O demirromântico é uma forma de orientação sexual caracterizada pela atração romântica atrasada. Quando alguém é demirromântico, não experimenta uma típica atração romântica por outra pessoa até que uma conexão emocional seja desenvolvida de antemão.
Demirromântico: As pessoas que se identificam como demirromânticas geralmente não sentem atração romântica por pessoas com quem não têm um forte vínculo emocional.
Os arromânticos são pessoas que não sentem interesse romântico por outras pessoas. Podem gostar de sexo (ou não), podem ter relacionamentos sérios ou superficiais, podem ser héteros, gays, bi, trans...
Pessoas litorromânticas podem vivenciar a atração romântica por uma pessoa, porém com a condição de não-reciprocidade; isto é, no momento em que a pessoa retribuir esse sentimento, a atração romântica pode diminuir, sumir completamente ou se transformar em algum outro tipo de atração.
Demisexualidade é uma orientação sexual reconhecida em pessoas que são fisicamente incapazes de se sentir sexualmente atraídas por outra sem estabelecer uma forte conexão emocional com elas primeiro. O termo vem de estar "a meio caminho entre" sexual e assexual, diz a Asexual Visibility and Education Network.
O que é Demirromântico? | litorromântica | Resumo Animado
Como é namorar uma pessoa Aroace?
A maioria das pessoas arromânticas não se apaixonam. Elas podem ou não gostar de atividades frequentemente vistas como românticas (como beijar), se sentirem desconfortáveis com romance, serem solteiras, ter um parceiro ou serem casadas - essas são características individuais que variam entre as pessoas arromânticas.
É o que explica Alexander Bez, psicólogo especializado em relacionamentos. Ele aponta que os principais sinais que indicam a arromanticidade são a falta de sentimentos ou atração romântica; falta de necessidade de ter um relacionamento romântico; ou mesmo a aversão ao romance.
Os assexuais, ou apenas “ace”, representam a letra 'A' da sigla LGBTQIA+, assim como os arromânticos. Assexuais são pessoas que podem não sentir atração sexual, sentem pouca atração ou só possuem atração depois que um vínculo emocional é formado com alguém, podendo demorar meses ou anos.
Aroace (ou acearo, mistura de ace com aro) é comumente um termo diminutivo para abarcar assexuais arromânticos, sendo ace uma abreviação de assexualidade e empréstimo léxico de ás em inglês. Aloaro (do inglês, alloaro) é uma abreviatura comum para quem é alossexual e arromântico.
Os arromânticos, também conhecidos como “aro”, são sujeitos que não costumam sentir atração romântica e não têm grande interesse em relacionamentos amorosos.
Demissexual é uma identidade dentro do espectro da orientação sexual. É quando uma pessoa só desenvolve atração sexual por alguém após estabelecer uma conexão emocional profunda com essa pessoa. Os demissexuais geralmente não sentem atração sexual imediata ou baseada apenas em aparência física.
"É uma orientação sexual de pessoas que não têm interesse pela prática sexual com uma outra pessoa, mas que podem ter o interesse romântico. Essas pessoas mantêm o desejo de estar na companhia de alguém, de ter compromissos, de ir ao cinema, de sair, de receber presentes e tudo mais, mas não o interesse sexual.
Uma pessoa arromântica pode ter qualquer orientação sexual, ou seja, ser hétero, gay, bi, pan, etc. Além disso, não necessariamente é solteira e se relaciona apenas de forma superficial, podendo ter relacionamentos sérios como namoro ou casamento; Assexualidade e arromanticidade não são a mesma coisa!
Homossexual / Homorromântico — se refere a atração sexual/romântica pelo mesmo gênero. Ex.: homens que se atraem por outros homens; mulheres que se atraem por outras mulheres. Bissexual / Birromântico — se refere a atração sexual/romântica por mais de um gênero.
Aroace é a abreviação usada para se referir a pessoas que se identificam como arromânticas e assexuais, sexualidades e romanticidades que estão presentes na letra A em LGBTQIAPN+. Pessoas aroace não sentem atração sexual nem romântica.
O demirromântico é uma forma de orientação sexual caracterizada pela atração romântica atrasada. Quando alguém é demirromântico, não experimenta uma típica atração romântica por outra pessoa até que uma conexão emocional seja desenvolvida de antemão.
A sapiossexualidade se refere a pessoas que sentem atração sexual ou emocional por alguém com base em sua educação ou inteligência. Nesse sentido, uma boa conversa e a troca de conhecimento agem como o principal - se não o único - agente responsável pela criação do afeto da pessoa sapissexual por uma outra pessoa.
Pessoas grayssexuais, grey-assexuais, cinzassexuais, grissexuais, etc. fazem parte do espectro assexual. São pessoas que só sentem atração sexual com pouca frequência, de forma condicional e/ou de forma fraca.
“Uma pessoa arromântica é alguém que se identifica como tendo pouco ou nenhum interesse, desejo ou experiência de atração romântica por outras pessoas”, explica Jesse Kahn, diretor e terapeuta sexual do Centro de Terapia Sexual e de Gênero de Nova York, Estados Unidos.
Aromaticidade é uma propriedade química na qual certos sistemas são mais estáveis do que deveriam ser, são mais simétricos do que se presumia e apresentam característica magnética peculiar.
Pessoas arromânticas não necessariamente possuem bloqueios emocionais e, quando possuem, não tem qualquer vínculo com a sua arromanticidade; e pessoas com bloqueios emocionais não são pessoas frias, mas passaram por um trauma e precisam de ajuda.
A arromanticidade estrita é caracterizada por pessoas que não sentem atração romântica de nenhuma forma, sob nenhuma circunstância. É uma das microidentidades mais conhecidas quando se fala sobre o espectro arromântico, mas também é marginalizada e rodeada por mitos.