utm_source_platform : a plataforma responsável por direcionar o tráfego para uma determinada propriedade do Google Analytics (como uma plataforma de compra que define orçamentos e critérios de segmentação ou uma plataforma que gerencia dados de tráfego orgânico).
Uma UTM é um código adicionado à URL de destino. Ou seja, uma extensão da URL original, com alguns parâmetros que identificam como uma tag de rastreamento. Ela define a fonte (source), o intermediário (medium), a campanha (campaign), o termo (term) ou o conteúdo (content) que envia tráfego à página de destino.
UTMs (Urchin Tracking Modules) são parâmetros de URL normalmente usados em contextos de marketing para rastrear o tráfego que chega às páginas do site.
Para criar URLs personalizadas por meio dos parâmetros UTM você deve seguir acesse o Construtor de URLs do Google. Uma vez feito isso, é necessário preencher o formulário do Google Analytics com cada um dos campos do parâmetro UTM.
Aprenda tudo sobre Parametrização de URL no Analytics (UTM) + Bônus
Como usar o UTM?
Como criar uma UTM?
Defina os parâmetros UTM: Decida quais informações você deseja rastrear, lembrando que os parâmetros UTM devem incluir obrigatoriamente a Source (Origem), Medium (Mídia) e Campaign (Campanha), como explicamos acima. ...
Para ver as coordenadas UTM, selecione: ferramentas / Opções. Conforme mostrado na imagem, a opção Universal Traverso de Mercator está selecionada na guia Visualização 3D. Assim, ao visualizar um dado, veremos que na parte inferior estão as coordenadas no formato UTM.
O sistema de projeção UTM é o mais utilizado no Brasil. Sua amplitude é de 6º de longitude, formando um conjunto de 60 fusos UTM no recobrimento terrestre total. Os fusos são numerados a partir do Anti-meridiano de Greenwich (longitude -180º) e de oeste para leste.
Normalmente as coordenadas UTM são expressas em metros. O eixo E (Easting) representa a coordenada no sentido leste-oeste e o eixo N (North- ing) representa a coordenada no sentido norte-sul. Para evitar coordenadas negativas, é atribuído o valor 500.000 m ao meridiano central.
A métrica nada mais é do que uma informação exata pertinente ao analista. Meta é aquilo que se pretende alcançar dentro de determinado período de tempo. É um conceito mais intuitivo, entretanto, que acaba gerando certas dúvidas.
Um recurso que usa programas de acompanhamento de sites, como o Google Analytics, para adicionar automaticamente um parâmetro aos seus URLs. O objetivo desse processo é ajudar você a monitorar as conversões off-line e gerar relatórios sobre o desempenho do anúncio.
Pronto, mas o que são as URLs Parametrizadas? São links gratuitos, que usa de códigos implementados para “taguear” uma URL e extrair informações de tráfego dos usuários que a visitaram. Ou seja, é como se o tráfego fosse rastreado por essas URLs.
Taguear, significa incluir marcações na URL para que o Google Analytics possa identificar e exibir da forma correta. Para criar essas marcações de URL ou taguear os links, é necessário utilizar o** URL Builder**. URL Builder é a ferramenta do Google Analytics para marcações de URL.
Link traqueado é um link com um código de rastreamento, onde o anunciante consegue ver através desse código que está no link todas as vendas que os afiliados dele geram. Esse código também é chamado de tracking.
Não é possível utilizar as coordenadas UTM de modo padrão no Google Maps ou Earth. Você pode visualizar as coordenadas dos locais e corverte-las utilizando algum serviço de conversão.
Um sufixo de URL final pode ser aplicado aos níveis da conta, campanha, anúncio, grupo de anúncios, segmentação dinâmica de anúncios e palavra-chave. Este artigo contém instruções sobre como adicionar um sufixo de URL final a esses diferentes níveis.
O que é necessário para criar uma meta no Google Analytics?
Na coluna VISTA, clique em Metas. Clique em + NOVA META ou Importar da galeria para criar uma meta ou clique em uma meta existente para editar a configuração dela. Observação: se as opções + NOVA META e Importar da galeria não aparecerem, significa que você já criou a quantidade máxima de 20 metas para a vista atual.
UTM (Urchin Tracking Module ou Módulo de Rastreamento Urchin) são links de rastreamento que adicionam extensões específicas ao final de cada link para entender a origem do tráfego. Através da UTM, é possível saber onde foi publicado e qual o conteúdo e campanha veiculados a determinado link.
O DATUM disponibiliza o ponto de referência a partir da representação gráfica dos paralelos e meridianos. A diferença de um DATUM para o outro estão baseadas em modelos matemáticos distintos da forma e dimensões da Terra, bem como da projeção representada.
Como calcular a distância entre dois pontos com coordenadas UTM?
Para calcular o comprimento desse segmento de reta, utilizamos uma fórmula deduzida do teorema de Pitágoras. Dados os pontos A(xA, yA) e B (xB, Yb), para calcular a distância entre esses dois pontos, utilizamos a fórmula dAB² = (xB – xA)² + (yB – yA)².