Como se pega porfiria?
Tipos de porfiriasEssas doenças raras podem ser hereditárias ou adquiridas. Na classificação hereditária, a informação genética alterada é passada do pai ou da mãe para o filho. Já a porfiria adquirida - como a porfiria cutânea tarda - é uma condição genética, mas impossível de ser transmitida para outra pessoa.
Como a porfiria se manifesta?
A porfiria aguda intermitente, que provoca dor abdominal e sintomas neurológicos, é a porfiria aguda mais frequente. Muitas pessoas nunca apresentam sintomas. Os sintomas podem incluir vômito, dor abdominal ou nas costas, fraqueza nos braços ou pernas e sintomas de saúde mental.Como é uma crise de porfiria?
As porfirias agudas causam crises intermitentes de dor abdominal e sintomas neurológicos; alguns tipos também têm manifestações cutâneas que são desencadeadas pela exposição ao sol. As crises têm muitos gatilhos, incluindo hormônios, fármacos, dietas de baixa caloria e pobres em carboidratos e ingestão de álcool.Quando suspeitar de porfiria?
Quando suspeitar de porfiria aguda? Os sintomas de uma crise de porfiria são principalmente dor abdominal, perda de força nos braços e nas pernas, perda de sensibilidade. As crises podem ser leves ou graves e a maior parte dos pacientes recupera-se completamente quando diagnosticados e tratados rapidamente.Porfiria hepática aguda: O que acontece no corpo?
Como descobrir se tenho porfiria?
Quais são os sintomas da porfiria?
- Aguda: afeta principalmente o sistema nervoso. De aparecimento rápido, podendo ser fatal. ...
- insônia;
- vômitos;
- convulsões;
- confusões mentais, alucinações, paranoia e desorientação;
- ansiedade;
- palpitações no coração;
- dor nas costas, pernas e peito;
Quais são os tipos de porfiria?
Um sistema de classificação mais simples distingue as porfirias em agudas ou cutâneas:
- Porfirias agudas: as porfirias que causam sintomas neurológicos, mentais e abdominais.
- Porfirias cutâneas: as porfirias que causam sintomas na pele quando ela é exposta à luz solar.
Que exame detecta porfiria?
A dosagem de porfirinas na urina auxilia o clínico na investigação de pacientes em que haja suspeita de porfirias agudas, com manifestações neuropsiquiátricas, ou crônicas, com sintomas cutâneos.Qual a porfirina mais comum?
Das 2 porfirias mais comuns, a porfiria intermitente aguda (PIA) é autossômica dominante; cerca de 20% dos casos de PCT são autossômicos dominantes. A prevalência da PCT é cerca de 1/10.000.Como fazer diagnóstico de porfiria?
A sintomatologia decorrente engloba sintomas cutâneos, decorrentes do acúmulo de porfirinas nas camadas mais superficiais da pele, e sintomas neuroviscerais, relacionados ao acúmulo de ALA e PBG. Para o diagnóstico de porfiria, é necessária a dosagem das profirinas nas fezes e na urina.Quem tem porfiria pode tomar dipirona?
Para combater a dor use medicamentos seguros (ver Medicação nas porfirias agudas), seguindo indicação de seu médico. Dentre outros, não use Dipirona ou Buscopan, que contém componentes porfirinogênicos.O que é porfirina na pele?
A porfiria cutânea tardia apresenta lesões cutâneas vesiculares e com crostas no dorso das mãos e outras áreas do corpo expostas ao sol. Outras características comuns incluem fragilidade da pele, com trauma menor causando formação de vesículas, hipertricose, hiperpigmentação da pele e urina escura ou avermelhada.O que é porfiria aguda no fígado?
As porfirias hepáticas agudas são doenças hereditárias monogénicas que são transmitidas de forma autossómica dominante (exceto a deficiência hereditária do ácido delta-aminolevulínico que é autossómica recessiva).Como prevenir porfiria?
Prevenção da porfiria cutânea tardiaDeve-se evitar permanentemente o consumo de bebidas alcoólicas e deve-se interromper o tabagismo. Em geral, a suplementação de estrogênio, especialmente administrada por via transdérmica em doses baixas, pode ser retomada com segurança após a remissão da doença.