Estamos falando das moscas volantes, corpos flutuantes que surgem na cavidade do olho e que são percebidos quando olhamos para superfícies mais claras, como uma parede branca ou o céu azul.
Na verdade, as moscas volantes são proteínas que se formam quando ocorre essa separação. Em determinados casos, além da separação do vítreo com a retina pode acontecer a ruptura retiniana. Ou seja, o paciente além de ver moscas volantes enxerga flashes.
De acordo com suas análises, especula-se que o anel de fumaça tenha sido originado por uma "explosão de uma estrutura esférica", mantendo sua forma de anel enquanto subia. "Pode ter sido causado por uma explosão de transformador.
Os pontinhos pretos na visão, popularmente chamados de “moscas volantes”, são resultado do processo natural do envelhecimento. Essas manchas que enxergamos quando movemos nossos olhos ocorrem em uma parte do olho chamada vítreo e, na maioria dos casos, é uma condição benigna.
Uma gigantesca mancha escura no Sol, na camada mais externa da atmosfera do astro rei, foi registrada por um observatório da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos. O fenômeno, conhecido como buraco coronal, é considerado comum.
Esses objetos são originados de pequenos detritos de cometa ou mais raramente de asteroides muito pequenos, conhecidos como meteoroides. Quando um meteoroide entra na atmosfera terrestre, ele tem sua superfície aquecida devido a ablação e a outros processos térmicos.
A Grande Mancha Escura foi gerada através de largas nuvens brancas estacionadas dentro ou abaixo do nível da tropopausa, similar as nuvens cirrus encontradas em altas altitudes na Terra.
As nuvens negras que se vê no céu chamam aatenção. A razão disso é simples: nuvens de chuva são mais espessas doque nuvens normais. Isso porque estão entupidas de água.
As moscas volantes são pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou “teias de aranha” que parecem se mover na frente dos olhos. Elas podem ser percebidas mais facilmente durante a leitura ou quando se olha fixamente para uma parede vazia.
Moscas volantes por contração do vítreo são causadas pelo encolhimento da substância gelatinosa que preenche a parte posterior do globo ocular, chamada humor vítreo, e não requer tratamento. Muitos flashes luminosos também são causados pelo encolhimento da substância vítrea e não requerem tratamento.
Nestes casos, movimentar os olhos, olhando para cima e para baixo, pode ajudar a afastar as moscas volantes do campo de visão e assim diminuir o desconforto. O que preocupa no aparecimento das moscas volantes é a possibilidade de ocorrer uma rasgadura da retina.
“Esses pontos pretinhos são na verdade coágulos do vítreo que se formam e ficam flutuando. O que vemos, no entanto, é resultado da sombra projetada na retina e cada pessoa poderá ver esses pontos de uma forma, ou seja, moscas, pontos, teias, entre outras”, explica.
“São os satélites da Starlink, uma das empresas do Elon Musk. Esses satélites têm uma superfície metálica, com sua base voltada à Terra apresentando anteparos que refletem de forma mais intensa a luz.
Normalmente, o surgimento de mancha em tom escuro no olho está ligada a lesões causadas pelo aumento das células produtoras de melanina (aquela substância que dá cor à pele). Na maioria das vezes elas são benignas, no entanto, em alguns casos pode ser indício de um melanoma conjuntival, ou seja, câncer.
Astrônomos da Nasa conseguiram captar uma mancha escura formada no Sol que chega a ser quatro vezes maior do que o tamanho da Terra. As manchas solares são sinais de atividade na superfície da estrela, como “explosões” que emitem energia para o espaço.
Este promete ser um momento marcante na história da exploração espacial. Em menos de um ano, no dia 24 de dezembro de 2024, a Sonda Solar Parker da Nasa passará pelo Sol a uma surpreendente velocidade de 195 km/s.
Manchas escuras na pele podem estar associadas ao acúmulo de melanina devido ao abuso da exposição solar ou por questões hormonais. Normalmente aparecem nas mãos, no colo e nas costas. A queimadura química, como a queimadura por limão, também pode gerar manchas escuras na pele.
Brilho. As estrelas têm um brilho constante e cintilante, causado pela turbulência na atmosfera terrestre. Já os planetas brilham, mas não são cintilantes, são mais apagados. E por fim, os satélites têm brilho variável, podendo piscar ou desaparecer momentaneamente.
Trata-se apenas de sombra no céu. Explicamos. Uma nuvem, de maior desenvolvimento vertical (que atinge uma maior altitude) no horizonte, bloqueia a luz solar por detrás da nuvem, fazendo uma coluna de ar parecer mais escura para o observador.
O Sol está se aproximando de um pico de atividade que está previsto para acontecer entre 2024 e 2025. O pico está associado com explosões solares mais intensas e frequentes. O que vai acontecer na Terra? Sol é a estrela do sistema planetário que a Terra habita.
Você sabe o que são essas regiões escuras? Elas são os famosos mares lunares. Mas calma que não tem mar na Lua! Esse nome pegou porque alguns dos cientistas mais antigos acreditavam que essas manchas eram mares, mas na verdade foram formadas por erupções vulcânicas.
Tais marcas são causadas pela atividade de células responsáveis pela produção de pigmento da pele, nomeadas de melanócitos. Esses sinais são chamados ainda de nevos ou nevus, e podem possuir vários formatos. Entre as suas cores possíveis estão o preto, o pardo e qualquer tonalidade escura.