A conduta é a eliminação das causas identificadas e tratamento das doenças causais. Pode-se utilizar pomada de corticoide ou anti-histamínicos (p. ex., difenidramina) para edema labial alérgico. A remoção cirúrgica do excesso de tecido labial crônico pode trazer benefícios estéticos.
Para aliviar inflamações nos lábios, deve-se fazer compressa com água morna, e podem ser usados comprimidos anti-inflamatórios, como ibuprofeno, prescrito pelo clínico geral, para aliviar a dor e o inchaço. Confira mais detalhes do tratamento para abscesso dentário.
Tem como desinchar boca inchada aplicando compressas de gelo na região, quando for causada por traumas. Caso tenha muita dor ou sangramento constante, procure um médico para tratamento.
O inchaço de um ou ambos os lábios, associado a edema da face ao redor da boca, é uma das apresentações mais típicas, principalmente no angioedema provocado pelos inibidores da ECA, um grupo de medicamentos muito usado no tratamento da hipertensão arterial.
Uso de antivirais. Principalmente se a causa do inchaço em sua boca for herpes, o uso de antivirais como o Aciclovir, podem te ajudar. Comprimidos anti-inflamatórios ou analgésicos, como o ibuprofeno ou paracetamol, também podem ser usados para aliviar os sintomas causados na boca.
Nos casos mais simples, a boca inchada causada por traumas pode ser tratada de maneira caseira, com a aplicação de compressas de gelo. Se houver muita dor e sangramentos, é necessário procurar atendimento médico para que se avalie a necessidade de dar pontos no local e seja receitado medicamentos para aliviar a dor.
Angioedema Mediado pela Histamina (Origem Alérgica)
O inchaço geralmente ocorre logo após o contato com o alérgeno e pode durar de 24 a 48 horas. Como a histamina pode se espalhar pelo corpo, outros sintomas alérgicos, como urticária, também podem aparecer.
A boca inchada pode ser um sinal de uma reação alérgica chamada angioedema. Essa condição afeta as camadas mais profundas da pele e, em alguns casos, as membranas mucosas. É importante observar que o angioedema pode ocorrer não apenas nos lábios, mas também nas pálpebras, língua, garganta e bochechas.
O angioedema é o inchaço de áreas de tecido subcutâneo que, por vezes, afeta a face e a garganta. O angioedema pode ser uma reação a um fármaco ou outra substância (fator desencadeante), uma doença hereditária, uma complicação rara do câncer ou uma doença imunológica; no entanto, às vezes, a causa é desconhecida.
No angioedema mediado por mastócitos, o tratamento costuma reduzir rapidamente o edema das vias respiratórias; mas no angioedema mediado por bradicinina, o edema normalmente leva > 30 minutos para diminuir após o início do tratamento.
Aciclovir tópico, penciclovir em creme ou docosanol a 10% em creme de venda livre aplicados várias vezes ao dia podem encurtar a duração dos sintomas em apenas 1 dia ou menos. Eritema multiforme: várias bolhas que se rompem rapidamente deixando úlceras hemorrágicas crostosas na mucosa labial.
O que é dermatite na boca? A dermatite labial é uma doença de pele que inflama principalmente a região ao redor da boca. Ela também pode se espalhar ao redor do nariz, causando irritação, aparição de lesões avermelhadas e ressecamento, podendo até mesmo evoluir para a região dos olhos.
Os anti-histamínicos não-sedativos são a primeira e melhor linha de tratamento nos casos de angioedema adquirido idiopático. Os corticosteróides orais ou endovenosos podem ser necessários em situações de edema mais grave ou localizações mais perigosas.
Ser portador de Angioedema Hereditário significa estar sujeito a uma série de condições emocionais complexas. Muitos pacientes acabam deixando de realizar uma série de coisas por receio de ocasionar uma nova crise, vivendo em constante angústia, principalmente por temer um edema de glote, muitas vezes fatal.
Para reduzir o inchaço causado pela reação alérgica, utiliza-se uma pomada com corticosteroide. Em alguns casos, pode-se retirar o excesso de tecido labial através de cirurgia para melhorar a aparência da pessoa.
Angioedema tem cura e é tratado através da manutenção de anti-histamínicos, corticosteroides, em alguns casos plasma fresco congelado, e em casos mais emergenciais, epinefrina.
O angioedema é um edema (inchaço) de tecidos subcutâneos e submucosas, ao contrário de alergias mais comuns, como a urticária, que atingem a superfície da pele. Diferencia-se também das alergias por não ser necessariamente de origem alérgica e raramente implicar manifestações alérgicas típicas, como o prurido.
A região dos lábios é extremamente sensível e possui muitos vasos sanguíneos, por esse motivo o inchaço é uma situação comum e pode durar até 48 horas após a aplicação. O médico responsável pelo procedimento recomendará o uso de compressa de gelo no local para aliviar o inchaço.
Embora o tempo de recuperação possa variar de pessoa para pessoa, espera-se que o inchaço diminua significativamente dentro de 24 a 48 horas após o procedimento. É importante seguir as recomendações do médico e adotar medidas para reduzir o inchaço, como aplicar compressas frias nos lábios.
A pomada de sulfadiazina de prata e nitrato de cério possui ação cicatrizante e antiviral, podendo ser usada para aliviar os sintomas de coceira ou sensação de queimação nos lábios. Além disso, também tem ação antimicrobiana, prevenindo a infecção da bolha ou ferida nos lábios.
Para reduzir a comichão ou irritação, os anti-histamínicos podem ser realmente úteis, desde que os sintomas sejam leves. Embora não haja um tratamento específico para tratar a SAO, algumas pessoas que utilizam vacinas para outras alergias podem ver os sintomas melhorar.