Como é feito a Biopulpectomia?
A biopulpectomia consiste no dente cuja polpa está inflamada, porém, se mantém viva. Logo, o tratamento consiste na retirada apenas da porção danificada da polpa dentária. Depois da retirada, torna-se necessária a aplicação de medicação para evitar o desenvolvimento de microrganismos remanescentes na região.Quando realizar Biopulpectomia?
A biopulpectomia é indicada para tratamento de cárie profunda, com inflamação da polpa, ou seja, um quadro de pulpite. De maneira geral, o paciente sente dor de dente pulsátil, que piora na mastigação e no contato com alimentos e bebidas quentes ou frios.Qual a diferença de Pulpectomia e Biopulpectomia?
Enquanto a pulpectomia é a remoção completa da polpa dentária, incluindo os tecidos vivos e infectados, a biopulpectomia envolve a remoção parcial da polpa, preservando uma parte dela.Quais as medicações Intracanal usadas em Biopulpectomia?
Qual a medicação intracanal indicada para polpa viva?
- Biopulpectomia/ Pulpite irreversível (preparo incompleto): NDP. Corticosteróide/ Antibiótico (Octosporin/ Decadron Colírio)
- Biopulpectomia/ Pulpite irreversível (preparo completo): Pasta de Hidróxido de cálcio PA + solução salina fisiológica. ...
- Pulpite Reversível:
PULPOTOMIA: QUAL A DIFERENÇA PARA A PULPECTOMIA?
Para que serve a Pulpectomia?
A explicação mais simples para esse procedimento é que se trata da remoção da polpa dentária infectada ou doente. O objetivo do tratamento é salvar o dente para que ele não tenha que ser extraído. A pulpectomia é semelhante a um tratamento de canal e, na verdade, costuma fazer parte das etapas desse tratamento.O que acontece quando o dente Necrosa?
Um dente necrosado é um dente sem vida, já que a lesão acontece na polpa do dente e pode acarretar em diversos problemas para o paciente que não buscar o tratamento adequado para isso. “A necrose pulpar trata-se da morte da parte viva do dente que é chamada de polpa”, explica a endodontista Sofia Cabaleiro.O que fazer quando tem exposição pulpar?
O tratamento de exposição pulpar busca a sua reparação total e formação de uma camada mineralizada que cubra totalmente a área exposta (SOUZA et al., 2007). O capeamento pulpar direto é utilizado quando há o incidente da exposição pulpar durante a remoção do tecido cariado ou após trauma.Como é feito o teste de vitalidade pulpar?
Resumo. Introdução: A determinação da vitalidade ou sensibilidade pulpar é conseguida pelo uso de testes como percussão vertical e horizontal e testes térmicos de frio e calor. Nenhum exame bucal estará completo sem a realização dos testes de vitalidade pulpar.O que é zip em endodontia?
2- Preparo do Canal Radicular: As radiografias de diagnóstico, tomadas em várias angulações, fornecem ao operador uma idéia do comprimento do dente. Essa medida recebe o nome de Comprimento Provisório de Trabalho (CPT), que servirá para orientar o profissional.Como usar EDTA no canal?
I - NA ENDODONTIA:
- Colocar uma gota de E.D.T.A. ...
- Aguardar de 2 a 3 minutos, período durante o qual o produto começa a fazer efeito, para iniciar a instrumentação. ...
- Irrigar e, se necessário, repetir a operação quantas vezes forem necessárias, aplicando nova quantidade do produto;
- Manter o canal umedecido com E.D.T.A.
O que é CRT em endodontia?
A correta determinação do comprimento real de trabalho (CRT) é um fator importante para o sucesso do tratamento endodôntico.Como saber se a polpa do dente está viva ou morta?
Se o paciente não sentir dor alguma, é sinal de que a polpa está necrosada. Se bater no dente e o paciente ainda sentir dor, é sinal de que a polpa ainda está viva e houve uma regressão. Portanto, é necessário testes térmicos para analisar a vitalidade da polpa.O que é teste de vitalidade pulpar positivo?
Os testes de vitalidade pulpar (fluxometria laser doppler e oximetria de pulso) indicam a existência de uma circulação vascular adequada, podendo ser usados em conjunto com a sondagem periodontal, percussão, palpação, mobilidade, transiluminação e testes anestésicos, no processo de diagnóstico.Como saber se tem necrose pulpar?
Em relação a necrose pulpar, é geralmente assintomática, sendo a alteração da cor da coroa dentária uma indicação de perda da vitalidade pulpar. Nos casos de diagnóstico duvidoso, o teste do preparo da cavidade (meio mecânico) será de grande valia.O que acontece se não tratar a pulpite?
Uma infecção não tratada em um dente pode se espalhar para a mandíbula ou para outras áreas do corpo (como o cérebro ou os seios nasais).Quanto tempo dura a pulpite?
Causada por alguma lesão, a pulpite aguda acontece quando a inflamação ocorre em um rápido espaço de tempo, ou seja, de forma instantânea. A dor, forte e contínua, tende a se agravar quando você se deita. A duração pode ser de 2 a 14 dias, e a região fica muito sensível a agentes externos, como a temperatura.Como remover pólipo pulpar?
O tratamento para o Pólipo Pulpar dependendo do caso em que não há como fazer restauração, devido à falta de remanescente dentário, pode ser realizado a extração e também o mais comum é o tratamento endodôntico que consiste em pulpectomia (ANILKUMAR et., 2016).O que acontece quando a polpa do dente morre?
Quando a necrose pulpar se instala, o paciente normalmente sente um incômodo ao mastigar, já que o dente fica mais sensível do que o normal, pode apresentar também uma fístula com drenagem de secreção purulenta e em casos mais severos pode ocorrer um edema em face e febre.Como saber se o nervo do dente foi atingido?
Sintomas de lesão no nervo alveolar inferior
- dormência ou formigamento na parte de baixo do queixo e lábios;
- fraqueza muscular na mandíbula, principalmente na hora de se alimentar;
- sensação de choque na região;
- dificuldade em falar, engolir ou mastigar;
- paladar modificado;