Qual era o pensamento de Emilia Ferreiro?
Emilia inverteu a lógica tradicional de educadores que se preocupavam com a aprendizagem apenas quando o aluno parecia não aprender, transferindo o foco da alfabetização para o sujeito que aprende. Suas conclusões inspiraram políticas públicas educacionais em diversos estados brasileiros, a partir dos anos 1980.O que Emilia Ferreiro defendia?
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.Qual a metodologia proposta por Ferreiro?
O construtivismo entende o sujeito como um ser que constrói ativamente os seus conhecimentos, protagonista de sua aprendizagem. Emilia Ferreiro trouxe essas ideias construtivistas para entender como a criança entende essa relação com a escrita – área que o próprio Piaget não tinha explorado muito”, explica.Quais são as ideias de Emilia Ferreiro?
Quais são suas ideias? Assim como Jean Piaget, Emília também acredita que as crianças possuem um papel ativo e essencial em seu aprendizado, construindo o próprio conhecimento. Ambos propõe que escolas não devem focar exatamente no conteúdo, mas sim no sujeito que o aprende.Quem é Emilia Ferreiro? Qual a relação dela com a Educação?
Qual a teoria de Ferreiro?
Conforme a teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, os aprendizes passam por quatro períodos nos quais têm diferentes hipóteses ou explicações para como a escrita alfabética funciona: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético.O que diz Emilia Ferreiro sobre a alfabetização?
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p.Quais as principais abordagens de Emilia Ferreiro para a alfabetização?
Com base nesses pressupostos, Emilia Ferreiro critica a alfabetização tradicional, porque julga a prontidão das crianças para o aprendizado da leitura e da escrita por meio de avaliações de percepção (capacidade de discriminar sons e sinais, por exemplo) e de motricidade (coordenação, orientação espacial etc.).Qual é a teoria construtivista proposta por Emilia Ferreiro?
No princípio, o nome construtivismo se aplicava só à teoria de Emilia Ferreiro. Essa teoria priorizou aos educadores a base científica para a formulação de novas propostas pedagógicas de alfabetização sob o prisma da lógica infantil. Em síntese, as crianças não aprendem do jeito que são ensinadas.Qual é a abordagem de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
Ana Teberosky foi parceira de pesquisa de Emilia Ferreiro, e as psicólogas realizaram o estudo “Psicogênese da língua escrita”, na qual buscaram compreender os procedimentos mentais pelos quais as crianças passam tentando compreender as regras de produção escrita.Quais são as 4 fases da alfabetização?
Ferreiro e Teberosky definiram em quatro níveis de aprendizagem, são eles: pré-silábico; silábico; silábico alfabético; alfabético até o alcance no nível ortográfico. A partir de uma pesquisa desenvolvida no decorrer de dois anos e de um trabalho experimental com crianças entre quatro e seis anos de idade.Como a teoria de Emilia Ferreiro sobre a escrita impactou o campo da educação?
Ela destaca que as crianças constroem hipóteses sobre a escrita desde cedo, revelando uma compreensão intrínseca da linguagem escrita. Além disso, suas teorias ressaltam a importância de considerar o contexto cultural e social das crianças.O que a Emília defende?
Emília defende a natureza, liberdade, a igualdade e justiça. Sua personalidade é forte, representando uma boneca teimosa com um espírito crítico em busca de sua independência.Qual foi a maior contribuição no processo de alfabetização de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky?
Com Emília Ferreiro, Ana Teberosky foi autora do livro Psicogênese da língua escrita, obra que transformou a forma de compreender a alfabetização das crianças. Elas defenderam que a aquisição da escrita é um processo de construção baseado na forma como os estudantes pensam e entendem o universo letrado.O que é um aluno silábico?
Hipótese silábico-alfabéticaSegundo estudos e pesquisas de Emilia Ferreiro, os alunos silábicos compreendem que a escrita é a representação da fala e estabelecem relação entre grafemas e fonemas, percebendo os sons da sílaba.