A laje H8 é um produto acessível para todo o tipo de obra, proporcionado total aderência do revestimento inferior. Ainda, a laje H08 vence grandes vãos, suporta altas cargas, e tem fácil manuseio. A laje H08, por sua ampla diversidade, tem utilização residencial, industrial e comercial.
Portanto, as H12 são mais indicadas para obras que demandam maior resistência e estabilidade, como construções de edifícios de grande porte, pontes e viadutos. Já as treliças H8 são indicadas para obras de menor porte, como construções residenciais e comerciais com até dois pavimentos.
A laje h8 atende sim ao propósito, desde que os vãos livres não ultrapassem 4 metros e a sobrecarga na laje seja de até 200 kgf/m^2. Note que é bom ser evitado construir paredes apoiadas na laje.
Laje treliça TR8 são geralmente utilizadas como laje forro, vencem pequenos vãos e suportam baixas sobrecargas. Laje treliça TR10 são utilizadas tanto como laje piso quanto laje forro, quando o vão ultrapassa o limite da H8.
O uso desta espessura na laje h8 depende para ser escolhida da carga de peso e pressão que vai ser exercida sobre a cobertura depois de devidamente pronta e também dos vãos que devem ser preenchidos os quais precisam ter no máximo 4 metros.
O calculo do volume de concreto para laje treliçada modelos H8 e H12 é muito simples. Multiplica-se a área da laje (m²) por 0,08 para modelo H8 e 0,10 para modelo H12.
No caso específico abordado aqui nesse conteúdo explicativo, essa laje possui esta denominação porque conta com a capacidade de resistir a cargas e pressão ao máximo de 400 kgf por metro quadrado de construção bem como pode ser adotada com o uso de vãos contendo até 5 metros em seu tamanho geral.
Não recomenda-se colocar o Reservatório por cima da laje por conta da vazão ficar menor, e caso coloque não recomenda-se pontaletes para não causar cargas pontuais. OBS.: Quanto mais alta da laje mais vazão você terá, e que seja apoiada nas paredes. Não tem problema não. Pois a Lage h8 aguenta até 1000kilo.
A treliça H8 é uma estrutura de ferro composta por barras de aço CA-50 nervuradas, entrelaçadas e soldadas em forma de "H", com uma altura nominal de 8 cm.
Qual a melhor treliça para laje? A Treliça Gerdau é fabricada com aço CA-60 nervurado, que confere melhor aderência do produto ao concreto. Desse modo, as treliças têm alta capacidade de vencer grandes vãos e suportar cargas elevadas com toda a segurança.
A laje H12, também chamada H12x25, é mais espessa e resistente. Ela possui uma altura de 12 cm sendo recomendada quando for necessário suportar cargas mais pesadas ou vãos maiores. Afinal, a laje H12 tem uma capacidade de carga maior do que a laje H8 devido à sua espessura maior.
Em geral, a Concresuper utiliza-se da seguinte relação de alturas equivalentes para basear o consumo de concreto nesse tipo de estrutura: H8 = 0,06m; H12 = 0,08m; H16 = 0,10m; H20 = 0,13m.
As lajes de EPS não quebram facilmente como a cerâmica. Além do mais, o EPS é mais fácil de cortar e trinca menos, logo há menos desperdício de peças. Em comparação às lajotas de cerâmica, há uma economia com concreto, aço, escoramentos, mão de obra, e diminuição de reposição de peças.
Descrição do Produto. Indicada para alvenaria de vedação, a Lajota da Cerâmica Básica está disponível em oito modelos: Lajota H5 – Piso, Lajota H6, Lajota H7, Lajota H8, Lajota H10, Lajota H12, Lajota H16 e Lajota H20. O consumo por m² é de 12, 17 ou 20 peças, de acordo com o modelo.
/ * O valor de 0,43 é referente a medida da lajota que definirá o espaço entre os trilhos. Em caso de várias medidas diferentes, o cálculo é feito individualmente e somado no final. Ex.: 1.72 x 2.2 = 4 isopores / ISOPORES JÁ INCLUSOS.
Um dos métodos utilizados para verificar a capacidade de carga de uma laje é a prova de carga. A prova de carga consiste em aplicar uma carga conhecida à laje e monitorar sua resposta. Se a laje suportar a carga sem apresentar danos, então ela é considerada segura.
Construída na posição horizontal, a viga é uma estrutura utilizada para dar sustentação à laje e distribuir o peso da cobertura para as colunas, garantindo assim a estruturação da construção como um todo.
Quem mora em apartamento precisa descobrir quanto peso a laje agüenta por metro quadrado. "Por norma, esse valor é de, no mínimo, 150 kg/m2. As cargas precisam ser bem distribuídas", explica Lezental.