O contato com a água salgada, por exemplo, pode resultar em pequenos orifícios que vencem a camada protetora de óxido. O alumínio também será corroído se for exposto a ambientes alcalinos, embora seja mais resistente a ácidos, podendo suportar refrigerantes com pH menor do que três.
O oxigênio é o que geralmente provoca a corrosão do alumínio, verificada em outros metais, como a prata (que escurece ao longo do tempo) e o cobre (que ganha um aspecto esverdeado com o passar dos anos).
Como o alumínio não contém ferro ou aço em sua composição, é certo dizer que a matéria-prima não enferruja. No entanto, alumínio oxida ao entrar em contato com o oxigênio. Nesse caso, ao contrário do que acontece com metais ferrosos, a oxidação cria uma camada de proteção sobre o alumínio.
O alumínio reage com o oxigênio do ar, formando uma camada protetora de óxido que o torna resistente à corrosão. Isso significa menos manutenção e substituições em comparação com metais como ferro ou aço.
Lembre-se de que a prevenção é a melhor maneira de evitar futuras ocorrências de oxidação no alumínio. Mantenha suas peças limpas e secas, e evite a exposição prolongada à umidade.
O contato com a água salgada, por exemplo, pode resultar em pequenos orifícios que vencem a camada protetora de óxido. O alumínio também será corroído se for exposto a ambientes alcalinos, embora seja mais resistente a ácidos, podendo suportar refrigerantes com pH menor do que três.
Para maior durabilidade, portas e janelas de aço e alumínio devem ser limpas com água e sabão neutro, esponja ou pano macio; depois, é necessário secar o produto com pano limpo, seco e macio, para evitar manchas na superfície.
O alumínio pode ser reagido com ácido clorídrico para produzir gás hidrogênio. Os íons cloreto do HCl causam uma perda substancial do metal pela corrosão e os íons Cl− do ácido criam um ataque localizado extensivo na superfície do metal (REZA et al.,2002).
Conforme a classificação da Aluminium Association (AA), são considerados alumínio puro os materiais que apresentam concentração de alumínio maior que 98,99%, isto é, as ligas que pertencem à série 1XXXX. As principais características do alumínio puro são: leveza, ductilidade e condutibilidade térmica e elétrica.
Para saber se você tem em mão um metal ferroso ou não ferroso, a maneira mais fácil é utilizar um ímã. Se o ímã grudar no metal, você tem um metal ferroso nas mãos, como o aço. Se o ímã não grudar no metal, ele é não ferroso, como o alumínio.
Uma técnica que pode ser utilizada é fazer uma pasta com vinagre branco e bicarbonato de sódio e aplicá-la sobre a área enferrujada do alumínio. Deixe a pasta agir por alguns minutos e, em seguida, esfregue suavemente com uma esponja ou escova macia.
É um processo normal que ocorre quando o metal entra em contato com o oxigênio. Usando os produtos e materiais certos, é possível limpar sua forma de alumínio escurecida e devolver o brilho natural do metal.
Como o alumínio não contém ferro ou aço em sua composição, é certo dizer que a matéria-prima não enferruja. No entanto, alumínio oxida ao entrar em contato com o oxigênio. Nesse caso, ao contrário do que acontece com metais ferrosos, a oxidação cria uma certa camada de proteção sobre o alumínio.
Se os utensílios ficarem muito tempo guardados, sem uso, também podem escurecer. Esse fenômeno acontece porque a película de óxido presente no alumínio reage com a umidade do ar ou com a temperatura do ambiente. No Brasil, que é um país muito úmido e quente, isso é ainda mais frequente.
A corrosão é um processo de deterioração dos metais que resulta da interação entre agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar e átomos da superfície do metal. Quando o material contém ferro, chamamos o produto dessa reação de “ferrugem” (óxido de ferro).
"O alumínio é hoje um dos itens com maior vida útil numa obra, com longevidade estimada em mais de 40 anos", diz o empresário Roberto Papaiz, presidente da Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal). "Os produtos de alumínio também são recicláveis e têm alto valor residual".
O ácido sulfúrico é classificado como um dos ácidos mais perigosos que existem, devido ao seu poder corrosivo e desidratante. Em contato com a pele, o ácido pode provocar queimaduras graves por meio de uma reação de desidratação, decompondo proteínas, carboidratos e lipídios presentes na pele e nos músculos.
Nesse caso, a solução passa por cortar um limão a meio e esfregar uma das metades em sal grosso; depois esfregue a metade do limão nas manchas mais difíceis e veja como, em conjunto, as propriedades acídicas do limão e o poder abrasivo do sal vão fazer desaparecer toda a oxidação.
O vinagre branco é o ingrediente que limpa quase tudo, e que também serve para limpar alumínio oxidado. Mistura partes iguais de água e vinagre branco num recipiente e usa um pano para mergulhares na solução. Limpa a superfície, enxagua com água, seca e comprova a diferença do antes e depois.
Também conhecido como envelhecimento artificial, este processo aquece o alumínio a temperaturas entre 95°C e 205°C. O endurecimento ocorre devido à formação de precipitados sólidos que bloqueiam o movimento das discordâncias na estrutura cristalina, resultando em um material mais resistente.
Como não oxida e permanece em excelente estado por muito tempo (estima-se que a durabilidade do alumínio seja superior a 40 anos), o metal é amplamente utilizado em diversos segmentos industriais e de construção civil.