Em estatística, uma variável é um atributo mensurável que tipicamente varia entre indivíduos de uma população. As variáveis podem ser classificadas em quantitativas e qualitativas. As variáveis quantitativas se caracterizam por ser numericamente mensuráveis, como idade, altura, peso.
Variável é a característica de interesse que é medida em cada elemento da amostra ou população. Como o nome diz, seus valores variam de elemento para elemento. As variáveis podem ter valores numéricos ou não numéricos.
Variável pode ser entendida como uma classificação ou uma medida; uma quantidade que se altera em cada caso ou unidade de estudo. Uma propriedade no objeto de estudo que pode ser medida e enumerada. Variável é, convencionalmente, um elemento representante do conjunto de todos os resultados possíveis de um fenômeno.
VARIÁVEIS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS ✅ INTRODUÇÃO À ESTATÍSTICA
O que é variável é exemplo?
Por outras palavras, uma variável é um símbolo que representa um elemento não especificado de um determinado conjunto. Este conjunto é denominado conjunto universal da variável ou universo da variável, e cada elemento do conjunto é um valor da variável. Por exemplo: x é uma variável do universo {2, 4, 6, 8}.
As variáveis da matemática são símbolos, muitas vezes letras, que representam diferentes valores em diversas situações. Elas nos ajudam a compreender e a resolver problemas com valores que variam.
O que são variáveis em pesquisas, exatamente? Variáveis são características a serem estudadas de cada elemento da população em uma pesquisa de mercado. São as informações ou atributos que se deseja mensurar em um estudo, tais como qualidades, quantidades, faixa etária, gêneros ou tipos de determinada coisa.
As variáveis nos estudos estatísticos são os valores que assumem determinadas características dentro de uma pesquisa e podem ser classificadas em qualitativas ou quantitativas.
Dizemos que uma variável y é função de outra variável x, quando y = f(x), isto é, cada valor do domínio x corresponde a um ou mais valores em y. Exemplos: A área do círculo é uma função do seu raio.
Uma variável é uma forma de armazenar valores. Para usar uma variável, precisamos declará-la—para que o programa a reconheça—e atribuir algo a ela—para que o programa saiba que valor estamos armazenando na variável.
Variável é um conceito da matemática aplicado em muitas informações produzidas pela nossa sociedade. Surge a partir das comparações de dados extraídos de experiências que investigam um determinado tipo de medida.
Uma variável possui nome, tipo e conteúdo. O nome de uma variável deve ser único, isto é, identificar, de forma única, a variável no algoritmo. O tipo de uma variável define os valores que podem ser armazenados na variável. O conteúdo de uma variável é o valor que ela armazena.
Variáveis Quantitativas Contínuas: As variáveis quantitativas contínuas são aquelas que podem assumir um número infinito de valores dentro de um intervalo específico. Não há interrupções ou lacunas nos valores possíveis. Alguns exemplos comuns incluem idade, altura, temperatura e peso.
As variáveis podem ser classificadas em quantitativas e qualitativas. As variáveis quantitativas se caracterizam por ser numericamente mensuráveis, como idade, altura, peso. Estas podem contínuas quando assumem valores pertencentes a um intervalo de números reais como, por exemplo, estatura e peso.
Variáveis qualitativas – são aquelas cujos valores podem ser separados em diferentes categorias que se distinguem por alguma característica não numérica. Por exemplo: sexo (masculino e feminino), cor dos cabelos (preto, loiro, ruivo, castanho, etc).
Uma variável é uma área de memória reservada para armazenar um valor específico, identificada por um nome único. O valor atribuído a uma variável pode ser de qualquer tipo de dados. As constantes são valores que não podem ser alterados durante a execução do programa.
Quando declaramos uma variável em um programa, estamos na verdade definindo e reservando um espaço na memória para armazenar o valor que aquela variável conterá em determinado tempo de execução do programa.
Cabe, portanto, ressaltar que as palavras variáveis são aquelas que sofrem variações em sua forma, o que resulta nas chamadas desinências nominais de gênero e de número, bem como nas desinências verbais, de modo, tempo, número e pessoa.
Em matemática elementar, uma variável é um símbolo (geralmente uma única letra) que representa um número arbitrário, não totalmente especificado ou desconhecido. Na definição de Serrasqueiro, "Diz-se que uma quantidade x é variável quando passa por diferentes estados de grandeza."