A execução de modelos que apresentam furos, rasgos, espigas, canais, partes arredondadas etc., requer a determinação do centro desses elementos. Assim, a linha utilizada em desenho técnico para indicar o centro desses elementos é chamada de linha de centro, representada por uma linha estreita de traço e ponto.
A linha ou traço pode ser definido como o rastro que um ponto deixa ao ser deslocar no espaço, ou como uma sucessão de pontos, muito juntos uns aos Page 2 outros. Pode ser grossa, fina, colorida, contínua, firme, fraca, interrompida, etc.
A LINHA É UM DOS ELEMENTOS DAS ARTES VISUAIS, E COM ELA PODEMOS CRIAR VÁRIAS COISAS. O PONTO É O ELEMENTO MAIS BÁSICO E AO COLOCAR VÁRIOS PONTOS UM AO LADO DO OUTRO (PEQUENOS PONTOS LADO A LADO) CONSEGUIMOS UMA RETA.
A linha é o segundo elemento das artes visuais, ela é obtida através de infinitos pontos ou o rastro de um ponto. Quando se coloca um ponto em movimento, ele forma a linha. Linha é uma sucessão de pontos em movimento sobre a superfície. Quando duas linhas se encontram, formam um plano.
Em Matemática, particularmente na Geometria e na Topologia, um ponto é uma noção primitiva pela qual outros conceitos são definidos. Um ponto determina uma posição no espaço. Na Geometria, pontos não possuem volume, área, comprimento ou qualquer dimensão semelhante. Assim, um ponto é um objeto de dimensão 0 (zero).
O que é representado através da linha de traço e ponto Grossa?
A linha traço e ponto grossa, conforme a NBR 8403, é utilizada para representar linhas de corte ou planos de corte em desenhos técnicos. Essas linhas indicam onde o objeto foi "cortado" para mostrar uma seção interna detalhada no desenho.
Quais são os 3 elementos principais na interpretação do desenho técnico?
Para entender o conceito de vista em desenho técnico, precisamos falar rapidamente sobre três elementos: o objeto, o observador e o plano de projeção. O objeto nada mais é do que o objeto que será representado no desenho.
O traço, do ponto de vista da semiótica, entende o desenho segundo um sistema no qual cada signo ocupa uma posição específica e se relaciona com os outros signos pertencentes a este conjunto; um modo de apreender a realidade em um sistema de signos linguístico visual.
O traço é um termo utilizado na área da construção civil para se referir à mistura de materiais como cimento, areia, água e aditivos, que resulta em uma pasta utilizada para a confecção de elementos estruturais, como paredes, lajes, vigas e pilares.
O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima. Quando fazemos uma marca, seja com tinta, com uma substância rígida como um bastão, pensamos nesse elemento visual como um ponto de referência ou um indicador de espaço.
O travessão é um sinal de pontuação representado por um traço na horizontal (–) maior que o hífen e que tem como finalidade indicar o discurso direto ou enfatizar trechos intercalados de textos, substituindo o papel da vírgula.
Com o ponto final, entende-se que uma oração declarativa ou imperativa foi finalizada. Após o ponto final, a primeira palavra da oração seguinte se inicia em letra maiúscula, podendo ser na mesma linha ou em outra linha, iniciando um novo parágrafo. Nesses casos, o ponto final também é chamado de ponto parágrafo.
Já a linha pontilhada representa ligações com objetos ou processos externos, como exemplo temos ligações entre pools ou com base de dados externas . Vale observar que na notação BPMN a linha pontilhada também pode ser usada para fazermos anotações ou comentários complementares dentro do processo.
Quais são os tipos de linhas usadas no desenho técnico?
1) arestas e contornos visíveis (linha contínua larga, tipo de linha A); 2) arestas e contornos não visíveis (linha tracejada, tipo de linha E ou F); 3) superfícies de cortes e seções (traço e ponto estreita, larga nas extremidades e na mudança de direção; tipo de linha H);
Linhas de Cota – são linhas retas ou arcos, normalmente com setas na extremidade, a traço contínuo fino, paralelas ao contorno do elemento cuja dimensão define. Setas – as setas (ou flechas) são terminações da Linha de Cota.
1) arestas e contornos visíveis (linha contínua larga, tipo de linha A); 2) arestas e contornos não visíveis (linha tracejada, tipo de linha E ou F); 3) superfícies de cortes e seções (traço e ponto es- treitos, larga nas extremidades e na mudança de direção; tipo de linha H);
Conceitualmente a linha é o ponto em movimento, por esse motivo uma sequência de pontos próximos dão ideia de linha. Como elemento visual a linha pode ter cor, textura, comprimento e largura. A linha é um elemento secundário, pois tem como origem o ponto. A linha possui posição e direção limitadas por pontos.
O ponto é a base de toda a Geometria, pois é a partir de conjuntos deles que são formadas as figuras geométricas. Usualmente representamos o ponto com um “pingo” ou uma bolinha, mas é importante saber que isso é apenas uma representação geométrica. Os pontos são usados para representar localizações no espaço.
O ponto é usado para indicar uma pausa completa que encerra o enunciado com uma entonação neutra, seja ela afirmativa, seja negativa. Quando o ponto encerra um período completo ou um texto, ele é chamado de ponto-final.