Ela enfatiza o papel mediador da cultura, particularmente da linguagem, no desenvolvimento de funções mentais superiores na ontogênese e filogênese. Nos anos trinta Luria, deu continuidade ao seu trabalho com as expedições para pesquisas de neuropsicologia e cultura na Ásia Central.
Luria pensou o Sistema Nervoso Central como estruturado hierarquicamente de uma forma vertical. As estruturas inferiores serviriam de base para as atividades das estruturas superiores. O funcionamento adequado das estruturas superiores, portanto, dependeria do funcionamento das estruturas inferiores.
Fundamentado em seus estudos sobre a questão da organização das funções psicológicas feitos com sujeitos intactos e lesionados, Luria explora o cérebro como um sistema biológico aberto, em constante interação com o meio físico e social em que o sujeito está inserido.
Qual o estudo de Luria que teve contribuição com a educação?
Luria buscou explorar as estruturas cerebrais e os processos psíquicos do complexo cérebro- mente, partilhando a teoria histórico-social da aprendizagem com Vygotsky e enfatizando que a construção da mente humana ocorria a partir das interações entre sujeito, SN, mente e meio social.
Em síntese, a teoria de Luria propõe que a primeira unidade funcional regula o tono, a vigília e os estados mentais; a segunda unidade obtém, processa e armazena as informações que chegam do mundo exterior e a terceira unidade se encarrega de programar, regular e verificar a atividade mental.
A relevante teoria de Luria para a Neuropsicologia
O que é abordagem luriana?
Em síntese, a Habilitação e Reabilitação Neuropsicológica Luriana é uma intervenção não farmacológica praticada pelo profissional especialista e que tem como principais objetivos: Diminuir as dificuldades cognitivas e comportamentais acima citadas de acordo com a queixa do paciente e de acordo com os achados na ...
Quem foi Luria e qual sua contribuição para a psicomotricidade?
Alexander Romanovich Luria foi um famoso psicólogo soviético especialista em psicologia do desenvolvimento e agrupou as bases psicomotoras em unidades Page 9 funcionais ou neuroblocos, a primeira composta pela tonicidade e o equilíbrio, a segunda composta pela noção de corpo, lateralidade e estruturação espaço-temporal ...
As principais realizações científicas de A.R. Luria estão na ampla área de neuropsicologia, com importantes contribuições para o estudo do dano cerebral em adultos. Seus estudos sobre percepção e perda de memória são conhecidos em todo o mundo, sendo referência para vários neurolinguistas.
Por fim, Javier de Felipe Oroquieta fez um resumo sobre a história de Santiago Ramón y Cajal, homenageado por seu papel de “pai da neurociência moderna”. “Ele desenvolveu uma nova forma de pensar como funciona o sistema nervoso”, afirma Oroquieta.
Qual a função da terceira unidade funcional de Luria?
A terceira unidade funcional, responsável pela programação, regulação e verificação da atividade consciente do homem, está localizada nas regiões anteriores dos hemisférios, anterior ao giro pré-central.
A percepção é explicada por Skinner através do conceito de comportamento perceptivo – um comportamento complexo que se inter-relaciona com muitos outros.
Fundamentado em seus estudos sobre a questão da organização das funções psicológicas feitos com sujeitos intactos e lesionados, Luria explora o cérebro como um sistema biológico aberto, em constante interação com o meio físico e social em que o sujeito está inserido.
Que forma são constituídas as regiões cerebrais segundo Luria?
O neuropsicólogo Alexandre Luria é um dos pioneiros a descrever tal processo. Luria teorizou, em 1981, que as estruturas cerebrais envolvidas no processo de atenção seriam a formação reticular, a parte superior do tronco encefálico, o córtex límbico e a região frontal.
O termo neuropsicologia foi utilizado pela primeira vez em 1913 em uma conferência proferida por Sir William Osler, nos Estados Unidos (Bruce, 1985, citado em Mäder, 1996). Apareceu ainda como um subtítulo na obra de 1949 de Donald Hebb chamada The Organization of Behavior: A Neuropsychological Theory.
Conforme reconhecido pelo CFP, a atuação em neuropsicologia compreende três atividades principais, são elas: avaliação neuropsicológica, reabilitação neuropsicológica e pesquisa.
O neuropsicólogo russo Alexander Romanovich Luria (Figura 1), viveu no século passado, tendo sido especialista em psicologia do desenvolvimento. É considerado o pai da Neuropsicologia moderna, sendo inclusive o criador deste termo.
Consideramos a neuropsicologia como a ciência que tem por objeto o estudo das relações entre as funções do sistema nervoso e o comportamento humano (Luria, 1966). Através dela podemos compreender os processos mnemônicos, perceptivos, de aprendizado e de solução de problemas, dentre outras atividades cognitivas.
Henry Wallon (1879-1962), médico, psicólogo e pedagogo, é provavelmente, o grande pioneiro da psicomotricidade, vista como campo científico. Segundo Fonseca (1988), forneceu observações definitivas acerca de desenvolvimento neurológico do recém-nascido e da evolução psicomotora da criança.
A psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto, o afeto. E é estruturada por três pilares: o querer fazer (emocional) – sistema límbico, o poder fazer (motor) – sistema reticular, o saber fazer (cognitivo) – córtex cerebral.
O termo Psicomotricidade surgiu no início do século XIX, com o desenvolvimento e as descobertas da neurofisiologia, começa a constatar-se que há diferentes disfunções graves sem que o cérebro esteja lesionado ou sem que a lesão esteja claramente localizada.