Os vírus são organismos microscópicos que não possuem células só conseguem realizar suas atividades vitais dentro de outra célula viva. Alguns exemplos de doenças causadas por vírus são: gripe, sarampo, febre amarela, meningite, caxumba, hepatite, AIDS, varíola, COVID 19.
Vírus Os vírus são seres muito simples e pequenos, formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo material genético. Eles podem causar doenças aos seres humanos e a outros seres vivos. São muito pequenos e podem ser vistos somente com a utilização de microscópio eletrônico.
As bactérias são seres vivos microscópicos formados de uma única célula. Elas estão entre os menores seres vivos da Terra. Como as bactérias são invisíveis a olho nu, é difícil notarmos a presença delas. Existem muitos tipos de bactérias.
Vírus são seres parasitas. Ou seja, organismos incapazes de se manterem e reproduzirem por si só, por isso são invasores por excelência. Eles precisam se hospedar em uma célula para usar as suas ferramentas e se multiplicarem. Fora de uma célula o vírus está completamente à deriva e inerte.
Para o tratamento das viroses, na maioria dos casos, o médico indica medicamentos que visam controlar os sintomas, como febre, dores, enjoos e vômitos. Isso se deve ao fato de que a maioria das doenças causadas por vírus não possui um medicamento específico para seu tratamento.
O que são microorganismos? - Bactérias, vírus e fungos para crianças
O que os vírus fazem?
O vírus infecta a célula, multiplica-se e a destrói, espalhando suas “cópias” para células sadias, onde o processo se repete. As infecções por vírus caracterizam enfermidades muito diversas, desde gripes simples até doenças mais graves, como febre amarela, raiva e aids. A forma de contaminação varia.
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, sendo considerados seres vivos por alguns autores e não vivos por outros. São formados basicamente por ácido nucleico, capsídeo e envelope membranoso (presente apenas em alguns tipos de vírus).
Dessa forma, os vírus podem ser classificados de acordo com o tipo de ácido nucleico, simetria do capsídeo, presença ou ausência do envelope, tamanho e sensibilidade às substâncias químicas.
Como se sabe, os vírus reproduzem-se apenas no interior de uma célula viva. Para isso, esses organismos são capazes de alterar o funcionamento da célula para que ela trabalhe a favor dele. Em razão dessa característica, são denominados de parasitas intracelulares obrigatórios.
Os fungos são organismos eucarióticos, que não produzem o seu próprio alimento. Ao contrário do que muitos pensam, os fungos não são plantas e nem são classificados no mesmo reino que elas. Os fungos possuem características muito diferentes, por isso eles foram separados em um reino só para eles: o Reino Fungi.
SÃO OS MICROORGANISMOS, TAMBÉM CONHECIDOS COMO MICRÓBIOS, SERES QUE NÃO PODEM SER VISTOS A OLHO NU. ALGUNS SERES VIVOS SÃO TÃO PEQUENOS QUE NÃO CONSEGUIMOS ENXERGÁ-LOS SEM A AJUDA DE APARELHOS ESPECIAIS, COMO O MICROSCÓPIO.
A fermentação é um processo em que ocorre a liberação de energia sem a participação do oxigênio. Nesse processo, ocorre a quebra de nutrientes, como a glicose, em produtos mais simples a fim de que ocorra a liberação de energia. Ela ocorre em algumas bactérias e fungos e acontece com a ajuda de diferentes enzimas.
Ao entrar no corpo humano, o vírus se multiplica dentro do nosso nariz e outras partes do sistema respiratório de forma despercebida. Essa fase é chamada de pré-sintomática ou de incubação. Nela, apesar de ainda não haver sintomas, indivíduos contaminados são capazes de infectar outras pessoas.
Doença transmissível ou infecciosa é aquela que pode ser transmitida, levada de uma pessoa ou de um animal a outra pessoa ou animal. Todas as doenças infecciosas são causadas, obrigatoriamente, por seres vivos, denominados agentes infecciosos.
O ciclo de vida viral envolve a infecção, replicação e liberação. A fase de infecção inicia-se quando o vírus se liga a receptores específicos na superfície da célula hospedeira. Uma vez dentro da célula, o material genético viral é liberado, iniciando o processo de replicação.
A infecção no sangue corresponde à presença de microrganismos no sangue, principalmente fungos e bactérias, levando a sintomas como febre alta, diminuição da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e náuseas, por exemplo.
Resumindo, a lista dos mais vírus de computador mais conhecidos são o Cavalo de Troia, Ransomware, Autorun, Kilim, Majava, Keyloggers, Blended Threats, Spyware, Worms e Adware, mas novas ameaças estão sempre surgindo.
Vírus são seres microscópicos acelulares que não possuem metabolismo próprio. Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. Todos os vírus possuem ácidos nucleicos e uma capa proteica denominada capsídio. O capsídeo pode apresentar diferentes simetrias, tais como a icosaédrica, helicoidal ou complexa.
A classificação dos vírus é feita principalmente de acordo com a sequência do genoma, levando em consideração a natureza e a estrutura do genoma e o método de replicação, mas não de acordo com as doenças que os vírus causam (ver International Committee on Taxonomy of Viruses (ICTV), 2021 release).
catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão; contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
A palavra tem origem no Latim e significa veneno ou toxina. Hoje, os dicionários os definem como um grupo de agentes infecciosos diminutos, desprovidos de metabolismo, que se replicam somente no interior de células vivas hospedeiras e que podem causar infecções.
A transmissão da doença pode ocorrer diretamente, pelo contato com pessoas infectadas, ou indiretamente, pelo contato com superfícies ou objetos utilizados pela pessoa infectada. Evidências atuais sugerem que a maioria das transmissões ocorre de pessoas sintomáticas para outras.