Enquanto as características que definem a feminilidade não são universalmente idênticas, existem alguns padrões: bondade, empatia, sensibilidade, carinho, doçura, compaixão, tolerância, nutrição, deferência e carência são traços que tradicionalmente têm sido citados como femininos.
De acordo com um estudo realizado na UFPE, a ideia de ser feminina está relacionada a “atributos, papéis e condutas sociais representativos ou associados ao que se entende por ser mulher”. Essa ideia vem de uma construção histórica, baseada em necessidades políticas e econômicas de cada época.
1. Que é próprio de ou relativo a mulher (ex.: identidade feminina; ponto de vista feminino). 3. Próprio de ou relativo a fêmea (ex.: órgão sexual feminino).
Ser mulher é um olhar o mundo sob a ótica das características de um corpo biológico e social; que se faz corpo de mulher, e em mulheres, pelos registros das vivências sociais e culturais que imprimem e exprimem em nós traços da nossa personalidade, das nossas escolhas e atitudes.
FEMINILIDADE: O QUE É e COMO SER UMA MULHER FEMININA - mesmo estando solteira!
O que faz uma mulher ser considerada mulher?
O dicionário da língua portuguesa define mulher como “ser humano do sexo feminino”. E você, como define o significado de mulher? Longe de ser considerado o sexo frágil, a mulher da atualidade vive uma multiplicidade sem tamanho de papéis, e os vive simultaneamente.
Enquanto as características que definem a feminilidade não são universalmente idênticas, existem alguns padrões: bondade, empatia, sensibilidade, carinho, doçura, compaixão, tolerância, nutrição, deferência e carência são traços que tradicionalmente têm sido citados como femininos.
Uma mulher é, muito simplesmente, uma fêmea humana adulta. Uma mulher pertence ao sexo feminino, o que significa que ela tem cromossomos femininos, órgãos reprodutivos e gametas. O sexo é observável no nascimento (e até mais cedo com a tecnologia de ultrassom) e detectável muito depois da morte por testes de DNA.
A palavra mulher pode ser usada de forma específica, significando um ser humano fêmea adulto particular, ou genericamente, significando todo ser humano fêmea.
O termo “cisgênero” é usado para definir pessoas que se identificam com o gênero que é designado quando nasceram, o qual é associado socialmente ao sexo biológico. Em outras palavras, são pessoas nascidas com pênis que se identificam como homens e pessoas nascidas com vagina que se identificam como mulheres.
Praticar atividades intuitivas, como pinturas, escrita de um diário, bordados e outros tipos de artes, ajuda a ativar esse lado feminino. Além disso, dançar é a melhor forma de praticar a leveza, a fluidez das energias e a delicadeza.
Já a energia feminina, é frequentemente associada ao símbolo da lua – ou do yin – e é caracterizada por: Intuição e conexão com sentimentos e emoções. Criatividade e nutrição, cuidado e suporte. Empatia, capacidade de se ligar emocionalmente com os outros.
Encontrar meios de expressar sua criatividade é uma forma poderosa de alimentar a energia yin feminina, pois permite que você dê vida às suas ideias e emoções. Experimente atividades artísticas, como pintura, desenho, escrita, ou qualquer outra forma de arte que lhe traga alegria.
A Singularidade é um termo feminino que se refere a alguém que possui a característica de ser único, que se distingue dos demais, sendo ela uma mulher extraordinária. A mulher que é singular é aquela que apesar dos padrões e semelhanças entre as outras, ela se sente ímpar e única.
Uma mulher conforme a Palavra de Deus é aquela que faz somente o bem a todos aqueles que a rodeiam. Sabe fazer do silêncio sua arma, em vez de usar palavras ofensivas. É boa ouvinte, não se deixa vencer pelo cansaço ou desânimo, mantém o bom ânimo e a generosidade.
O aspecto feminino em nós é aquele que tem contato com as emoções. É ele que nutre, acolhe, cuida. Doa. Quando ouvimos nossa intuição estamos em contato com ele.
Que é próprio de ou relativo a mulher (ex.: identidade feminina; ponto de vista feminino). 3. Próprio de ou relativo a fêmea (ex.: órgão sexual feminino).
Amor, empatia, doação, empenho, força, coragem. É com este conjunto que elas têm de levantar todas as manhãs e desafiar um mundo que, embora já tenha sido mais difícil, ainda impõe barreiras. Mas é na base da determinação, superação, resiliência e força que cada uma delas será derrubada.
"Ser mulher nos dias atuais é lutar para ter liberdade de escolhas, seu espaço e direito de voz, sem retaliação ou diminuição. É também ser pai e ser mãe, mas principalmente, ser batalhadora." Carla Alessandra da Silva, terceirizada, Reitoria. "Ser mulher é acolher, é amar e se doar.
O termo “mulher” é um tanto quanto extensivo, uma vez que sua definição pode ser limitada somente ao sexo, reduzindo-se ao campo biológico, todavia pode ser concebido como uma construção social da identidade de gênero.
Quais são as características de uma mulher feminina?
O sexo feminino também costuma ser mais paciente e detalhista. “As mulheres têm mais paciência, algo essencial para lidar com a equipe”, diz a diretora. As mulheres também têm uma sensibilidade mais apurada, o que permite que elas percebam o ambiente com mais facilidade do que os homens.
São muitos os adjetivos para descrever uma mulher: sábia, corajosa, dedicada, amorosa, trabalhadeira, forte e tantos outros. E neste Dia Internacional da Mulher, a Fundação Cecon homenageia as pacientes, as acompanhantes e todas as servidoras da instituição.
Ela tem um papel fundamental na formação da família e na educação dos filhos, transmitindo valores e conhecimentos para as futuras gerações. Além disso, as mulheres tem se destacado cada vez mais em diversas áreas, como a política, a ciência, a arte e o empreendedorismo.
Racional, perfeccionista, independente, vingativa, sentimental, persistente, corajosa ou brava, todas são mulheres. E ser mulher, por si só, já é maior batalha que podemos enfrentar em um mundo não tão feminista no qual vivemos hoje. Portanto, seja feliz apenas por ser mulher e ser exatamente quem é!