Quando a Lua e a Terra estão alinhadas, a Lua exerce atração, no ponto mais próximo, sobre a água do mar. Em um determinado momento, quando se estiver "embaixo" da Lua, haverá maré alta. Cerca de seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa.
Quando a água do mar está mais próxima da Lua, aquela é atraída por esta com uma força de maior intensidade do que nos demais pontos. Enquanto isso, na parte oposta da Terra, a água tende a afastar-se. Consequentemente, nos pontos intermediários, o nível do mar abaixa e ocorre a maré baixa.
Como a Lua movimenta-se, acaba atraindo a Terra em diferentes pontos durante o dia. Ao se mover, ela faz a água subir e descer em locais distintos. Com isso, a maré pode estar alta em um ponto do planeta e baixa em outro.
Já a maré seca, também conhecida como maré baixa, ocorre quando a água atinge seu nível mais baixo. É quando ficamos com aquela impressão de que a água do mar está mais longe da areia e foi retraída em direção ao oceano.
Com a ação dos ventos na sua formação, as ondas do mar movem-se em diversas direções e, com o fenômeno da refração, surgem paralelas ao quebrar na praia. A formação das ondas do mar ocorre com a ação do vento, o qual, ao soprar por longas distâncias, empurra a água até gerar nela essas ondulações.
As ondas são formadas a partir da influência eólica (vento), que sopra sobre a superfície das águas oceânicas, forçando o movimento. No momento em que as ondas se aproximam do litoral, a profundidade tende a diminuir, desse modo, elas se dobram e quebram em áreas de praias ou rochedos.
Esse deslocamento é proveniente da ação dos ventos e também pelo movimento de rotação da Terra. Por causa disso, as correntes marítimas realizam deslocamentos distintos de acordo com os hemisférios em que se encontram.
Quando a Lua e a Terra estão alinhadas, a Lua exerce atração, no ponto mais próximo, sobre a água do mar. Em um determinado momento, quando se estiver "embaixo" da Lua, haverá maré alta. Cerca de seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa.
Como a Lua movimenta-se e a Terra também, a atração exercida pela Lua não fica restrita a apenas um ponto. Ao se mover, ela faz a água subir e descer em diferentes regiões do globo. Isso quer dizer que a maré pode estar alta em um ponto do planeta e baixa em outro.
Por que o mar se movimenta? Vários fatores contribuem para o movimento do mar, como temperatura e o balanço no fundo dos oceanos. No entanto, os principais motivos são a força da gravidade exercida pelo Sol e pela Lua e o poder dos ventos, que empurram as águas de um lado para o outro, criando a sensação de balançar.
aquela água aquele aguaceiro todo vai para a maré alta. o que geralmente acontece para. provavelmente em alguns casos do outro lado do mundo. isso porque no outro vídeo. eu expliquei que a lua.
A maior frequência de extremos climáticos tende a aumentar a intensidade dos ventos e, por consequência, também pode influenciar na energia das ondas. Somado a isso, o aumento do nível médio do mar, mesmo pequeno, permite um maior alcance das ondas, especialmente durante as ressacas.
Mares fechados, que não tem nenhum contato com os oceanos. Ex: Mar Morto e Cáspio. Mares abertos: que estão ligados aos oceanos, exemplo mar do Caribe. Mares interiores: tem uma conexão com o oceano através dos estreitos, ex: Mar Vermelho e Mar Mediterrâneo.
Maré é o movimento periódico das águas do mar, pelo qual elas se elevam ou abaixam em relação a uma referência fixa no solo. É o fenômeno causado pelas atrações simultâneas do Sol e Lua sobre as águas do Globo , e, pelo fato do nosso astro mais próximo ser a Lua, é claro que ele causa maior influência.
Devido a mudanças nas correntes oceânicas e nas camadas de temperatura, uma provável diminuição de fornecimento de água superficial mais quente na região levaria à formação de um "canal sonoro" que transporta sons por distâncias maiores.
Para aproveitar a melhor maré, também é importante estar atento às fases da lua. No período de lua cheia e de lua nova encontramos as marés mais baixas, portanto essa é a melhor época para viajar para várias cidades do Nordeste, como Porto de Galinhas, Maceió, Maragogi e João Pessoa.
Por que o nível dos mares não sobe, mesmo recebendo continuamente as águas dos rios? a evaporação da água dos oceanos e o deslocamento do vapor e das nuvens compensam as águas dos rios que deságuam no mar. a formação de geleiras com água dos oceanos, nos pólos, contrabalança as águas dos rios que deságuam no mar.
Lua nova. É quando apenas a face que não é voltada para a terra recebe incidência solar, sendo impossível de ser avistada. Além disso, é nessa fase que os 3 astros, sol, lua e terra se alinham e a atração gravitacional deles se somam, provocando a elevação das correntes marítimas e as tão conhecidas marés altas.
Momentos antes de elevar-se e atingir catastroficamente a costa, a tsunami, devido ao grande comprimento de onda, provoca um rebaixamento do nível do mar que recua significativamente o que pode servir de aviso silencioso para a população procurar rapidamente fugir para área elevadas.
Inicialmente, caso você se encontre nessa situação, mantenha a calma, flutuando, se possível tente nadar na diagonal ou peça ajuda. Vale lembra que essas correntes não puxam ninguém para baixo. Bem como, nunca nade contra a maré é uma péssima ideia.
Em valores muito altos, a pressão pode ter efeitos deletérios, como o colapso pulmonar e danos a órgãos relacionados ao trauma”, explica o dr. Igor Maia Marinho, infectologista e especialista em medicina hiperbárica da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.