Em resumo, os descritores são elementos que servem para elencar temas importantes que serão trabalhados em avaliações externas como o SAEB ou ENEM. Assim, trabalhar os descritores é trabalhar um conjunto específico de temas de uma matriz de referência.
Os descritores são termos padronizados por pesquisadores para identificar temas de artigos científicos. Ou seja: são palavras-chave determinadas a partir de critérios para indexar artigos. Isso significa que quando autores submetem artigos às revistas devem seguir critérios definidos para estipular as palavras-chave.
Os descritores, portanto, especificam o que cada habilidade implica e são utilizados como base para a construção dos itens das diferentes disciplinas. Cada descritor orienta a elaboração dos diferentes itens e, a partir das respostas dadas, verifica-se quais habilidades os alunos efetivamente desenvolveram.
Na prova de Matemática, são avaliadas as habilidades de resolver problemas em quatro temas: espaço e forma, números e operações, grandezas e medidas e tratamento da informação.
Descritores: o que significam e como são utilizados na prática?
O que são descritores no SAEB?
Em resumo, os descritores são elementos que servem para elencar temas importantes que serão trabalhados em avaliações externas como o SAEB ou ENEM. Assim, trabalhar os descritores é trabalhar um conjunto específico de temas de uma matriz de referência.
D7 – Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
Qual a diferença entre os descritores e as habilidades?
Eles são usados para orientar a avaliação e fornecer uma compreensão clara das habilidades e conhecimentos que os alunos devem demonstrar. Os descritores são declarações específicas que detalham o que os alunos devem saber e ser capazes de fazer em uma determinada disciplina e nível de ensino.
Já os descritores são termos padronizados escolhidos por especialistas, organizados de forma hierárquica, de acordo com a terminologia de cada área, de modo a facilitar a localização de dados em bases específicas.
Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade do aluno em reconhecer a estrutura e a organização do texto e localizar a informação principal e as informações secundárias que o compõem.
Descritores são termos padronizados definidos por especialistas para identificar assuntos publicados nos artigos científicos. Existe inclusive uma espécie de dicionário com esses descritores para que todos(as) os(as) pesquisadores(as) que forem fazer as buscas nas bases de dados utilizem os mesmos termos.
A lista de descritores explica a classificação e, também, informa aos pais e responsáveis sobre o tipo de conteúdo presente na obra. O procedimento interno para a utilização dos descritores supracitados segue um padrão rígido de análise.
Qual a diferença entre descritores e palavras-chave?
Uma palavra-chave é uma palavra que resume os temas principais de um texto. Termo simples ou expressão composta, do próprio autor, para definir assuntos. Um Descritor é um termo padronizado e definido por especialistas, serve para definir assuntos e recuperar a informação.
Os descritores representam ser, nada mais, nada menos, do que o conteúdo cobrado nas avaliações do Saeb. 📝 Entenda mais neste vídeo do nosso canal #MaisSaeb. ⠀ Se gostar do conteúdo não esqueça de comentar e compartilhar no seu feed!
Qual é a finalidade do uso de descritores na pesquisa?
Já os descritores são organizados em estruturas hierárquicas, facilitando a pesquisa e a posterior recuperação do artigo. Por isso, é de fundamental importância que os autores consultem o DeCS e/ou o MeSH e coloquem os termos que melhor reflitam o fulcro do artigo.
Qual o objetivo dos descritores de língua portuguesa?
Assim, os descritores para avaliação das habilidades de leitura consideram questões em que os alunos demonstrem conhecer o uso da língua em variadas situações, de acordo com a possibilidade de distintos objetivos comunicativos e com diferentes interlocutores.
Resolver problema envolvendo o cálculo de área de figuras planas. Calcular o volume de prismas, pirâmides, cilindros e cones em situação-problema. Resolver problemas envolvendo medidas de tendência central: média, moda ou mediana.
D8 – Resolver problema utilizando a propriedade dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).