O aquecimento global é o aumento anormal da temperatura média do planeta registrado nos últimos anos. Esse fenômeno está diretamente relacionado às ações antrópicas (atividades do homem). A Terra é coberta por uma camada de gases, composta por gás carbônico (CO²), metano (CH4), óxido nitroso (N²O) e vapor d'água.
O aquecimento terrestre, por meio do sol, é fundamental para a vida humana. Ouça o texto abaixo! Para o desenvolvimento da vida no planeta Terra é necessário luz e calor e o responsável por fornecê-los é o Sol.
A principal fonte de energia térmica do nosso planeta é a radiação solar, que atinge a atmosfera e a superfície do planeta. Quando a luz solar atinge a Terra, parte dela é absorvida pela superfície, aquecendo-a.
A atividade industrial, a agropecuária, o desmatamento e outras atividades antrópicas são as responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. A maior emissão desses gases poluentes intensifica a retenção de calor na atmosfera (efeito estufa) e promove o gradual aumento das temperaturas do planeta.
O que causa a elevação da temperatura da Terra é o aumento da emissão de gases, como dióxido de carbono (CO2), na atmosfera, dando origem ao efeito estufa. Dentre os principais exemplos que causam mudanças climáticas intensas, podemos citar o desmatamento, queimadas e poluição ambiental.
Por Que o Espaço Permanece Frio Como Gelo Já Que o Sol é Tão Quente🤔
Por que a Terra está ficando mais quente?
Sabe-se há muito tempo que as temperaturas continuarão a subir à medida que os humanos continuarem a liberar quantidades recordes de gases de efeito de estufa que aquecem o planeta, como o dióxido de carbono (CO₂), principalmente através da queima de combustíveis fósseis. Essa é a principal causa do aquecimento global.
O CO2 é o gás que tem maior contribuição para o aquecimento global, pois representa mais de 70% das emissões de GEE e o seu tempo de permanência é de no mínimo cem anos, resultando em impactos no clima ao longo de séculos.
Resultado do estabelecimento de um bloqueio atmosférico que, além de impedir a formação de chuvas, tem elevado substancialmente as temperaturas, configurando uma onda de calor muito atípica para essa época do ano.
Conforme relatado pelo timeanddate, os últimos números fornecidos pelo Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS) mostram que a Terra está desacelerando, com um dia em 2024 durando uma fração a mais do que qualquer dia desde 2019.
Alguns exemplos de ações humanas, que aumentam o aquecimento global são: a poluição do ar e das águas; a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, como diesel e gasolina, carvão mineral e gás natural) para geração de energia; certas atividades industriais e transporte; agropecuária; descarte de resíduos ...
As emissões de gases de efeito estufa recobrem a Terra, retendo o calor do sol. Isso leva ao aquecimento global e às mudanças climáticas. O mundo agora está aquecendo mais rapidamente do que em qualquer outro momento registrado na história.
Como vimos, trata-se de um fenômeno não-natural, intensificado pelo aumento de emissões antrópicas dos gases contendo principalmente carbono e metano. A queima de combustíveis fósseis e o desmatamento são as principais fontes desses gases para a atmosfera.
Agora, como o espaço é vazio, o espaço é um vácuo, não tem como acontecer essa condição de calor. Tem, tem quase nada em cada centímetro cúbico do espaço, então não tem como acontecer. Então o sol é muito quente, aquece os planetas e tudo mais, mas o espaço é muito gelado.
Efeito estufa é o fenômeno atmosférico natural responsável pela manutenção da vida na Terra. Mantendo as temperaturas médias globais, evita que haja grande amplitude térmica, condição que possibilita o desenvolvimento de seres vivos.
O Sol é grande e concentra muito hidrogênio, sendo mantido por uma forte gravidade. Com isso, a pressão e a temperatura lá dentro são muito altas, fazendo com que os átomos de hidrogênio colidam entre si, no que chamamos de fusão nuclear, e gerem hélio.
Qual o motivo e como irão afetar a vida na Terra? O Sol está se aproximando de um pico de atividade que está previsto para acontecer entre 2024 e 2025. O pico está associado com explosões solares mais intensas e frequentes.
É verdade que vai cair um meteoro na Terra em 2024?
As chuvas de meteoros são fenômenos periódicos que podem acontecer anualmente, à medida que diversas rochas espaciais entram na atmosfera da Terra em determinados momentos do ano. A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou os meses em que algumas dessas chuvas devem acontecer em 2024.
De acordo com o Observatório Nacional, ele é classificado como um cometa do tipo Halley, conhecidos pelo curto de período de tempo que precisam para da uma volta em torno do Sol. Trata-se de um intervalo de tempo que vai de 20 a 200 anos. O Cometa do Diabo demora cerca de 71,3 anos para fazer o trajeto.
A estação dura até o dia 23 de setembro de 2024. Um bloqueio atmosférico impede o deslocamento de frentes frias para o interior do Brasil neste fim de semana. A previsão, segundo a Climatempo, é que o tempo continue firme e seco desde o Paraná até a faixa sul da região Norte.
Dias de frio intenso serão sentidos durante eventuais entradas de massas de ar polar, que devem acontecer entre três e cinco vezes até o fim da estação, em setembro. “O primeiro avanço será no fim de junho, quando as temperaturas vão cair em boa parte do Brasil”, afirma Desirée Brandt, meteorologista da Nottus.
O ano de 2023 é o mais quente da história do planeta, segundo dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM). No Brasil, a média das temperaturas do ano ficou em 24,92ºC, sendo 0,69°C acima da média histórica de 1991/2020, que é de 24,23°C.
As mudanças climáticas, o desequilíbrio ambiental, a destruição de ecossistemas e a perda de biodiversidade são as principais consequências do aquecimento global na natureza.
Quanto tempo temos para reverter o aquecimento global?
Os pesquisadores acreditam que há 66% de chance de passarmos do limite de 1,5°C de aquecimento global entre hoje e 2027. A probabilidade está aumentando não só devido às emissões provenientes de atividades humanas, como também ao fenômeno climático El Niño.
É possível reverter a situação do aquecimento global?
RFI Brasil: No relatório revelado em 2021, o IPCC indicou que se as emissões globais de gases de efeito estufa fossem zeradas - o que é praticamente impossível -, o processo de aquecimento do planeta cessaria.