23 A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito receberá honra. 24 O que tem parte com o ladrão odeia a sua própria alma; ouve maldições, e não o denuncia. 25 O temor do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro.
A mensagem central deste verso é que a humildade é uma virtude que deve ser cultivada, pois ela pode levar à honra e ao sucesso, enquanto o orgulho pode levar à humilhação e à derrota.
Vivemos em um mundo em que as pessoas não falam o que pensam ou sentem. Elogios e palavras de lisonja são usados para conquistar algo. Esteja sempre atendo ao que te falam, por muitas vezes a lisonja dos lábios esconde a falsidade do coração. “Na transgressão do homem mau há laço, mas o justo jubila e se alegra.”
1 Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. 2 Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. 3 Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.
Pastor Cláudio Duarte - VOCÊ NÃO PRECISA GOSTAR DE TODO MUNDO! | Palavras de Fé
O que a Bíblia fala sobre o homem no casamento?
Um relacionamento de intimidade
O casamento envolve proximidade espiritual, emocional e física. No Velho Testamento, aprendemos: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). O marido e a mulher devem ser unidos em tudo o que for possível.
No versículo 23, o apóstolo afirma que “o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja”. Assim como Cristo é o líder da igreja, o marido e pai é o líder da família. Como tal, deve servir como orientador e guia. O marido não deve renunciar à missão de ser cabeça da família.
A pergunta natural diante desse fato é: Por que Deus odeia tanto o orgulho? O resumo da resposta é: porque esse sentimento faz o Senhor Se lembrar da origem do mal.
O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça. É melhor ter um espírito humilde e estar junto com os pobres do que participar das riquezas dos orgulhosos. Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no SENHOR será feliz.
O orgulho não é só o que vemos, mas também, o sentimento que temos escondido dentro de nós. Esse foi o pecado que levou Lúcifer a cair, pois, chegou um momento em que ele achou que era maior do que Deus. O pecado do orgulho está no princípio e dá origem ao mal, porque é o pior de todos os pecados.
A diversidade dos provérbios atribuídos a Salomão termina com palavras acertadas acerca das escolhas que fazemos. “O homem que ama a sabedoria alegra a seu pai” (v.
Ao longo dessa carta, Deus deixa claro que nunca saiu do controle da história do Seu povo. Ele também traz orientações para o período em que os israelitas passariam longe de sua terra natal, além de uma mensagem de esperança para os Seus filhos amados.
2 Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme. 3 O homem que ama a sabedoria alegra seu pai, mas o companheiro de prostitutas desperdiça os bens. 4 O rei com juízo sustém a terra, mas o amigo de subornos a destrói.
Esses versículos fazem uma advertência contra o trabalho exagerado, quem trabalha somente para enriquecer vive para conquistar coisas que voam como águias. A riqueza não é fonte de segurança, ela pode sumir em um piscar de olhos, colocar nossa confiança no dinheiro é ser tolo.
Quem adula seu próximo está armando uma rede para os pés dele Provérbios 29 5?
Quem adula o seu próximo está armando uma rede para os pés dele. O pecado do homem mau o apanha na sua própria armadilha, mas o justo pode cantar e alegrar‑se.
Com efeito, o orgulho não passa de uma triste ilusão, de um engano a respeito de si mesmo e de Deus. Consiste no desejo do homem querer atribuir-se algo que não lhe pertence. O orgulho gera presunção, vanglória, arrogância, vaidade, ambição, entre outras perversões.
A maioria considera o orgulho egocentrismo, convencimento, jactância, arrogância ou soberba. Tudo isso faz parte do pecado, mas continua faltando a essência, o cerne. O cerne do orgulho é a inimizade — inimizade para com Deus e para com nossos semelhantes. Inimizade quer dizer “ódio, hostilidade ou oposição”.
Para Deus, ser orgulhoso, é o mesmo que se afastar de tudo que nos liga a Ele. Isso porque, o orgulho representa a superioridade entre os irmãos, o que não demonstra em nada os ensinamentos dEle para nós. “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (Provérbios 16, 18).
Quando casamos, a prioridade é a sua esposa e seu marido. Quando casamos, a sua família não é mais seu pai e sua mãe, sua família é a sua esposa e seu marido.
As duas são prioridades. Mas biblicamente falando a esposa tem vantagem, porque Deus disse que ambos serão uma só carne; não com a mãe, mas sim com a esposa. Portanto a Esposa é prioridade.
Nos termos do artigo 1672.º do Código Civil (CC), os cônjuges estão reciprocamente vinculados pelos deveres de respeito, fidelidade, coabitação, cooperação e assistência.