o Variáveis quantitativas contínuas – quando resultam de um número infinito de valores possíveis que podem ser associados a pontos em uma escala contínua, de modo que não haja lacunas ou interrupções. Por exemplo, o peso de um pacote de arroz e o comprimento de um parafuso constituem variáveis contínuas.
Em resumo, a diferença entre as variáveis quantitativas discretas e contínuas é que as variáveis discretas têm valores finitos e limitados, enquanto as variáveis contínuas têm valores infinitos e podem ser medidos em escalas infinitamente pequenas.
Para distinguir uma variável contínua de uma variável discreta, você precisa verificar se os valores possíveis podem ser contados ou medidos. Se a variável pode assumir apenas valores inteiros e finitos, ela é discreta. Se a variável pode assumir valores infinitos em um intervalo específico, ela é contínua.
Variáveis contínuas, características mensuráveis que assumem valores em uma escala contínua (na reta real), para as quais valores fracionais fazem sentido. Usualmente devem ser medidas através de algum instrumento. Exemplos: peso (balança), altura (régua), tempo (relógio), pressão arterial, idade.
As variáveis quantitativas são aquelas que podem ser medidas numericamente e expressam uma quantidade ou magnitude. Elas podem ser contínuas, quando assumem valores em um intervalo contínuo (por exemplo: 1.2, 0.5, -3.1), ou discretas, quando assumem apenas valores inteiros (por exemplo: 1, -5, 7).
Uma variável originalmente quantitativa pode ser coletada de forma qualitativa. Por exemplo, a variável idade, medida em anos completos, é quantitativa (contínua); mas se considerar-se apenas faixas etárias (0 a 5 anos, 6 a 10 anos, etc.), passa a ser qualitativa (ordinal).
Variáveis aleatórias contínuas são aquelas que podem assumir quaisquer valores dentro de um intervalo, assim podemos dizer que elas não podem ser enumeradas (contadas), como por exemplo, a altura.
O número de automóveis que tem uma pessoa é uma variável discreta. Um homem pode ter, por exemplo, um automóvel, dois automóveis ou três automóveis, só para citar algumas possibilidades. Mas não pode ter 1,6 automóveis nem 2,8 automóveis.
Desse sentido de ser separado, distinto, vem o uso de discreto referindo-se a quem sabe guardar um segredo, é prudente, circunspecto, recatado, modesto, não se faz sentir com intensidade, é pequeno. Já contínuo vem de con-tenere (ter junto, manter unido, segurar).
Variável nominal: quando não existe nenhuma ordenação nas possíveis representações. Exemplos: sexo, cor dos olhos, cor do cabelo, fumante/não fumante. Variável ordinal: quando apresentam uma ordem nos seus resultados. Exemplos: escolaridade (1, 2, 3 graus), mês de observação (janeiro, fevereiro, …, dezembro.)
Já variáveis como número de filhos e salário têm como possıveis respostas um número, um valor, uma quantidade, e portanto s˜ao chamadas de variáveis quantitativas.
São exemplos de variáveis discretas e variáveis contínuas respectivamente?
Discretas: são as variáveis que se apresentam como um número finito ou infinito contável, são valores inteiros. Exemplos: número de irmãos. Contínuas: apresentam valores em uma escala contínua. Normalmente necessitam de um instrumento para serem medidas.
Variáveis Quantitativas são aquelas em que as possíveis realizações (resultados) são números resultantes de uma contagem ou mensuração. Por exemplo: número de filhos, salário, estatura, peso, pressão sanguínea etc.
Variáveis qualitativas – são aquelas cujos valores podem ser separados em diferentes categorias que se distinguem por alguma característica não numérica. Por exemplo: sexo (masculino e feminino), cor dos cabelos (preto, loiro, ruivo, castanho, etc).
De maneira geral, as variáveis podem ser divididas em dois grandes grupos: as quantitativas e as qualitativas. Essas são as classificações mais utilizadas em pesquisas de mercado.
As variáveis aleatórias discretas são aquelas variáveis aleatórias que vão ter um valor definido, um valor bem definido que eu posso escolher. Por exemplo, vai ser 1, 2, 3, 4.
Quando estamos trabalhando com uma variável discreta que assume poucos valores, podemos dar a ela o mesmo tratamento dado às variáveis qualitativas ordinais, assumindo que cada valor é uma classe e que existe uma ordem natural nessas classes.
As variáveis quantitativas são numéricas, ou seja, representam uma quantidade mensurável. As variáveis quantitativas são classificadas como: Discreta: são as variáveis que não permitem o uso de valores intermediários ou decimais. Contínua: Neste tipo de variáveis podem ser encontrados valores intermediários.
No método quantitativo, há a coleta e análise de dados numéricos, gerando resultados que podem ser mensurados, ou seja, que sejam objetivamente organizados. Ele tem um caráter dedutivo, o que significa que as análises caminham a partir da interpretação direta dos dados.
Que tipo de variável não se pode calcular a média?
Nas variáveis ordinais, como não é possível calcular médias ou desvios-padrão, para avaliar o grau de dispersão, poder-se-á calcular a Amplitude interquartil e o Desvio-quartil.