Expressão comum no universo dos marinheiros, significa que uma faina (tarefa) foi realizada com sucesso. A expressão é regulamentada internacionalmente e utilizada por bandeiras na comunicação entre navios no alto mar. Ao verão seguro, Bravo Zulu!
Ganso é um termo informalmente adotado por membros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) destinado a pessoas que apresentam alguma forma de envolvimento com drogas ilícitas.
3. Policial Billy. Assim como Stive, Billy é uma gíria, muito utilizada por Policiais Militares, porém essa tem sentido pejorativo, de um mau policial, por vezes utilizada de forma incorreta pra designar policiais de Força Tática.
O atendente do 190 recebe a ligação e, ao identificar que se trata de uma demanda de perturbação de sossego, transfere o chamado para o assistente virtual. O “Mike” realiza as perguntas de praxe para identificar o endereço da vítima, o motivo da ligação e o resumo da ocorrência.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Quando os criminosos querem falar da polícia, os termos mais usados são “alemão” e os “bota”. O termo “alemão”, com origem nas favelas do Rio de Janeiro, serve não apenas para nominar a polícia, mas qualquer outro inimigo do tráfico, seja o Exército, a milícia ou gangues rivais.
QRA (Nome do operador ou estação): Utilizado para identificar o nome ou o indicativo de chamada de quem está falando. QRU (Nada a relatar): Indica que não há informações ou novidades a serem comunicadas. QTH (Localização): Refere-se à localização geográfica do operador ou de um incidente.
O Disque 100 ou Disque Direitos Humanos é um serviço de denúncias e proteção contra violações de direitos humanos 24 horas, que funciona todos os dias da semana.
Os zulus foram, no passado, uma nação guerreira que resistiu à invasão imperialista britânica e bôer no século XIX. A população de zulus na África do Sul foi estimada em 10 a 12 milhões de pessoas em 2021, correspondendo a 21% da população total. Nos restantes países, o número de zulus é estimado em cerca de 400 mil.
Não só a PM entra em foco nas discussões sobre a segurança do Campus Butantã, mas também a Guarda Universitária (GU). Alunos e especialistas discutem sobre sua capacidade e atuação. Há dúvidas se os guardas seriam seguranças, vigilantes ou apenas defensores do patrimônio.
Resumo. Ganso é um termo informalmente adotado por membros da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) destinado a pessoas que apresentam alguma forma de envolvimento com drogas ilícitas.
“Existe um termo pejorativo que se chama 'PI', pé inchado, é aquele cidadão que não é policial civil, nem militar. Constantemente fui chamado de 'PI'. De certa forma ofende, claro que ofende”, contou. Com a troca de governo, ele deixou a secretaria, mas não a idéia de implantar seu sistema de segurança.
Maria de Lourdes discute ainda como as gírias surgem, baseadas em metáforas, e como passam a compor um universo semântico tão específico, como o das prisões. Ela aponta, por exemplo, que dos 109 vocábulos coletados em sua pesquisa, 66 (60%) referem-se à violência, 29 (27%) ao vício e 24 (14%) ao sexo.
Com propostas de reflexão e debates sobre segurança pública, com especificidades por regiões e culturas, Papa Mike - que remete ao alfabeto policial, onde P é Papa e M é Mike, formando a sigla PM – trata de questões-chave na sociedade brasileira, na ótica de um de seus protagonistas: o policial militar.
S 21 \ Socorro! Urgente! Esse código, que hoje é comumente utilizado pelo segmento militar e da segurança privada, foi desenvolvido no início do século XX, e passou a ser utilizado como padrão entre comunicações de rádio em todo o mundo.
Isso mesmo, o emoji 🤟 significa "Eu te amo", na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O sinal tem origem na Língua Americana de Sinais, onde o dedo mínimo representa a letra I e os dedos indicador e polegar, juntos, a letra L. Já os dedos mínimo e polegar esticados, ao mesmo tempo, representam a letra Y.
Tudo 2 é uma gíria usado por criminosos, da facção chamados Comando Vermelho. Se refere ao sinal que fazem com as mãos simbolizando o C e o V, iniciais de Comando Vermelho. O vê nada mais é do que dois dedos que nós também usamos como número dois, obviamente.