O processo de medição compõe uma etapa importante do processo produtivo, envolvendo a definição de instrumentos de medição, suas técnicas e interpretação dos resultados. O processo de medição faz parte da ciência denominada Metrologia. Por Metrologia, definimos como a “ciência da medição e suas aplicações.
Conjunto de operações, descritas especificamente, usadas na execução de medições particulares de acordo com um dado método. Um procedimento de medição apresenta detalhes suficientes para permitir que um operador execute a medição sem informações adicionais.
Medir é comparar uma grandeza com uma outra, de mesma natureza, tomada como padrão. Medição é, portanto, o conjunto de operações que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza. Já deu pra perceber que o conceito de grandeza é fundamental para se efetuar qualquer medição.
Os métodos de medição podem ser classificados de duas formas: medição direta e medição indireta. Na medição direta, o resultado é obtido diretamente dos dados experimentais.
O objetivo de uma medida é atribuir um valor, de quantidade particular, ao objeto ou evento medido. Medir significa comparar uma quantidade de uma grandeza física com outra de mesma natureza, tomando uma delas como um padrão pré-definido.
Alcançar níveis de conhecimento sobre um processo, produto ou alguém se utilizando de números e dados acompanhados de unidades de medida não é possível sem a metrologia. Fica evidente que a medição é uma necessidade econômica, social e cientifica e só tende a gerar benefícios para toda uma sociedade.
Quais são os três elementos fundamentais na medição?
Na tomada de quaisquer medidas, devem ser considerados três elementos fundamentais: o método, o instrumento e o operador. Consiste em avaliar a grandeza por medir, por comparação direta com instrumentos, aparelhos e máquinas de medir.
– Não devem sofrer qualquer tipo de impacto. – Não devem ser manuseados com as mãos sujas. – Quando possível armazená-los sempre dentro de seus estojos. – Não devem ser armazenados em locais úmidos, sujos e sob objetos pesados.
De acordo com o IPEM (Instituto de Pesos e Medidas), medir é comparar uma grandeza com outra, de mesma natureza, tomada como padrão, então a **medição** é o conjunto de operações que tem por objetivo determinar o valor de uma grandeza.
Quais são os 3 tipos de erros que podem ocorrer durante o processo de medição?
Ele acontece, normalmente, pelos motivos: desgaste do instrumento, erros na execução do método de medição, influência das condições ambientais, entre outros.
Seu objetivo principal é identificar como as pessoas atuam, fornecer feedback aos funcionários, identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento e ajudar a tomar decisões relacionadas a remuneração e promoção.
Realizar a medição de desempenho, nada mais é que o processo de quantificar uma ação, onde a medição é o processo de quantificação e o desempenho da produção como o derivado de ações tomadas pela administração, e uma vez que não é realizada a medida de desempenho, é impossível ter o controle das operações de forma ...
Os erros presentes nos processos de medição são de dois tipos: sistemáticos e aleatórios ou acidentais. Não se consideram aqui os erros grosseiros ou equívocos. ERROS SISTEMÁTICOS – são erros inerentes ao sistema de medição que compreende o meio ambiente, os instrumentos de medição e o observador.
O que é necessário para garantir a precisão da medição?
A precisão das medições não depende apenas da qualidade dos instrumentos, mas também da expertise da equipe que os utiliza. É fundamental contar com uma equipe treinada e competente, capaz de dominar não apenas a operação dos instrumentos, mas também os princípios subjacentes à medição.
O que devemos observar em um instrumento antes de realizar uma medição?
A forma usual de caracterizar o desempenho metrológico de um instrumento de medição é pelo procedimento denominado calibração. Através da calibração, é possível verificar de maneira efetiva como os valores indicados pelo instrumento de medição se relacionam com o valor do mensurando.
Quais os principais fatores que interferem no resultado do processo de medição?
O processo de medição, é composto de diferentes etapas, envolvendo diversos agentes que influenciam nos resultados como o método utilizado, a amostragem, as condições ambientais, os trabalhadores e claro, os instrumentos e padrões.
Metrologia é a ciência das medições e suas aplicações abrangido todos os aspectos teóricos e práticos relacionados às medições, independentemente das incertezas incluído padrões de medição, equipamentos, métodos, calibração e a qualidade dos resultados.
O que é a capacidade de medição de um instrumento?
A melhor capacidade de medição era definida como menor incerteza de medição que um laboratório pode atingir no escopo da sua acreditação, quando efetua calibrações mais ou menos rotineiras de padrões de medição próximos do ideal, destinados a definir, realizar, conservar ou reproduzir uma unidade de uma grandeza ou um ...
Quais tarefas devem ser seguidas para um bom processo de medição?
Os processos de calibração, verificação, ajuste e regulagem são necessários para que os instrumentos de medições mantenham uma boa qualidade de medição, sendo processos utilizados frequentemente tanto na indústria quanto em laboratórios.