imagine um ciclo de trabalho com oito dias de duração. Nos quatro primeiros, as equipes trabalham 12 horas consecutivas, em turnos ininterruptos de revezamento. Os quatro seguintes, elas ficam livres para descansar.
ESCALA DE TRABALHO 3X3. IRREGULARIDADE. É irregular a adoção da escala de trabalho 3x3, caracterizado pelo labor em jornada de 12 horas por 3 dias da semana seguido e mediante a concessão de folga nos três dias subsequentes, na medida em que acarreta a extrapolação da carga máxima semanal prevista no art.
6x2: nessa escala o colaborador trabalha 6 dias seguidos e folga em dois; 12x36: nesse modelo, o trabalho dura 12 horas e o colaborador tem 36 horas de folga.
Nessa escala, os funcionários trabalham 5 dias consecutivos e descansam 2 dias seguidos, geralmente aos sábados e domingos. A jornada diária pode variar, mas é comum que seja de 8 horas diárias, totalizando uma carga horária semanal de 40 horas.
A escala de trabalho 5X1 significa que a cada 5 dias que o empregado trabalha o ele terá 1 de folga. É importante ressaltar que com esse tipo de escala, o funcionário passa a ter um domingo de folga por mês. Já na jornada de trabalho 6X1, o funcionário trabalha 6 dias e tem 1 dia de folga.
Nessa modalidade, o funcionário trabalha quatro dias seguidos com jornada de 12 horas e folga nos quatro dias seguintes. Em algumas empresas, esses quatro dias trabalhados são divididos em dois durante o dia e dois durante a noite. Esta escala é aplicada principalmente no setor portuário e em algumas indústrias.
A legislação trabalhista estabelece que o empregado tem direito a, no mínimo, 24 horas consecutivas de folga no trabalhoa cada sete dias. Isso significa que um funcionário não deve trabalhar mais de seis dias seguidos sem um dia de descanso. A CLT prevê essa regra para garantir o bem-estar e a saúde do trabalhador.
A escala 6×1 é uma das formas aceitáveis pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) de dividir as 44 horas da jornada semanal. No caso, esse tipo de escala prevê seis dias consecutivos de trabalho e, na sequência, um dia inteiro de descanso.
A escala 5x2 é aquela que todo mundo conhece e a mais adotada no mercado de trabalho. Nesse modelo, o colaborador geralmente trabalha nos cinco dias úteis da semana para a empresa que o contratou em formato CLT e descansa aos finais de semana (dois dias).
PREVISÃO EM NORMA COLETIVA. POSSIBILIDADE. Em se tratando de fatos ocorridos a partir da vigência da Lei nº 13.467 /2017, é válida a norma coletiva que fixa o labor em escala 4x2, a qual compreende jornada de trabalho diária de doze horas por quatro dias consecutivos e dois dias seguidos de folga.
Com o interesse demonstrado pelos trabalhadores desde o ano passado, o Sindaen vem acompanhando há alguns meses a possibilidade da mudança da escala dos operadores para o modelo 6X4 (trabalho por seis dias consecutivos e folga por quatro) em Campo Mourão e em Maringá.
A fixação de uma escala no sistema 7x1 (sete dias de trabalho por um de folga) implica descumprimento da legislação específica (Lei nº 605 /1949, art. 1º ; e CLT , art. 67 ), ficando patente a impossibilidade de compensação dentro do período legalmente previsto, porque a semana tem sete dias.
Em outras palavras, é aquele em que funcionário trabalha por 5 dias semanais consecutivos e tem 2 dias de folga nos fins de semana. Já com o revezamento, o funcionário não precisa necessariamente cumprir seu horário durante os dias da semana e folgar aos fins de semana.