A pesquisadora informa ainda que a linguagem verbo-visual pode ser considerada “uma enunciação, um enunciado concreto 2. articulado por um projeto discursivo do qual participam, com a mesma força e importância, a linguagem verbal e a linguagem visual” (BRAIT, 2010. B. Tramas verbo-visuais da linguagem.
A leitura e análise da verbo-visualidade, ou seja, dos enunciados cuja característica principal é combinar diferentes linguagens, diferentes planos de expressão, constitui, sem dúvida, um desafio para linguistas e analistas de discurso.
Contribuem para compreensão e interpretação na comunicação
Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.
Trata-se de uma composição de alto nível de multimodalidade (com gráficos, desenhos, textos escritos etc.), o que traz impacto sobre os leitores e suas práticas de leitura. Nele, dados relevantes podem ser melhor e mais rapidamente compreendidos pelo leitor.
Gêneros textuais com linguagem verbo-visual - Brasil Escola
Quais são recursos visuais?
Os recursos visuais identificados são: imagens, fotos ou figuras, para contextualizar ou fornecer o significado da palavra alvo; e aspectos gráficos como as cores, o sublinhado e o negrito para dar destaque ao verbal ou para o ensino da pronúncia.
Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas.
É uma língua surgida no ambiente da internet, baseada na simplificação informal da escrita. Consiste numa codificação que utiliza caracteres alfanuméricos. Utilizada inicialmente apenas em salas de bate-papo, essa linguagem vem sendo adotada em telefones celulares, fóruns da internet e até em e-mails.
Um diagrama, um mapa e uma pintura são exemplos de usos da linguagem visual. Suas unidades estruturais costumam incluir linha, forma, cor, movimento,textura, padrão, direção, orientação, escala, ângulo, espaço e proporção. A teoria da arte e do design são usadas para construir composições visuais.
A linguagem verbal pode ser definida como toda palavra articulada, seja oral ou escrita. A linguagem não-verbal se utiliza de outros códigos diferente da palavra articulada, como os signos visuais que são compostos por: linhas, formas, cores, texturas, tipografias, etc.
A forma é o oposto da insignificância, é a presença em si. Na Comunicação Visual, em especial, toda forma tem contorno e superfície, e é criada sobre algum tipo de suporte. O contorno é o limite exterior da forma, uma espécie de fronteira entre o significado (forma) e o insignificante (fundo).
O segundo – o texto visual ou imagético – tem sua construção linguística concretizada a partir da imagem em suas inúmeras formas. Nessa modalidade textual, é comum o emprego/utilização de múltiplas e diversificadas cores, tons, tipografias, formas e formatos, assim como símbolos diversos, linhas etc.
Formas de manifestações artísticas que têm a visão como principal forma de apreciação. As artes visuais fazem parte de uma categoria da área artística que estabelece as várias formas de expressões visuais.
Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.
O verbo “ver”, no presente do indicativo, apresenta a seguinte conjugação: eu vejo, tu vês, ele ou ela vê, nós vemos, vós vedes, eles ou elas veem. Já o termo “ver”, na segunda ocorrência, está no infinitivo.
A linguagem visual tem como objeto de estudo os elementos visuais (ponto, linha, plano, volume, luz, cor, textura, espacialidade e suas interações) que são formadores da imagem visual.
O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima. Quando fazemos uma marca, seja com tinta, com uma substância rígida como um bastão, pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.