Exploração de emoções e pensamentos: Durante as sessões de terapia, você terá a oportunidade de explorar e compreender melhor suas emoções, pensamentos e comportamentos. Isso pode envolver discutir eventos passados, identificar padrões negativos ou prejudiciais e desenvolver estratégias para lidar com eles.
De forma breve, o que você pode esperar da sua terapia são: apoio e acolhimento sem julgamento; você irá conseguir olhar para o seu problema de formas diferentes e assim poder solucioná-lo, e por fim, você se sentirá mais encorajado e forte.
Como funciona a 1ª sessão d terapia? Você será acolhido com empatia, sem julgamentos ou críticas, em um ambiente seguro e acolhedor. Estará livre para expressar suas dores e medos, sem o peso de ter que carregar tudo sozinho.
Sigilo, pontualidade, empatia, acolhimento humanizado, conhecimentos técnicos, raciocínio flexível, além de uma mentalidade livre de preconceitos e julgamentos, cordialidade, honestidade, postura amistosa, boa capacidade de verbalização, didática, e claro, COMPETÊNCIA.
O profissional ajuda o paciente a compreender a natureza da doença e dos seus impactos no dia a dia, a lidar com os sentimentos mais difíceis e a estimular que construa um caminho para superar as dificuldades.
O curso de Psicologia irá prepará-lo para lidar com as emoções, valores, comportamentos e experiências humanas de maneira profissional. Em geral, durante a graduação, você será capacitado para ajudar pessoas a encontrarem o equilíbrio emocional e, também, para tratar doenças ou distúrbios mentais.
Um psicólogo pode ajudar você a entender melhor seus sentimentos, a fazer melhores escolhas, a visualizar de forma mais realista sua posição em um relacionamento, e também pode auxiliar você a se preparar mentalmente para momentos importantes da sua vida.
A terapia proporciona um espaço seguro para explorar questões interpessoais, ensinando habilidades de comunicação e empatia. Ao compreender melhor a si mesmo e aos outros, os indivíduos podem estabelecer relações mais saudáveis e fortes, seja no âmbito familiar, amoroso ou profissional.
O que fazer quando não sei o que falar na terapia?
Se você se sentir perdido sobre o que falar, é possível fazer anotações, perguntas ou tópicos que gostaria de trazer para a terapia. Essa prática que ajuda a estruturar uma conversa e garante que você aproveite o tempo da sessão de forma mais produtiva.
Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.
Desenvolvimento de habilidades e estratégias: A terapia envolve o aprendizado de novas habilidades e estratégias para lidar com os desafios que você enfrenta. Isso pode incluir técnicas de relaxamento, comunicação eficaz, resolução de problemas, pensamento positivo e autocompaixão, entre outras.
De acordo com o CFP, o objetivo da psicoterapia é promover a saúde mental e propiciar condições para o enfrentamento de conflitos e transtornos psíquicos de indivíduos ou grupos.
A terapia é o processo correto para trabalhar a ansiedade, depressão, estresse, luto, conflitos nos relacionamentos, autoestima baixa, desespero, e uma infinidade de problemas que, aos olhos do paciente, podem parecer não ter solução.
Procura, progressivamente, o fortalecimento emocional do paciente, auxiliando a tornar menos obscuras as resoluções de suas próprias questões e na compreensão de que a vida é vivida no equilíbrio, que o ser humano encontra-se em constante mutação e que não existe um estado absoluto de prazer e satisfação definitivos.
Introduções, história familiar breve, o que está acontecendo em sua vida agora, como você se sente sobre isso etc. Lembre-se de que as informações que você passar, quanto mais precisas, darão uma visão mais clara ao psicólogo sobre o que pode estar causando ou contribuindo para o seu problema.
É comum ouvir dos alunos que eles escolheram cursar psicologia para ajudar as pessoas, por serem bons ouvintes ou pela vontade de conhecer melhor o ser humano. No entanto, a escolha dessa profissão deve estar ligada ao desejo e ao sentido de atuar como promotor de saúde e qualidade de vida em diferentes contextos.
Em geral, o objetivo do tratamento psicológico é ajudá-lo a se sentir melhor e a lidar de maneira mais saudável com os problemas e desafios da vida. Lembre-se de que o tratamento psicológico é uma parceria entre você e o seu psicólogo.
A psicoterapia é uma prática que vai muito além de simplesmente aliviar sintomas psicológicos. Seu objetivo principal é proporcionar uma transformação profunda na vida do paciente, promovendo autoconhecimento, ressignificação de experiências e desenvolvimento de habilidades emocionais e comportamentais.
Um dos benefícios da terapia, além de fornecer apoio para enfrentar situações e sentimentos com mais tranquilidade, é te ajudar a encontrar soluções que façam sentido para os seus problemas.
Ele estuda, analisa e trata as questões internas, que refletem no comportamento do indivíduo, com a aplicação de métodos científicos. O psicólogo ajuda a superar situações difíceis com a identificação de traumas, frustrações, medos e receios e sentimentos que podem prejudicar a pessoa.
A primeira sessão com um/a Psicólogo/a é, geralmente, um pouco diferente das sessões seguintes (caso existam). É um momento para se conhecerem e para perceber como é que a relação e o processo com a/o Psicóloga/o podem funcionar. Na maior parte dos casos, as sessões duram cerca de 50 a 60 minutos.
O que esperar durante a sua primeira consulta com um psicólogo. Durante a sua primeira consulta com um psicólogo, você pode esperar discutir seus sintomas e problemas mentais atuais. Seu psicólogo pode fazer perguntas sobre seu histórico médico e qualquer tratamento anterior que você tenha recebido.