A função cultural da Educação é a transmissão dos valores morais, normas sociais de uma sociedade. Exemplo: Ritos de iniciação, o Loboló. BRANDAO (1985, p. 62), a educação e a cultura estão em paralelo, isto é, nem a educação assim como a cultura não encontram-se uma dentro da outra.
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
Sabemos que é papel da escola socializar o conhecimento, mas também é dever desta atentar para as manifestações culturais como uma forma de ensinar e socializar os educandos.
As atividades culturais têm por objetivo promover a divulgação das práticas artísticas individuais e coletivas que incentivem a disseminação do interesse nas artes e propiciem o aprimoramento das habilidades artísticas entre estudantes e servidores/as do IFPR, além de difundir os aspectos dos usos e costumes locais/ ...
Entre as principais formas de atividades culturais estão a arte, a música, a dança, o teatro, a literatura, o cinema, entre outras manifestações artísticas e culturais.
São experiências que se constituem em momentos interdisciplinares, que objetivam uma educação transformadora e responsável, preocupada com a formação e identidade do cidadão e o COLUNI, com esses projetos, desempenha essa função.
Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.
Podemos considerar como elementos da cultura o idioma, a religiosidade, as festas populares, as artes, a culinária, a maneira de se vestir, entre outras coisas. Como o termo cultura tem vários significados diferentes, podemos atribuir a ele várias formas de se pensar a organização intelectual humana.
Tem o foco no desempenho dos funcionários, que são acomodados em funções dentro de uma estrutura rígida e hierárquica. Cada pessoa exerce um papel determinado e tem pouco espaço para contribuir com ideias novas.
Em resumo, a cultura é essencial para uma sociedade saudável. Ela ajuda as pessoas a se conectar, a aprender e a crescer juntas, além de promover a diversidade, a tolerância e a compreensão mútua. A valorização da cultura é fundamental para o desenvolvimento e o bem-estar de uma sociedade.
Um produtor cultural é responsável por planejar, organizar e executar eventos e projetos relacionados à cultura, como espetáculos, exposições, festivais, shows, entre outros.
Desta forma, entende-se como bens culturais ou objetos culturais todas aquelas manifestações materiais ou imateriais dotados de significações pela sociedade que os criaram.
A identidade cultural não está distante da definição de identidade, pois ela é a identificação essencial da cultura de um povo. O que um povo produz linguística, religiosa, artística, científica e moralmente compõe o seu conjunto de produção cultural.
A cultura desempenha um papel primordial na formação moral, intelectual e pessoal de cada pessoa. Ela oferece uma estrutura que permite a reflexão, o questionamento e o entendimento do mundo ao redor.
O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante.
Música, artes plásticas, dança, literatura e teatro são algumas das diversas formas de expressão que geram sensação de pertencimento, educam e podem ajudar crianças, adolescentes e adultos a se desenvolverem e terem mais oportunidades na sociedade.
Resumo. As práticas culturais são consideradas verdadeiras interações sociais, que promovem a ação entre os grupos e fortalecem laços entre os participantes. Sabe-se que o contexto escolar favorece e muito a compreensão de opiniões e pensamentos e facilita aceitar o que é diferente.
Ação Cultural Nas Escolas: Possibilidades de Atuação Para o Agente Cultural. Resumo: O papel do agente cultural estende-se para além da simples realização de atividades. Ele deve ser, antes de mais nada, um dinamizador das potencialidades culturais da comunidade onde atua.
A cultura possui tanto aspectos tangíveis - objetos ou símbolos que fazem parte do seu contexto - quanto intangíveis - ideias, normas que regulam o comportamento, formas de religiosidade.
Expressão cultural é a maneira como pessoas ou grupos difundem determinado conhecimento ou cultura utilizando atividades e manifestações de cunho artístico e que tenham um significado simbólico para a identidade de sua esfera.