O que é variação linguística e exemplos?
São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.O que é uma variação linguística social?
Variação social (diastrática)Essa variação linguística se refere aos hábitos e culturas de diferentes grupos sociais, e isso inclui gírias próprias, como por exemplo, um grupo de skatistas, que utiliza jargões e gírias como irado, maneiro, insano, a fim de representar algo legal.
O que é a variação linguística geográfica?
- Variação linguística geográfica ou regional refere-se a diferentes estilos vocabulares e sintáticos que existem entre regiões. Por exemplo: “afasta”, no Sul e “arreda”, no Norte de Minas Gerais. Outro exemplo, “mandioca”, no Sudeste; “macaxeira”, “abóbora” ou “jerimum”, no Nordeste.O que é variação Diastrática exemplos?
Variações diastráticasSão aquelas variações que ocorrem em virtude da convivência entre os grupos sociais. Como exemplo podemos citar a linguagem dos advogados, dos surfistas, da classe médica, entre outras.
Variação Linguística [Prof Noslen]
O que é variação histórica exemplo?
Variação linguística histórica é aquela que sofre transformações ao longo do tempo. Como por exemplo, a palavra “você”, que antes era “vosmecê” e que agora, diante da linguagem reduzida no meio eletrônico, é apenas “vc”. O mesmo acontece com as palavras escritas com ph, como era o caso de pharmácia, agora, farmácia.O que linguagem histórica?
Linguística histórica (ou linguística diacrônica) é a disciplina linguística que estuda o desenvolvimento histórico de uma língua - como ela surgiu, quais línguas influenciaram sua estrutura e uso, as mudanças que sofreu ao longo do tempo e o porquê dessas mudanças, etc.Quais são as variações regionais?
Variação regional ou diatópicaPodem ser identificadas em sotaques, dialetos, falares, pronúncias e até mesmo na construção de diferentes palavras para os mesmos conceitos. Um exemplo é o antigo debate biscoito versus bolacha, duas formas distintas de chamar um mesmo alimento em diferentes estados brasileiros.
O que é uma variação linguística situacional?
As variações situacionais representam as variações que se estabelecem em função do contexto comunicativo, ou seja, a ocasião é que determina a maneira como nos dirigimos ao nosso interlocutor, se deve ser formal ou informal.O que é variação linguística etária?
A variação linguística e a variável faixa etáriaHá diferenças marcantes entre a linguagem dos idosos, dos adolescentes e das crianças, mostrando diferenças de acordo com as faixas etárias dos falantes, na mesma região, e em faltantes de uma mesma cultura.
O que é uma variação cultural?
A variação cultural é um conceito que se refere às diferenças e diversidades existentes entre os grupos humanos em termos de comportamento, crenças, valores, costumes, tradições, linguagem, arte e outros aspectos culturais.O que se entende por variação de estilo?
As variações estilísticas remetem ao contexto que exige a adaptação da fala ou ao estilo dela. Aqui entram as questões de linguagem formal e informal, adequação à norma-padrão ou despreocupação com seu uso.O que é variação linguística temporal?
A variação linguística histórica (temporal ou diacrônica) tem a ver com as mudanças que uma língua sofre ao longo do tempo. Como exemplo, podemos apontar as expressões que deixaram de existir, seja porque novas surgiram ou porque elas se transformaram com a ação do tempo.O que é uma variação social?
Assim sendo, variação social são variações que ocorrem de acordo com os hábitos e cultura de diferentes grupos sociais. Este tipo de variação ocorre porque diferentes grupos sociais possuem diferentes conhecimentos, modos de atuação e sistemas de comunicação.O que é variação linguística diacrônica?
Variação diacrônica (variação histórica)A variação diacrônica é resultado da passagem do tempo, já que a língua está em constante modificação, pois os falantes são criativos e procuram novas expressões para comunicarem-se de forma mais efetiva.
O que é uma linguagem regional exemplos?
A linguagem regional está relacionada com as variações ocorridas, principalmente na fala, nas mais variadas comunidades linguísticas. Essas variações são também chamadas de dialetos. O Brasil, por exemplo, apresenta uma imensa variedade de regionalismos na fala dos usuários nativos de cada uma de suas cinco regiões.O que é uma variação linguística geográfica?
São aquelas que demonstram a diferença entre as falas dos habitantes de diferentes regiões do país, diferentes estado e cidades. Por exemplo, os falantes do Estado de Minas Gerais possuem uma forma diferente em relação à fala dos falantes do Rio de Janeiro.O que é variação histórica e exemplos?
Exemplos de variações históricasBons exemplos de variação linguística histórica são a remoção do uso do “ph” de algumas palavras, como pharmácia (forma antiga), que se tornou farmácia (forma atual) e a diminuição de vossa mercê (forma antiga) — que hoje só vemos em séries e novelas de época — para você (forma atual).