Esse tipo de vitamina é muito biodisponível, ou seja, é facilmente absorvido e metabolizado (transformação de uma substância em outra) pelo corpo. Por sua vez, essa absorção acontece no íleo, uma porção que faz parte do intestino delgado. Já a metabolização ocorre no fígado, enquanto sua excreção é feita pelos rins.
A diminuição da acidez do estômago reduz a capacidade de o organismo retirar a vitamina B12 da proteína da carne. No entanto, a vitamina B12 encontrada em suplementos vitamínicos pode continuar a ser bem absorvida, mesmo em pessoas com diminuição do ácido estomacal.
A exclusão da carne e de outros derivados dos animais, como queijos, leites e ovos (dieta conhecida como vegana) pode ser uma das causas de falta de vitamina B12 no organismo.
Em um estudo, pacientes com quadro de hipervitaminose pela vitamina B12 apresentaram quadros de doenças hepáticas, insuficiência renal e doenças autoimunes/inflamatórias. Foi visto também que a elevação da concentração de vitamina B12 tem como consequência muitas vezes, manifestações dermatológicas como a acne.
Além da diversificação da alimentação com alimentos ricos em vitamina B12, como fígado de boi, fígado de frango, mariscos, atum, sardinha, coração de frango, caranguejo, salmão, carne, ovo cozido, iogurte e leite, é fundamental considerar a saúde intestinal.
Vitamina B12 e Coenzima Q10: PERIGOS e FORMAS de Usar (TUDO que NINGUÉM FALA)
O que impede a absorção da vitamina B12?
No mais, determinadas doenças e o uso de alguns fármacos pode também prejudicar a absorção adequada da vitamina B12. Desse modo, em todos esses casos, o organismo não consegue aproveitar aquilo que foi ingerido com a alimentação, levando à deficiência.
A banana e o morango são frutas que contém a vitamina B12, porém, trazem quantidades por porções são mais baixas. Para a quantidade ideal, a sugestão é consumir mais vezes ao longo da semana.
O que fazer quando a vitamina B12 está muito alta?
O excesso de vitamina B12 pode, eventualmente, aumentar a presença de espinhas. Vale lembrar que pacientes que apresentem altos níveis de vitamina B12 e que não estejam realizando reposição, devem conversar com seu medico de confiança a fim de realizar uma avaliação mais abrangente.
O que acontece quando a vitamina B12 está em 2000?
Olá! A princípio, geralmente o excesso de vitamina B12 não causa efeitos maléficos no organismo. Algumas pessoas podem ter mais propensão a acne, espinhas causadas por esse excesso, porém, não existe toxicidade ou excesso de B12 maléfico para o organismo.
Níveis de vitamina B12 abaixo de 200 pg/mL são geralmente considerados deficientes e podem exigir intervenção, como suplementação oral ou injetável de vitamina B12.
– Mantém os neurônios, material genético e glóbulos saudáveis. É importante destacar que a vitamina B12 possui a característica de não ser suprimida pelo organismo através da urina. Isso porque o fígado, rins e demais órgãos fazem o seu armazenamento e a partir daí ela é aproveitada.
Os valores de referência laboratoriais de vitamina B12 na população em geral, variam de 200 a 900 pg/ml. Nos idosos, geralmente considera -se o valor normal acima de 350 pg/ml. É mais comum a deficiência de B12 do que o excesso. De qualquer forma todo excesso é prejudicial, principalmente se for devido a suplementação.
Estudos comprovam que a falta de vitamina B12 no corpo está intimamente ligada a problemas neurológicos como esquecimentos, incapacidade de se concentrar, perda da noção espaço-temporal, diminuição cognitiva e uma memória fraca.
A vitamina B12 alta no organismo é uma condição muito rara, pois o corpo normalmente elimina o excesso dessa vitamina pela urina ou suor, mesmo durante o consumo de suplementos com altas doses dessa vitamina.
Não existe risco de intoxicação nos quadros de elevação da vitamina B12, pois o próprio organismo é capaz de eliminar o que for excessivo. O excesso de vitamina B12 pode, eventualmente, aumentar a presença de espinhas.
A elevação dos níveis séricos de vitamina B12 pode ocorrer secundária a diversas condições como reposição de vitamina B12, uso de álcool, hepatopatias, nefropatias, doenças pulmonares, doenças mieloproliferativas, neoplasias sólidas e hematológicas, e doenças autoimunes [1,2,6,7,10,11,12].
O Fleury usa os seguintes valores de referência para os níveis de vitamina B12 no sangue: Normal: maior que 300 ng/L; Limítrofe: de 190 até 300 ng/L; Deficiente: menor que 190 ng/L.
O excesso de vitamina B acontece principalmente quando o suplemento é usado por um longo período sem indicação do médico ou do nutricionista, resultando em elevadas concentrações de vitamina B circulantes que não conseguem ser devidamente absorvidas.
A vitamina B12, por exemplo, previne a degeneração das células e auxilia a manter o metabolismo nervoso. Assim, quantidades insuficientes do nutriente em nosso organismo podem provocar problemas para a saúde, desde anemias e danos neurológicos até outras complicações.
O que significa vitamina B12 alta no exame de sangue?
A B12 elevada tem sido associada a várias doenças: doenças hepáticas, neoplasias do sangue mieloide, insuficiência renal crônica, doenças autoimunes ou inflamatórias, doença de Gaucher.
Leguminosas germinadas como a alfalfa constituem algumas das raras fontes vegetais de vitamina B12. A alfafa pode ser consumida em chá ou crua, em saladas e sucos[11].
O fígado bovino, a carne vermelha e o frango estão na lista de carnes ricas em vitamina B12. Os peixes também são ótimas opções para quem quer garantir a ingestão de vitamina B12. Opte por atum, salmão e sardinha.