Assim, depois de contar uma história, você pode fazer:
- Brincadeiras inspiradas na história. ...
- Colagens para recriar elementos do livro. ...
- Desenhos sobre a história. ...
- Faça perguntas! ...
- Teatro usando elementos da história. ...
- Pensar em um final diferente do que está escrito! ...
- Caça ao tesouro com as ilustrações dos livros.
O que fazer depois de uma contação de história?
Ao terminar a contação e com o cenário construídocom a inclusão dos objetos tirados do baú durante a contação, converse brevemente com as crianças sobre a história contada, sobre os fatos principais, personagens e cenário. Fique atento ao que elas querem comunicar e verbalize para as outras, se necessário.O que fazer após a leitura de um livro?
Tudo pode começar com uma boa conversa sobre o que foi lido. Compartilhar a história, falar sobre as emoções que o texto proporcionou, o que fez rir e o que fez chorar, é mais interessante para a formação do comportamento leitor do que apenas fazer um desenho após a leitura.Qual o objetivo de trabalhar a contação de história?
Essa prática é muito importante, pois promove desenvolvimento cognitivo e social na criança, melhorando suas capacidades de comunicação. Diferente da leitura comum, a contação de histórias permite improviso e interação com o ouvinte, o que torna tudo muito mais envolvente e prazeroso.O que a contação de história desenvolve?
A contação de histórias na educação infantil desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais.COMO CONTAR HISTÓRIAS COM LIVRO. DICAS INCRÍVEIS.
Quais são os benefícios da contação de história?
A contação de histórias garante o contato com linguagens e maneiras diferentes de narrar um mesmo acontecimento. A conexão entre os recursos do corpo, o som e a paisagem pode expandir a imaginação e os sentidos, colaborando com a interpretação do texto.Quais habilidades são desenvolvidas na contação de história?
Curiosidade, imaginação e comunicaçãoA contação de histórias aumenta a vontade da criança de expressar e comunicar seus pensamentos e sentimentos. Para estimular isso, o professor deve encorajá-la a fazer perguntas e falar sobre como se sentem em relação às decisões dos personagens ou ao final da história.
O que se ganha ao ouvir história?
A linguagem oral é uma das mais antigas formas de comunicação existentes. Portanto, as histórias têm um papel muito importante no desenvolvimento das culturas. Além disso, o ato de ouvir e contar histórias contribui muito para o desenvolvimento do pensamento crítico dos sujeitos.Porque contar histórias é importante?
A contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. Por auxiliar no desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, se destaca como uma importante aliada da educação infantil.Quais são os 6 objetivos específicos do contador de histórias?
Selecionar histórias, interpretar, conhecer ideias, conceitos e mensagens, visando desenvolver habilidades de contá-las, a partir do uso do corpo, gestos, voz, sons imagens estabelecendo interações com os diferentes públicos em espaços escolares e não escolares.Como trabalhar leitura de forma lúdica?
Como Ensinar a Leitura de Forma Divertida? - Estratégias Infalíveis para Encantar as Crianças
- Contar Histórias com Entusiasmo. Histórias bem contadas têm o poder de encantar os ouvintes. ...
- Livros Ilustrados São Tesouros. ...
- Caça ao Tesouro Literário. ...
- Peças de Teatro Literárias. ...
- Leitura ao Ar Livre.
O que é pós-leitura?
Geralmente, são feitas notas e destaques de texto nessa fase; 3 - Pós-leitura: é feita uma análise com o objetivo de rever e refletir sobre o conteúdo lido, o significado da mensagem, a aplicação para solucionar o problema e a verificação de diferentes perspectivas apresentadas para o tema.Quais as melhores atividades para desenvolver a leitura?
Atividades para leitura: 10 dicas para implementar nas aulas
- 1 - Atividades para leitura com teatro. ...
- 2 - Conhecendo o autor. ...
- 3 - Tempo pra leitura durante a aula. ...
- 4 - Os alunos escrevem um livro. ...
- 5 - Oficina de contação de histórias. ...
- 6 - Clube do livro. ...
- 7 - Podcast literário. ...
- 8 - Organize recitais.
O que fazer após a leitura?
Falar sobre um texto é de alguma forma voltar a lê-lo. Quando conversamos sobre um livro, nos apropriamos dele de outra maneira, reconhecemos e escutamos seu efeito em nós. Decantamos !O que não pode faltar em uma contação de história?
Confira abaixo!
- 1 – Conheça bem a história que você irá contar. ...
- 2 – Não enfatize detalhes. ...
- 3 – Olhe para os ouvintes. ...
- 4 – Abuse da expressão corporal. ...
- 5 – Faça diferentes entonações de voz. ...
- 6 – Não tenha medo de se expor. ...
- 7 – Utilize brinquedos e objetos criados. ...
- Veja também:
Quais são as técnicas de contação de história?
As técnicas de narração interativa, maquete, narração com efeitos especiais, fantoche, teatro de sombras e dramatização são algumas das formas de tornar a contação de histórias mais interessante e envolvente.Qual o objetivo de contar história?
O adulto, ao contar determinada história, permite que a criança inicie um processo de construção de sua identidade social e cultural. A arte de contar histórias também é um momento importante para a criança ouvir com atenção e desenvolver suas habilidades cognitivas.Quais os benefícios da contação de histórias?
“[A contação de história] possibilita que, a partir do pensamento e da imaginação, a criança comece a habitar outro mundo, vá para outro mundo, o do personagem.O que diz Piaget sobre a contação de histórias?
Segundo Piaget (1978), a prática da contação de história auxilia na formação humana, através da imaginação, atenção, linguagem. A criança aprende pelos objetos, com o meio social, brincadeiras e jogos, contribuindo para a promoção de aprendizagens com sentido e significado.O que a contação de histórias estimula na criança?
Além de estimular a imaginação, a oralidade e a escrita, a contação de histórias é uma prática pedagógica que exercita as conexões neurais da criança, fazendo com que ela se identifique com as situações e desenvolva meios de lidar com seus sentimentos e emoções.O que a BNCC fala sobre a contação de histórias?
A contação de histórias na BNCCA Base Nacional Comum Curricular prevê a contação de histórias como ferramenta pedagógica na educação infantil. Especificamente, o campo de experiência “escuta, fala, pensamento e imaginação” a valoriza inserida na habilidade de interação e de comunicação (BNCC, p. 42).
O que é a arte de contar histórias?
Storytelling é um termo em inglês. "Story" significa história e "telling", contar. Mais que uma mera narrativa, storytelling é a arte de contar histórias usando técnicas inspiradas em roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível.Como fazer uma boa contação de história?
Na contação de histórias, deve-se criar, enfatizar o lúdico, explorar os recursos disponíveis e principalmente vivenciar a história contada, trazendo os ouvintes para o mundo desta.Quais elementos não devem faltar na hora de preparar uma aula de contação de histórias?
Esteja atento aos elementos que compõem uma contação, garantindo interação entre você e as crianças participantes. O contato e o olhar são fundamentais, bem como a entonação da voz e movimentos do corpo para potencializar a história. Neste momento, você pode usar instrumentos que emitem sons.Quais os recursos que pode usar na contação de história?
Na contação de histórias para crianças, podemos utilizar técnicas e recursos como:
- Uso de fantoches, bonecos e marionetes para dar vida aos personagens da história.
- Utilização de músicas e cantigas para criar um clima lúdico e envolvente.