Como é uma planta tropical, a bananeira adora sol, calor e umidade. Isso é essencial para ela crescer bem. Por essa razão, quando é cultivada em ambientes com temperaturas mais amenas, deve ser colocada em um local onde possa receber luz solar para crescer e dar frutos.
Recomenda-se a aplicação de 500 gramas de um fertilizante NPK 20-5-20 por bananeira, divididos em várias aplicações ao longo do ano. Isso ajudará a suprir as necessidades nutricionais da planta e promoverá o desenvolvimento adequado dos cachos.
Adubos orgânicos, como esterco de galinha, porco, bovinos ou torta de mamona são fontes desses nutrientes e suficientes para o desenvolvimento inicial da planta. Esses adubos devem ser bem misturados com a terra antes do plantio.
Para favorecer o crescimento e a produção das plantas, é recomendado que se revire o mínimo possível o solo, evitando a quebra excessiva dos torrões e a pulverização, reduzindo assim a formação de crostas superficiais e os efeitos da erosão.
BANANA MAIS RÁPIDO - MANEJO E ADUBAÇÃO DA BANANEIRA
O que a bananeira precisa para produzir?
A bananeira é uma planta tropical, que exige calor constante, chuvas bem distribuídas (100 mm a 150 mm/mês) e elevada umidade relativa para o seu desenvolvimento. A melhor época para o plantio é o início das águas, mas, com boa irrigação, você pode plantar em qualquer período do ano.
600 g de cloreto de potássio por touceira, divididos em três aplicações: 200 g por aplicação. No bananal adulto, os adubos são distribuídos em meia-lua, em frente às plantas filha e neta. Em terrenos inclinados, a adubação deve ser feita em meia-lua, do lado de cima da cova e ligeiramente incorporada ao solo.
Quantos litros de água uma bananeira precisa por dia?
Em média, estima-se que uma bananeira necessite de 18 a 20 litros de água por dia, mas este valor é extremamente maleável, uma vez que a demanda hídrica das plantas depende do clima ( por exemplo: quanto maior a insolação incidente nas plantas, maior o consumo de água), da idade da planta, do componente genético da ...
Nas bananeiras é muito importante o elemento Potássio, que nessa formula se encontra com grande concentração, a cada trimestre uma adubação de mais ou menos 100 a 150g por pé com NPK 14 07 28, as bananeiras vão ficar mais viçosas, forte e mais resistentes a doenças, e o fruto vai granar melhor devido a grande ...
Portanto, conclui-se que as cinzas provenientes da folha da bananeira podem ser utilizadas como aditivo na argamassa, sendo essa, uma finalidade sustentável para a construção civil e como finalidade para o resíduo vegetal.
Geralmente, é realizada no momento do plantio, incorporando fertilizantes ao solo na área das raízes. Já a adubação de cobertura consiste na aplicação de fertilizantes ao redor das plantas em intervalos regulares durante o ciclo de crescimento.
As plantas apresentaram, em média, ciclo do plantio à colheita de 411 dias, ciclo do florescimento à colheita de 141 dias, e cachos com 17,7 kg, 9,1 pencas e 134 frutos.
A bananeira não se desenvolve bem em solos mal-drenados e nem os excessivamente secos. Os solos arenosos devem ser evitados, pois apresentam baixa fertilidade, baixo poder de retenção de umidade e favorecem a disseminação de nematóides.
A aplicação de nitrogênio é utilizada para a produção de matéria seca e produtividade, como o peso do cacho de banana, o comprimento e número de pencas. As bananas da terra são muito responsivas a aplicações de nitrogênio.
Durante a estação de crescimento – da primavera ao outono -, as bananeiras demandam muita água. Você pode ter que regar diariamente, especialmente durante os dias quentes, para manter a umidade adequada do solo.
O nitrogênio (N) mineral, de maneira geral, deve ser suprido a partir dos 30 dias até 360 dias após o plantio, na dose de 150 kg/ha. A uréia (44% de N) e o sulfato de amônio (20% de N e 23% de S) são as fontes mais utilizadas.
Nos bananais em produção, recomenda-se que a análise química do solo seja feita, preferencialmente a cada seis meses, na profundidade de 0 a 20 cm, a fim de permitir o acompanhamento e a manutenção dos níveis adequados de nutrientes durante o ciclo da planta.
A cultura da bananeira pode ser irrigada por diversos métodos. Os mais usados são os de irrigação por superfície, por aspersão e, mais recente, o da irrigação localizada, destacando-se, respectivamente, os siste- mas de irrigação por sulcos, por asper- são convencional subcopa e por micro- aspersão.
Isso pode ser feito com a própria folha de bananeira ou forragem. Você escolhe de acordo com o que está à disposição e mais fácil. O objetivo é evitar a umidade e mesmo que a pilha esteja em local coberto, deve receber essa última camada de cobertura.
A bananeira pode ser cultivada em qualquer época do ano, se o bananicultor usar um bom sistema de irrigação. O início da estação das chuvas é perfeito para o cultivo em regiões secas. Em locais com bom índice pluviométrico anual, as bananeiras apresentam alta produtividade.
Nas bananeiras é muito importante o elemento Potássio, que nessa formula se encontra com grande concentração, a cada trimestre uma adubação de mais ou menos 100 a 150g por pé com NPK 14 07 28, as bananeiras vão ficar mais viçosas, forte e mais resistentes a doenças, e o fruto vai granar melhor devido a grande ...