Não mantêm a regularidade ao longo da conjugação, pois o radical sofre modificações, não seguindo o modelo da conjugação que os verbos regulares seguem. Caber (caibo/cabe/coube), Dar (dou, dá, dei), Dizer (digo, diz, disse, direi), Querer (quero, quis, quererei), Ouvir (ouço, ouve) e Trazer (trago, trouxe).
Verbos regulares são verbos que, ao serem conjugados, não sofrem modificação em seu radical e mantêm a mesma desinência do verbo paradigma, ou seja, acabado em -AR (primeira conjugação), -ER (segunda conjugação) ou -IR (terceira conjugação).
Verbo regular é aquele que não apresenta em sua conjugação nenhuma mudança no radical. Verbo irregular é aquele que, em sua conjugação, apresenta alteração no radical ou na desinência verbal.
Nesse caso, o radical i- é completamente alterado, apesar de algumas desinências serem as mesmas do verbo paradigma da terceira conjugação, como o verbo sorrir: sorri, sorriste, sorriu, sorrimos, sorristes, sorriram.
Como FALAR os 55 Verbos IRREGULARES mais importantes
Como classificar um verbo como regular ou irregular?
- Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence. Exemplo: verbo ouvir.
Os regular verbs no passado são formados pelo sufixo -ed, tanto no passado simples quanto nos tempos verbais constituídos pelo particípio passado. Por outro lado, os verbos no presente simples somente se flexionam na terceira pessoa do singular (he, she, it). Deve-se acrescentam o sufixo -s para os verbos no presente.
O verbo regular é aquele que não apresenta em sua conjugação nenhuma mudança no radical e mantém um padrão em sua desinência na conjugação verbal. Se conjugarmos, por exemplo, o verbo andar, em qualquer tempo e pessoa, o radical (and-) não sofrerá alterações: eu ando, se eles andassem, nós andaríamos, tu andarás.
Como exemplo de verbo irregular de 3ª conjugação, temos o verbo “dormir”. Veja como o radical do verbo se altera em algumas de suas conjugações, tornando-as irregulares.
Os verbos irregulares são aqueles que ao serem conjugados forem modificações em seu radical ou terminações. Diferente do que acontece nos verbos regulares, eles não obedecem a um modelo de conjugação. Verbo medir: eu meço (o radical é med-); Verbo pedir: eu peço (o radical é ped-);
Verbos irregulares são aqueles que apresentam algumas formas conjugadas de maneira diferente da conjugação considerada padrão (a dos verbos regulares). Essa mudança pode ocorrer no radical da palavra ou na flexão.
Conceito de verbos regulares. No caso dos verbos regulares, independentemente da conjugação, eles seguem o paradigma, ou seja, mantêm o seu radical (parte que carrega o sentido) e as desinências (final da palavra) seguem um padrão. Exemplos: amar, beber, dividir.
Para saber se um verbo é regular ou irregular, basta conjugá-lo no presente ou no pretérito perfeito do indicativo. Se nesses dois tempos ele seguir o modelo dos verbos regulares, também será regular nos demais tempos. Se não, ele é irregular.
Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda a conjugação. Exemplo: verbo cantar. Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertencem. Exemplo: verbo ouvir.
Como saber se o verbo é regular ou irregular no Simple Past?
Os verbos regulares são aqueles que seguem um padrão na conjugação. Nesse caso, recebem o sufixo “ed” ou “d” em seus modos simple past ou past participle, como em work e worked, ou “ied” nos casos de alguns verbos terminados em y, como study e studied. Já os verbos irregulares não seguem esse padrão.
Amar é verbo transitivo direto. Portanto deveria ser 'Amar Deus…'. Abraços.” (Pio Canedo) O exemplo trazido por Pio é o clássico dos clássicos quando se trata de explicar o objeto direto preposicionado, isto é, aquele que complementa um verbo transitivo […]
Para que o verbo seja considerado irregular, basta que ele apresente alguma diferença no radical da palavra ou flexão em alguma das suas conjugações. A seguir vamos explicar melhor como isso acontece em verbos de 1ª conjugação (terminados em ar), de 2ª conjugação (terminados em er) e 3ª conjugação (terminados em ir).