Há um poder tremendo em nossas palavras. Em Provérbios 18.21 está escrito que: "A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto." Quando você diz: "Eu o abençôo, em nome de Jesus; Eu abençôo o seu dia, o trabalho das suas mãos", você está passando vida.
As nossas palavras devem agradar a Deus. A Bíblia diz em Salmos 19:14: “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!” As palavras são tão poderosas que às vezes é melhor usar o silêncio.
As palavras são ferramentas extremamente importantes da nossa comunicação. Elas têm um grande poder, sendo capazes de motivar, levantar, emocionar, aproximar, decepcionar, magoar, afastar e derrubar. Dependendo do que e de como falamos, podemos tanto agradar quanto desagradar quem nos ouve.
CUIDADO: AS PALAVRAS TÊM PODER DE ABENÇOAR E AMALDIÇOAR
É verdade que a palavra tem poder?
As palavras não saem de nossa boca por vontade própria. Elas partem de um comando que tem início em nosso cérebro. Isso quer dizer que tudo aquilo que proferimos corresponde a um pensamento. Às vezes, ele é tão rápido e emotivo que nos arrependemos quase que instantaneamente daquilo que dissemos.
3 O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus alábios se arruína. 4 A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes prospera. 5 O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio se faz abominável, e se desonra.
Palavras são como sementes que, caindo em solo propício, achando condições favoráveis, germinam, crescem e frutificam. De acordo com o ensinamento bíblico em Tiago 3:10, palavras produzem bênção ou produzem maldição. Amaldiçoar alguém é rogar pragas, xingar, dizer coisas ruins.
11 Pela bênção dos retos se exalta a cidade, mas pela boca dos ímpios se derruba. 12 O que carece de entendimento despreza o seu apróximo, mas o homem de entendimento cala-se. 13 O amexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito encobre o assunto.
23 O que guarda a sua aboca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. 24 O soberbo e presumido, zombador é seu nome; age com indignação e soberba. 25 O desejo do apreguiçoso o mata, porque as suas mãos recusam trabalhar.
10 O justo atenta para vida dos seus animais, mas as misericórdias dos ímpios são cruéis. 11 O que lavra a sua terra se fartará de pão, mas o que segue os ociosos está falto de juízo. 12 O ímpio deseja a rede dos maus, mas a raiz dos justos produz o seu fruto.
10 De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. 11 Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? 12 Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos?
21 A morte e a vida estão no poder da alíngua, e aquele que a ama comerá do seu fruto. 22 aO que encontra uma besposa encontra o bem, e alcança a benevolência do Senhor. 23 O pobre fala com rogos, mas o rico responde com dureza. 24 O homem que tem amigos deve agir amigavelmente, e há amigo mais chegado do que um irmão.
Palavras produzem bênçãos, mas também podem produzir maldições. Daí a necessidade de pensarmos antes de proferir palavras a respeito das pessoas, principalmente em se tratando de crianças.
21 O que segue a justiça e a beneficência achará a vida, a justiça e a honra. 22 O sábio escala a cidade do poderoso e derruba a força da sua confiança. 23 O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias. 24 O soberbo e presumido, zombador é o seu nome, trata com indignação e soberba.
26 Se alguém entre vós supõe ser religioso, e não refreia a sua alíngua, mas engana o seu coração, a religião desse é bvã. 27 A areligião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: bVisitar os órfãos e as cviúvas nas suas tribulações, e dguardar-se imaculado edo mundo.
A Palavra de Deus tem o poder de mudar realidades, de mudar o nosso interior, o nosso coração e o nosso ser quando nos abrimos a ela. A Palavra é mais cortante do que qualquer espada que possa entrar na nossa alma, ela tem o poder de cortar, de dividir.
“A palavra de Deus, como se encontra nas escrituras, nas palavras dos profetas vivos e na revelação pessoal, tem poder para fortalecer os santos e armá-los com o Espírito de maneira que possam resistir ao mal, apegar-se firmemente ao que é bom e encontrar alegria nesta vida.”
17 O amigo ama em todo o tempo, e para a aangústia nasce o irmão. 18 O homem falto de entendimento dá a mão, ficando por fiador diante do seu próximo. 19 O que ama a contenda ama a transgressão; o que aalça a sua porta busca a ruína.
36 Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. 37 Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.