O uso incorreto do termostato também pode levar à sua queima. Isso inclui ajustar a temperatura de forma inadequada, forçar o termostato além de suas capacidades ou não seguir as instruções de uso corretamente. Essas ações podem sobrecarregar o termostato e causar sua queima.
Existem várias causas possíveis para a queima da válvula termostática. Uma das principais é o superaquecimento do motor devido a problemas no sistema de arrefecimento. Isso pode ocorrer devido a vazamentos no radiador, mangueiras danificadas ou obstruídas, falhas na bomba d'água ou falta de líquido de arrefecimento.
Temperatura Incorreta: o termostato regula o funcionamento do compressor, que mantém correta a temperatura interna. Quando ele queima, pode ficar preso em uma posição, o que leva a não regulação adequada do ambiente interior e resulta em alimentos que estragam em menos tempo ou gelo excessivo no freezer.
Você pode realizar um teste, ao girar o termostato até o máximo e notar se o compressor é acionado ou não. Se ele não for iniciado, o problema deve ser o termostato. O mesmo vale se você colocar a temperatura mínima e o compressor não desligar.
O que acontece quando o termostato da geladeira não funciona?
Já que às vezes nos deparamos com a geladeira apresentando algum problema causado pelo mau funcionamento do termostato. Ou seja, quando a temperatura se estabiliza, não aumenta ou diminui, motor da geladeira esquentando muito e não gela, entre outros problemas.
Quando o compressor não liga, a temperatura dentro da geladeira fica extremamente desregulada, e com isso, não mantém os níveis necessários para garantir que os alimentos estejam armazenados de forma adequada, podendo, até, estragar os mesmos.
Para ajustar a temperatura do termostato basta utilizar o botão interno que possibilita controlar a variação da temperatura. Esse botão possui um intervalo de números que ajusta a temperatura da mais alta (menor número) até a mais baixa (número maior).
Aquecimento excessivo na parte exterior: se a parte externa da geladeira está mais quente que o normal, você tem um sinal de que o motor está sobrecarregado ou com mau funcionamento. Vazamentos: se há líquido perto do compressor, o fluido refrigerante vazou ou o motor está com defeito em algum componente interno.
O regulador é quem liga e desliga sua geladeira, na hora certa pra fazer com que a temperatura fique sempre adequada pros alimentos, sem que as frutas fiquem congeladas, por exemplo.
Alguns sinais de que a placa da geladeira queimou são: falta de regulagem da temperatura, descontrole de funções, luz interna não acende, entre outros.
O que acontece quando o sensor de temperatura da geladeira não funciona?
Sensor de Temperatura com Defeito: O sensor de temperatura envia informações para o termostato sobre a temperatura dentro da geladeira. Se ele estiver com defeito, o termostato pode receber informações erradas e manter a temperatura muito baixa.
Na maior parte dos casos este problema está relacionado com a inércia térmica. Quando uma resistência elétrica é desativada, por exemplo, ela continua emitindo calor, já que sua superfície está quente.
Por que não se deve retirar a válvula termostática? Retirar a válvula termostática do sistema de resfriamento do motor não é aconselhável devido às consequências negativas que isso pode acarretar.
O termostato é um dispositivo cuja principal finalidade é medir e regular as variações de temperatura de um certo processo. Ele cumpre esse papel para que a temperatura permaneça dentro dos limites programados e determinados para cada tipo de processo.
Uma das dicas é deixar a geladeira ou o freezer na temperatura correta. Para regular a temperatura da geladeira doméstica e freezer, é necessário ativar entre 4 a 5 º C.Um cuidado importante é procurar deixar livre um caminho para circulação do ar internamente no congelador.
Para evitar que isso aconteça, é fundamental manter a geladeira em temperaturas entre 1,7 a 3,3 °C. Isso é o mais próximo que é possível chegar sem que sua comida fique congelada, e a temperatura mais segura para evitar que as bactérias se multipliquem.
Mais uma vez, regra geral, para diferenças não muito díspares entre a temperatura do aquário e da divisão, aconselha-se usar termostatos com potência em watt na razão de 1 watt por litro de água. Ou seja, para um aquário de 100 litros, deverá usar um termostato de 100 watts.
Esvazie sua geladeira e deixe-a desligada por 24 horas, para drenar qualquer possível bloqueio de gelo por dentro. Depois disso ligue-a novamente. Persistindo a falha na saída de ar, procure nossa assistência técnica mais perto da sua casa para resolver; do contrário, continue por aqui.
Quando a geladeira não está gelando, o que pode ser?
Problemas comuns incluem falhas no sistema de circulação de ar, bloqueio das saídas de ar, ventilador interno com defeito, acúmulo excessivo de gelo no evaporador ou termostato com problemas. Verificar esses componentes pode ajudar a identificar a causa. O freezer está funcionando, mas a geladeira não gela.