32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. 33 Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? 34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.
O pecado é o cativeiro dos poderes da alma, e esse cativeiro é voluntário porque a alma não enxerga seu mal assustador. Quando percebe a verdade, recebe um poder que a tira de seu estupor e a fortalece para quebrar os grilhões que a têm mantido cativa.
“É a grandiosa verdade de que, em tudo o que Jesus veio dizer e fazer, inclusive e especialmente em Seu sofrimento e Sacrifício Expiatório, mostrou-nos quem é e como é Deus, o nosso Pai Eterno, e como Ele é completamente dedicado a Seus filhos de todas as eras e nações.
O que significa se o Filho vos libertar verdadeiramente sereis livres?
“Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres” significa que a única liberdade verdadeira é a liberdade trazida por Cristo, que nos liberta da escravidão do pecado. Principalmente da p0rnografi3 e vícios pecaminosos. Essa é uma declaração feita pelo próprio Senhor Jesus.
Pouco a pouco, todos se retiram, a começar pelos mais velhos. Penso que Jesus, naquele momento, escrevia no chão os pecados dos que iriam apedrejar a mulher. Por extensão, estava escrevendo ali os pecados de toda a humanidade, inclusive os meus e os seus.
20 Entrou, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça. 21 Para que, assim como o pecado reinou para a morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.
O que diz o livro de João capítulo 8 versículo 12?
E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais. 12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. 13 Disseram-lhe, pois, os fariseus: Tu testificas de ti mesmo; o teu testemunho não é verdadeiro.
Que outro benefício prático podemos ter ao examinar a Bíblia João 8:32?
Devemos escolher como responder a esta revelação de Deus. Nós podemos obedecê-la ou rejeitá-la. Temos a liberdade de aceitar tudo o que Deus disse, ou somente as partes que nos interessam. Mas quando decidirmos como responder a ela, devemos lembrar de que nada o que fizermos irá mudar a veracidade de suas palavras.
Paulo não abre mão da verdade, porque sabe que a verdade dói, mas liberta. “Será que me tornei inimigo, só porque lhes disse a verdade?” (Gl 4,16). “Quem foi que colocou obstáculo para que vocês não obedeçam mais à verdade?” (Gl 5,7).
Jesus, que é o próprio Deus, se identifica como a verdade, não porque Ele seja duas coisas distintas ao mesmo tempo, mas porque, sendo o próprio Ser subsistente, é por isso mesmo a Verdade suprema, que nos liberta ao ser conhecida, e ao libertar faz-nos participar de sua própria luz.
A liberdade cristã consiste em ser livre para servir. Nesse conceito de liberdade se insere a humildade religiosa gerada pelo sentimento de dependência, de ser criatura diante do criador, e que é necessária para que se estabeleça a condição de ser livre para servir ao Deus vivo e soberano, e ao próximo.
20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele, comigo. 21 Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. 15 João testificou dele; e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem depois de mim é antes de mim, porque era primeiro do que eu.
19 Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. 20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? 21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
8 Pois, eu te peço, pergunta às gerações passadas, e prepara-te para a inquirição de seus pais. 9 Porque nós somos de ontem, e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra.
Jesus disse: “Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se” (João 8:56). Essa declaração apresenta uma verdade intrigante. Jesus indica que Abraão já recebeu cerca de 1.900 anos antes do tempo um vislumbre profético da vida e do ministério de Jesus e que isso lhe causou grande entusiasmo.
Ó SENHOR Deus, tu és a esperança do povo de Israel; todos os que te abandonam serão humilhados. Desaparecerão como nomes escritos na areia porque abandonaram a ti, o SENHOR, a fonte de água fresca.
Abraçar a Promessa de Liberdade: Devemos abraçar a promessa de Jesus de nos libertar completamente. Isso envolve confiar em Sua obra redentora na cruz e em Sua ressurreição. Viver a Liberdade em Cristo: Nossa resposta à liberdade que recebemos em Cristo deve ser viver de maneira que glorifique a Deus.
A verdade é a fidelidade de Deus que se cumpriu em Cristo Jesus. Cristo é o āmēn de todas as promessas de Deus, que vem cumprir em Cristo tudo que anunciara no AT. Mas, a noção mais tipicamente evangélica é aquele da como revelação de Deus em Cristo e no Evangelho (2Cor 4,1-2; Rm 16,25-27; Cl 1,25-26)15.
Porque Jesus disse "Eu sou o caminho, a verdade e a vida"?
A mensagem de Jesus nos chama a confiar nele como fonte de paz e verdade, a buscar unidade e cooperação em nossos esforços e a viver nossos valores através de ações concretas de amor e serviço ao próximo. Ao fazer isso, podemos contribuir para a construção de um mundo mais justo, inclusivo e compassivo para todos.